Menu

Paz, simplesmente paz ...

Atualizado dia 1/25/2011 12:01:03 PM em Espiritualidade
por Adriana Aguiar Brotti


Facebook   E-mail   Whatsapp

Início de um novo ano. Energias renovadas. Novas esperanças em nossos corações e o desejo sincero de vivenciarmos a paz. Mas será que nós sabemos o que é a paz?

Alguns imaginam que a paz é não fazer nada. Outros entendem que a verdadeira paz é assumir posturas como: "cada um na sua"  ou "cada um com seus problemas". E ainda há aqueles que colocam  a paz na dependência da mudança de comportamento do outro.

O verdadeiro significado de paz está muito distante desses pensamentos. Para compreendermos a  cultura da paz, precisamos inicialmente nos submetermos a um processo de conscientização de quem nós somos.

Cada um de nós, indistintamente, é filho de um mesmo Pai  (Pai Eterno, Amoroso, Misericordioso e Justo) e, como prova disso, nos confiou uma herança divina. A herança herdada é representada por todas as virtudes que carregamos em nosso Ser, como a coragem, a humildade, a simplicidade, a gentileza, a benevolência, dentre outras. Podemos até pensar: Corajoso(a) eu? Imagine , eu tenho medo de tantas coisas !, sendo que na verdade, a sua coragem é que está enfraquecida.

De todas as nossas virtudes, foquemos maior atenção à paciência pois de nada adianta pedirmos paz para nós, desejarmos paz para os outros, se não colocarmos em prática essa cultura. 
Segundo algumas definições encontradas nos dicionários, cultura é a aplicação da alma a uma coisa; é o desenvolvimento que, por cuidados assíduos, se dá às faculdades naturais, é  o desenvolvimento intelectual para o adiantamento da civilização.

Considerando tais definições, concluimos que a cultura da paz é tudo aquilo que uma pessoa sabe (conhecimento) e coloca em prática (sabedoria).

O mundo e as pessoas estão conhecendo o seu limite, contudo o próprio caos é um convite para nos interiorizarmos e encontrarmos a paz dentro de nós e nos lembrarmos que temos as condições necessárias para transformarmos o negativo em positivo.

Cuidemos de nossas mentes, escolhendo pensamentos prósperos e, portanto, edificantes. Acumulemos riquezas, adquirindo conhecimento, praticando o bem, redescobrindo a ética e doando o seu melhor a você mesmo(a) , ao outro e ao mundo.

O sentimento de paz, advém de um viver com consciência. Aquele que sabe que é filho de Deus, sente-se preenchido emocionalmente e, portanto, afasta a carência e a depressão. E, além disso, exercita sua espiritualidade, apreciando e agradecendo tudo o que está à sua volta, inclusive os desafios, que tem o poder de lapidar as almas humanas.

Meditemos: A paz começa em mim. Eu estou em paz com as pessoas e com o mundo. Da mesma forma, as pessoas e o mundo estão na paz comigo.

A qualidade de nossos pensamentos criam novas oportunidades para as nossas vidas e para a história da humanidade.

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Adriana Aguiar Brotti   
advogada, mediadora e pós-graduanda em Terapia Familiar
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa