Menu

Pentagrama

Atualizado dia 6/22/2014 4:07:58 PM em Espiritualidade
por Dra. Mirhyam Conde Canto


Facebook   E-mail   Whatsapp

O equilíbrio dos cinco elementos transformam a nossa vida

Após escrever sobre os cinco elementos, chega o momento de unir esse conhecimento e, dessa forma, esclarecer o simbolismo do Pentagrama, símbolo que sempre esteve associado com o mistério e a magia. 
 
Ele é a forma mais simples de estrela, que deve ser traçada com uma única linha, sendo conseqüentemente chamado de "Laço Infinito". 
Hoje é um símbolo presente como identificador entre os simpatizantes da Magia e com um grande significado simbólico.
Mas sua história é bem antiga...

Suas origens se perdem na noite dos tempos, mas podemos encontrar Pentagramas (uma estrela de cinco pontas rodeada por um círculo) na escrita hieroglífica do Antigo Egito.
Na Mesopotâmia, onde a figura do pentagrama aparecia em inscrições reais e simbolizava o poder imperial que se estendia "aos quatro cantos do mundo".
Com os Hebreus, onde o símbolo foi designado como a verdade, caracterizando os cinco livros do Pentateuco (os cinco livros do Velho Testamento, atribuídos a Moisés).
Na antiga Grécia, Pitágoras, estuda sua geometria e suas associações metafísicas consideravam-no um emblema de perfeição.
 
Para os agnósticos, era a "Estrela Ardente" e, como a Lua crescente, um símbolo relacionado à magia e aos mistérios do céu noturno.
Os primeiros cristãos relacionavam o pentagrama às cinco chagas de Cristo e, desde então, até os tempos medievais, era um símbolo cristão.
Leonardo da Vinci, na representação, mostrava as relações geométricas do Homem com o Universo simbolizando o macrocosmo, o Homem Universal - Um símbolo de ordem e de perfeição, da Verdade Divina.

Vale lembrar que o Pentagrama era utilizado pelos antigos templários como símbolo de riqueza.
Muitas vezes na Maçonaria o Pentagrama também ganha o significado do "infinito", pois pode ser desenhado outro pentagrama no meio do original e assim infinitamente sem perda na geometria.
O pentagrama também possui forte significado na China antiga, aonde cada ponta simboliza um elemento, tendo assim Terra, Água, Fogo, Madeira e Metal (ou os 5 elementos da Medicina Tradicional Chinesa).
 
Mais tarde, o Pentagrama veio simbolizar a relação do espírito com os quatro elementos tradicionais: terra, água, ar e fogo - onde o espírito representa a quinta essência (a "Quinta Essentia" dos alquimistas e agnósticos).
 
O Pentagrama é conhecido com a estrela do microcosmo ou do pequeno universo, a figura do homem que domina o espírito sobre a matéria, a inteligência sobre os instintos. 
O círculo que muitas vezes circunscreve o pentagrama é visto como a união harmoniosa dos elementos.
O Pentagrama representa o homem dentro do círculo, o mais alto símbolo da comunhão total com os Deuses. 
É o mais alto símbolo da Arte (Magia), pois mostra o homem reverenciando a Deusa, já que é a estilização de uma estrela (homem) assentada no círculo da Lua Cheia (Deusa). 
 
Na Magia, cada uma das pontas possui um significado particular:
 
PONTA 1 - ESPÍRITO:
é a nossa conexão com a divindade, o Criador, a Magia: a Deusa e o Deus, pois eles guiam a nossa vida. O Deus e a Deusa são detentores dos 4 elementos e estes elementos são as outras 4 pontas da estrela.
 
PONTA 2 - TERRA:
representa as forças telúricas e os poderes dos elementais da terra, os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.
 
PONTA 3 - AR:
representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Relacionada ao amanhecer, à inspiração e corresponde à inteligência, ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade.
 
PONTA 4 - FOGO:
representa a energia, a vontade e o poder das Salamandras. Relacionada com o meio-dia, corresponde ao movimento, às mudanças, às transformações. É a força da ativação e da agilidade.
 
PONTA 5 - ÁGUA:
representa as forças aquáticas e aos poderes das Ondinas. Está ligada ao entardecer, às emoções, ao inconsciente. Corresponde às forças da adaptabilidade.
 
Devemos sempre procurar estar em equilíbrio para que a nossa ESTRELA INTERIOR brilhe cada vez mais, realizando em nós a maravilhosa Magia da vida...

Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio dos blogs www.mirhyamcanto.blogspot.com, linkespacodluzepaz.blogspot.com, e-mail: [email protected] ou telefones(11) 2296-9255 ou (11)98489-3858.
 
Texto publicado no site de Ana Maria Braga - coluna Zen - em 18-08-2009

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Dra. Mirhyam Conde Canto   
Cirurgiã-Dentista, Massoterapeuta, Acupunturista, Mestre em Reiki, Radiestesista, Terapeuta Holística, Oligoterapeuta
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa