Menu

POVO CIGANO - GRANDES LIBERTADORES

Atualizado dia 5/28/2011 3:56:56 PM em Espiritualidade
por Marilú Miranda Montenegro e Almeida


Facebook   E-mail   Whatsapp

Dentre todos os povos do Planeta, talvez o mais discriminado seja o povo cigano. Foram massacrados, dizimados, por várias nações que nunca aceitaram sua liberdade e sua forma de viver... sua grande magia sempre foi a sua alegria. Em meio a tantas lutas e a tantos massacres  sempre mantiveram seu poder. O seu canto, o seu violino, a sua música da vida conseguiram contagiar suas tribos e nunca deixar que a tristeza e os preconceitos dos outros povos turvasse esse quadro de viver. Nunca foram contaminados pela repressão, pelos costumes das religiões... enfim, souberam sobreviver a tantas discriminaçôes. Somos todos ciganos dessa ou daquela vida, todos frutos de tribos que no passado souberam usufruir alegria,tão esquecida nos dias de hoje.

Quando eu era pequena me metiam medo desse povo... que os ciganos roubavam as crianças, que os ciganos eram maus, que  furtavam tudo que viam... hoje me pegunto o porquê de tanta difamação... será porque viviam em liberdade, porque não estavam presos numa casa, numa terra... porque eram cidadãos do mundo... viver livre incomoda tanto assim??

Hoje reverencio o dia de Santa Sara, Padroeira dos Ciganos... Sara que, junto com Maria Madalena, chegou ao sul da França,a Saint Marie de la Mer... A sintonia da discriminação uniu essas santas... esquecidas pela Igreja Católica... abandonadas pela memória de todas as nações.... Sara, aquela que Maria Madalena confiou sempre, que foi sua confidente na grande tristeza da saga com Jesus. Ela representa bem o povo cigano, forte, alegre, destemido e liberto. É assim  que a cidade de Saint Marie de la Mer tambem se apresenta. Uma cidade à beira do mar, cheia de vida e de gente alegre. Sua igreja acolhe no seu interior toda  a mágoa e toda angústia das pessoas que lá chegam com suas dores e seus lamentos, mas a Santa está ali presente. Sua presença é sentida, sua energia é percebida por todos os peregrinos que a veneram. Mulheres do seu tempo, libertárias como os ciganos... ciganos do mundo inteiro, do Afeganistão aos recôncavos da Africa, da Irlanda, à Patagonia, do Brasil ao resto do mundo.

Rezo por nossas raízes ciganas... que elas nunca nos abandonem... que elas nos tragam a vida  com seu brilho e seu fulgor, que suas marcas permaneçam no nosso inconsciente para que nunca esqueçamos de nossa árvore... ciganos do Oriente e do Ocidente rogai por nós...

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marilú Miranda Montenegro e Almeida   
Mestre em Psicologia, Psicóloga Clínica, Pós Graduada em Psico Pedagogia, em Sócio Terapia, em Grupo Operativo, Terapia Floral, Psicoterapia Holística, Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas UNIPAZ RJ, Professora Universitária, Terapeuta Metafísica Multinacional (energias Arcturianas).
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa