Menu

Pânico

Atualizado dia 11/25/2009 5:03:59 PM em Espiritualidade
por Ivete Costa


Facebook   E-mail   Whatsapp

O transtorno do pânico caracteriza-se pela presença de ataques repentinos de ansiedade, seguidos de sintomas físicos e afetivos. Este transtorno afeta duas a três vezes mais as mulheres do que os homens e pode atingir, segundo pesquisas, até 3,5% da população durante a vida.

Geralmente, o primeiro ataque ocorre no final da adolescência ou início da vida adulta, onde as escolhas e definições começam a ocorrer.

Os ataques de pânico - ou crises de pânico - consistem em períodos de intensa ansiedade, geralmente com início súbito e acompanhados por uma sensação de catástrofe iminente. A freqüência das crises varia de pessoa para pessoa e sua duração é variável, sendo geralmente de alguns minutos.

Alguns sintomas que podem surgir: taquicardia, falta de ar, dor ou desconforto no peito, formigamento, tontura, tremores, náusea ou desconforto abdominal, embasamento da visão, boca seca, dificuldade de engolir, sudorese, ondas de calor ou frio, sensação de irrealidade, despersonalização, sensação de iminência da morte.

Por exemplo: uma leve sensação de falta de ar, que não seria valorizada pela maioria das pessoas, é facilmente interpretada como indício de parada respiratória, desencadeando pensamentos de morte, perigo e desespero.

Possuir história pessoal ou familiar de algum transtorno ansioso e submeter-se a um período de estresse excessivo, eventos de vida negativos, como perda ou doença grave de pessoa querida, doença ou grande perigo para a própria pessoa, separações ou conflitos familiares intensos e flutuações hormonais, são fatores que contribuem para o aumento da ansiedade geral e que facilitam o desencadeamento do primeiro ataque, que pode ocorrer em situações externas, percebidas pelo indivíduo como ameaçadoras, ou sem causa aparente, por influência de fatores biológicos.

Após o primeiro ataque de pânico, a pessoa pode apresentar comportamentos de esquiva, evitação e fobias diante de situações em que acha que um ataque ocorrerá. Passa a evitar ou desencadeia muita ansiedade estar em lugares de onde fugir ou escapar seja difícil; de condições em que não possa receber ajuda imediata em caso de necessidade; de sair ou ficar sozinho.

A Terapia Cognitiva Comportamental – TCC – oferece a reestruturação do pensamento que conduz à interpretação catastrófica dos sintomas físicos da ansiedade.

A TCC é um tratamento efetivo para o Transtorno do Pânico, conforme o resultado de vários estudos (Butler, Chapman, Forman e Beck, 2006; Furakawa, Watanabe, Churchill, 2007).

O objetivo da Terapia Cognitiva-Comportamental no tratamento do Transtorno do Pânico é ensinar o sujeito a lidar com os sintomas físicos e comportar-se de forma assertiva diante de algumas situações. Através do treino da resiliência, perceber que não é tão vulnerável quanto pensava e desenvolver formas de autocontrole.

A TCC não substitui os medicamentos, mas auxilia o paciente a obter maior qualidade de vida, autoconhecimento e estratégias de autocontrole.

Abraço fraterno

Ivete Costa
Life Coaching e Mentoring - Sistema ISOR
Terapia Transpessoal
Terapia Cognitiva Comportamental
Atendimentos individuais, grupos e in company
Site: link
Rua Itapura, 300 - conj. 602 - Metrô Carrão
11 2046-7227
11 8803-4140 

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Ivete Costa   
Treinamento e Desenvolvimento Humano para Empresas e Instituições de Ensino
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa