Menu

Por que vejo coisas que os outros não veem?

Atualizado dia 4/11/2010 9:47:20 PM em Espiritualidade
por Antony Valentim


Facebook   E-mail   Whatsapp

A resposta a essa pergunta pode se embasar em diversas causas defendidas por diversas teses. Em respeito a todas elas, não eliminaremos ou excluiremos neste artigo, a validade de cada uma dentro dos conceitos a que se vinculam, uma vez que todos são embasamentos respeitosos. No entanto, trataremos o tema sob a ótica espiritualista, ou espírita, por termos nós os elementos mais adequados para discorrer sobre esta vertente.

Normalmente, quando há algum tipo de experiência extrassensorial ou extra-física, o indivíduo possui o que chamamos de mediunidade.

Mediunidade é a aptidão para ser medium. Medium é a pessoa que pode servir de intermediária entre o mundo visível e o mundo invisível. A mediunidade se manifesta independente de religiões. A rigor, todos somos médiuns, ou temos potencial para ser. O que varia é a intensidade da mediunidade em cada um. Quando essa intensidade é pouco intensa, vemos se apresentar vez por outra as "intuições", que são manifestações de mediunidade. No outro extremo, temos a mediunidade ostensiva, aquela que efetivamente infere ao seu portador, o título de médium.

No caso da mediunidade ser ostensiva necessita ser disciplinada, educada, controlada. Há ainda casos em que o indivíduo é medium, mas essa mediunidade permanece adormecida, manifestando-se eventualmente, ou a partir de determinada etapa da vida, ou ainda temporariamente - podendo ser suprimida.

Independente do tipo e da intensidade, a mediunidade é um convite ao trabalho espiritual ou espiritualista, uma vez que ser medianeiro significa, antes de mais nada, ser instrumento. Tanto quanto o medium possa e se empregue na elevação moral, poderá se tornar instrumento de alívio, paz e auxílio para tantos que necessitam de ajuda.

Ao contrário do que se pensa, porém, mediunidade não é dom. É ferramenta de trabalho. Se bem utilizada, poderá ser classificada como dom, apenas se os frutos dessa utilização forem edificantes. Mas a rigor, ser medium não significa ter um dom, e, sim, uma vocação - às vezes compulsória - para aliviar dores. Em alguns casos, torna-se fardo, não como aquilo que pesa ou esmaga, mas como aquilo que impõe responsabilidades.

Existem os seguintes tipos de mediunidade:

- VIDÊNCIA
- INTUIÇÃO
- AUDIÊNCIA
- SONAMBÚLICA
- TRANSPORTE
- PSICOFONIA
- PSICOGRAFIA
- PSICOPICTOGRAFIA
- PSICOMETRIA
- EFEITOS FISICOS
- CURA

Se você vê coisas que os outros não veem, ouve coisas que os outros não ouvem, ou tem experiências aparentemente inexplicáveis pelos conceitos físicos lógicos, a primeira e mais importante providência a tomar é se acalmar e buscar compreender que por mais estranhas pareçam ser tais sensações todas poderão ser canalizadas, controladas, administradas e compreendidas com clareza e segurança.

Ao vivenciar este tipo de experiência, não se deixe levar pelas energias negativas, pessimistas, opressivas ou de medo. Procure compreender, através de meios seguros, os motivos pelos quais tais situações se descortinam diante de você. A orientação mais segura é procurar auxílio em uma casa espírita bem direcionada, ou buscar apoio com quem já passou por esta "etapa" do autoconhecimento, e já se encontra em níveis de controle adequados.

Nas palavras de Warwick Mota sobre mediunidade, "Faculdade inerente a todos nós, em maior ou menor grau, a mediunidade tem sido ao longo dos anos motivo de estudo, auxílio, curas, crescimento espiritual e derrocada moral, quando utilizada para fins espúrios. Metodizada pelo Codificador em "O Livro dos Médiuns", a mediunidade sempre existiu independente da época da humanidade, ou de qualquer segmento religioso".

Já nas palavras de Chico Xavier, notoriamente o maior médium do Brasil, "Não posso julgar os companheiros que sintam receio da mediunidade, porque a minha mediunidade realmente começou muito cedo, eu não tive oportunidade de sentir medo, isso para mim começou em criança em minha vida, e passou a fazer parte de minha existência atual".

Recomendações de leitura:

O Livro dos Médiuns (Allan Kardec)
Curso de Educação Mediúnica 2 volumes (Autores Diversos/ FEESP)
Seara dos Médiuns (Emmanuel/Chico Xavier)
Mecanismos da Mediunidade (André Luiz/Chico Xavier e Waldo Vieira)

Nos Domínios da Mediunidade (André Luiz/Chico Xavier)



Texto revisado

 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 24


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Antony Valentim   
Antony Valentim é um ser comum, sem privilégios ou destaques que o diferenciem das demais pessoas. Devorador de livros, admirador de culturas religiosas sem preconceitos, e eterno aprendiz do Cristo. Mestre de nada, sábio de coisa alguma. Alguém como você, que chora, sorri, busca, luta, exercita a fé e cultiva no peito a doce flor da esperança.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa