Menu

Para pensar em casa

Atualizado dia 9/23/2011 11:43:14 PM em Espiritualidade
por Maísa Intelisano


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que dizer de quem cospe no prato em que comeu? Ingrato, talvez? E de quem não respeita a casa onde vive? Traidor?

E de quem abusa da inocência ou da fraqueza alheia? Covarde?

Exu não julga, não condena, não sentencia, não castiga, não persegue. Exu apenas cuida para que a Lei seja cumprida. Ele é o xerife, o guardião das Leis Universais.

Exu é o Orixá que faz cumprir a Lei. Ele não cria nem inventa a Lei, ele não faz as Leis. Ele apenas cuida pra que a Lei seja cumprida.

Existem outros que se dizem exus por aí que fazem outras coisas, e nós não temos nada com isso. Mas Exu de Lei, Exu Guardião, é sério e cumpridor das Leis.

Eu sou Exu Guardião. Sou dono de falange, sou Exu de luz. E não falo isso por arrogância, não! Falo por conquista, porque trabalhei muito para conquistar o que tenho. Nada do que tenho foi de graça! Foi suado, honrado e merecido. E, no meu território, quem não cumpre a Lei, responde pelo que faz. Quem não cumpre a Lei, não respeita a Lei, tem que se ver comigo.

A maior Lei é fazer ao outro o que queremos para nós mesmos. Nem mais, nem menos. Simples assim, mas o ser humano complica, e algumas pessoas gostam de complicar a vida dos outros, se esquecendo que complicam primeiro sua própria vida. E depois vêm pra gente perguntar por que nada dá certo, por que as coisas estão tão difíceis, por que tem tanto obsessor, por que tem tanta energia pesada e negativa na vida... Arah...

Quando alguém não cumpre a Lei, Exu apenas entrega para aqueles que julgam, e eles decidem o que fazer. Exu não tem rancor, Exu não tem antipatia, Exu não pratica vingança. Exu tem respeito à Lei e a quem respeita a Lei. Se você está do lado da Lei, Exu está do seu lado. Se você está contra a Lei, Exu está à sua frente, no seu caminho, esperando por você!

A maior Lei é sempre fazer ao outro o que se quer pra si mesmo. E não é porque o "barbudo" falou, não! Muito antes dele, vários outros já diziam a mesma coisa, com outras palavras. Essa é a Lei desde sempre. Quer a gente goste, quer a gente não goste. Se gostamos, muito que bem. Se não gostamos, muito que bem também. A Lei é uma só e vale pra todo mundo.

Quem não cumpre a Lei, Exu entrega pra quem de direito. E quem cumpre a Lei, Exu protege, ampara, orienta, defende. Exu tem muito respeito por quem procura sempre cumprir a Lei. Quem cumpre a Lei mora do lado esquerdo do peito de Exu, no coração de Exu.

Exu sabe que ninguém é perfeito. Nem ele mesmo. E por isso não exige perfeição de ninguém. O que ele quer é sinceridade de intenções, seriedade de propósitos, respeito por todos e por cada um. O que Exu quer é que cada um procure ser melhor a cada dia, sem prejudicar ninguém, sem abusar de ninguém, sem hipocrisia, sem falsidade. Apenas fazendo a sua parte.

Porque Exu vê muito mais do que você. Exu vê mais longe e, onde você pensa que ninguém sabe de nada, Exu já sabe, e já está agindo para que a correção seja feita. Onde você pensa que pode enganar, Exu já sabe da verdade, e vai fazer com que ela prevaleça.

Por isso, não tente enganar Exu. Não tente mentir pra Exu. Não seja hipócrita com Exu, porque, quando você menos esperar, a sua máscara cai e você fica exposto, pra todo mundo ver a sua enganação, a sua mentira. Se você for esperto, corrige o seu rumo depressa, antes que Exu arranque sua máscara.

A Lei diz: faça ao outro apenas aquilo que você quer que façam pra você. Se você exige algo dos outros, esteja preparado para exigir a mesma coisa de si mesmo. Se você quer algo para si, esteja preparado para desejar que o outro alcance a mesma coisa. Se você espera alguma coisa do outro, veja se o outro pode esperar a mesma coisa de você. Se você acha que está tudo bem em enganar e usar o outro, esteja preparado para ser enganado e usado. Nem mais, nem menos. O que vai, tem que vir. O que vem, tem que ir. O que se dá, é o que se recebe. Assim é a lei.

Exu não dá privilégios, mas privilegia quem privilegia a Lei. Exu não escolhe ninguém, mas gosta de quem escolhe a Lei. Exu não tem preconceitos, não faz diferença, não tem preferências. Exu é Orixá de Lei. Exu trabalha com a Lei e pela Lei e, por isso, é justo!

Exu tem mais que amigos, tem parceiros, tem irmãos de fé. E quem tem Exu como parceiro, nunca está sozinho.

Exu Tata Caveira
Recebido espiritualmente em reunião do Grupo ARCA em 20 de junho de 2011
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 52


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maísa Intelisano   
Psicoterapeuta com formação em Abordagem Transpessoal, Constelações Familiares, Terapia Regressiva, Florais de Bach e Reiki II, é também tradutora e revisora; palestrante e instrutora em cursos sobre espiritualidade e mediunidade; e fundadora e presidente do Instituto ARCA de Mediunidade e Espiritualidade.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa