Menu

Pagar o mal com o bem

Atualizado dia 6/11/2015 7:31:29 PM em Espiritualidade
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Antes de qualquer coisa, vamos recordar uma passagem conhecida da doutrina cristã: “Aprendestes que foi dito: ‘Amareis o vosso próximo e odiareis os vossos inimigos’. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam, a fim de serdes filhos do vosso Pai que está nos céus e que faz se levante o Sol para os bons e para os maus e que chova sobre os justos e os injustos. - Porque, se só amardes os que vos amam, qual será a vossa recompensa? Não procedem assim também os publicanos? Se apenas os vossos irmãos saudardes, que é o que com isso fazeis mais do que os outros? Não fazem outro tanto os pagãos?” (S. MATEUS, cap. V, vv. 43 a 47.)

Esta é uma das mais belas passagens da vida de Jesus; religiosos ou não, temos de admitir isso. Esse ensinamento, porém, torna-se ainda mais belo se for praticado, mas raramente lembramos disso, infelizmente. Nossas atitudes, ao que parece, beiram mais à lei mosaica do que ao ensinamento de Jesus. A moral do não-julgamento - que deveria ser constantemente observada - é violada sem escrúpulos por religiosos e ateus.

Todos os dias temos inúmeras oportunidades de praticar esse valioso ensinamento, mas o nosso instinto mosaico fala mais alto e lá estamos nós julgando, condenando, reprimindo e fazendo exatamente aquilo que foi censurado por Jesus e por diversos outros mestres. Creio que deveríamos ser mais tolerantes para com os defeitos e ações desequilibradas de outras pessoas; não cabe a nós, meros mortais, julgar outros mortais. Silvio Santos, sempre sensato, falou há algum tempo: "Ninguém sai de casa querendo errar. Não sai pensando hoje eu vou fazer tudo errado. Não! As pessoas sempre tentam acertar". E ele tem razão. Por mais que alguns atos sejam reprováveis aos nossos olhos, ninguém merece ser condenado por seus erros.

Já faz dois mil anos que Jesus trouxe o seu ensinamento. Por que ainda não o assimilamos? Qual o motivo da resistência? Creio que aquele que se julga seguidor de um mestre como Jesus, não pode reservar-se a apenas admirá-lo e dizer-se cristão; é preciso mais do que isso, é preciso tornar-se a mensagem viva do mestre e praticá-la aos quatro ventos. Creio ser preferível alguém que pratica os ensinamentos silenciosamente do que aqueles que alardeiam a mensagem sem praticá-la.

Eu, particularmente, não idolatro nenhuma religião (apesar de ter grande afeição pelo espiritismo) e não desmereço nenhuma outra, mas sou profundamente devoto de todos aqueles que ensinam o amor. Sou profundamente religioso apesar de não seguir nenhuma religião em particular. Porém, o apoio se você julgar que deva seguir uma em detrimento de outra, afinal, é um direito seu. Mas, por favor, pratique aquilo que seus mestres ensinam. Para termos um mundo melhor não é requisito que todos tenham uma religião ou que sejam seguidores de um ideal religioso, mas creio que seja necessário que todos sejam verdadeiros e pratiquem aquilo que acreditam. E, para isso, nada melhor do que vigiar constantemente a pratica básica da moral: não faça aos outros aquilo que não gostaria que lhe fizessem.

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa