Menu

Por que é tão difícil mudar?

Atualizado dia 8/21/2014 10:44:42 AM em Espiritualidade
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Mudar não é nada fácil, principalmente por que mudar implica em desconstruir o que existe em nós. Não falo em reforma íntima não, aliás, abomino esse termo, falo em desconstrução mesmo. Reformar é uma forma de maquiar a nossa realidade, deixar o ambiente mais agradável, mudar a aparência, algo bastante conveniente, mas não muda o essencial, não mexe com as estruturas.

A verdadeira mudança irá exigir uma total demolição do nosso edifício de valores e crenças, uma destruição de todos os modelos arcaicos que servem de alicerce para a nossa consciência e são a base para a nossa visão do mundo. Tudo isso, convenhamos, não é nada fácil.

O Mestre Nazareno costumava dizer: "Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á".
Mt 16:25.


O que podemos entender por essas palavras? Precisamos morrer, portanto? Calma lá, não é bem assim! No fundo é simples: criamos identificações com um personagem que não representa o nosso Ser dentro de sua totalidade e é esse conceito que precisa ser mudado. Contudo, resistimos arduamente, pois existe um instinto de conservação que faz parte da natureza humana e que atua criando inúmeras dificuldades para o nosso avanço, portanto, é algo ontológico agarrar-se aos modelos e paradigmas criados ao longo da nossa história e é justamente por isso que é tão difícil largar o osso daquilo que nos tornamos para podermos empreender qualquer mudança expressiva em nossas vidas. Queremos conservar o que pensamos ser, quando deveríamos simplesmente nos desidentificarmos de tudo isso.

Jesus nos mostra que é imprescindível livrar-se desses modelos que se transformaram em nossa realidade. O que Ele chama de vida que queremos salvar não é nada mais do que o ego fabricado com a matéria prima de nossas experiências. É um erro querer salvar ou conservar algo que vive preso às crenças e valores de doutrinas e conceitos impermanentes, pois para esse falso eu não haverá salvação; a evolução se processa através do movimento e requer mudanças, nunca age através da inércia, não há meios de expandirmos a consciência sem perdermos a identificação com as muletas que aprendemos a carregar.

As instituições políticas e religiosas souberam muito bem como exercer domínio sobre nós, por isso nos encheram de medos, culpas, reforçaram nossas fragilidades, ensinaram desde cedo que éramos fracos, incapazes, pecadores e que sem o amparo deles não sobreviveríamos. Todo esse conjunto de ações voltadas para nos dominar, séculos e séculos, acabou criando moldes arquetípicos de controle que sobrevivem até os nossos dias. Tudo que analisamos e discutimos sofre a influência daquilo que existe de forma estrutural em nosso ser, principalmente, das crenças que fomos positivando e dos modelos aos quais aprendemos a nos ajustar.

Para que exista uma mudança, é preciso que haja uma desconstrução, mas uma desconstrução impiedosa, profunda, algo que irá exigir muita coragem e disposição, que parta de pressupostos diferentes, principalmente, que desconsidere todas as mentiras que foram usadas em nossa doutrinação, tipo: somos fracos, somos dependentes, somos maus, somos pecadores, somos incapazes de viver sem o deus que eles nos apresentaram, precisamos da igreja, precisamos dos cuidados e da proteção de um estado etc..

Como fazer isso? Simples, comece por assumir o controle sobre si, pare de terceirizar suas escolhas existenciais, pare de seguir, tal como um rato, os mesmos tocadores de flauta, saiba que você está no centro do Universo, você é divino, capaz de muito mais do que imagina, pode escolher o próprio caminho, buscai o Reino de Deus dentro de você mesmo, pois não há nada de real no mundo que o aprisiona.

Não podemos continuar na contramão do Universo. Estamos tendo acesso a novos conhecimentos usando uma mente antiga para absorvê-los. Nosso progresso tem sido pífio, não acreditamos mais no inferno, mas acreditamos no umbral, não tememos mais os demônios, mas continuamos com medo de obsessores, estamos cometendo o grave equívoco de colocarmos vinhos novos em odres velhos, analisando de forma fenomenológica tudo, usando moldes antigos para tratarmos conceitos novos.

Mudança íntima meu caro, nunca reforma íntima.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa