Menu

Precisamos agradecer

Atualizado dia 4/23/2010 8:43:21 PM em Espiritualidade
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

"A prece modifica o tônus espiritual de quem, por vezes, não enxerga saída para os impasses da existência". (Bezerra de Menezes)

Muitos se lamentam pelo fato de terem nascido em lar humilde. Outros, indignados, vociferam impropérios contra o Criador. A maioria se pergunta: "O que fiz para merecer a doença, a pobreza, a infelicidade... enfim, o infortúnio?

Muitos se atiram de corpo e alma em jogos de azar para tentar mudar de vida e tornarem-se de uma hora para outra, novos milionários da "sorte". Outros, decepcionados, passam a vida tentando, mas sem êxito. A maioria, no entanto, vicia-se na jogatina e perde tempo precioso na compulsão ilusória.

Muitos, nascidos em privilegiadas condições de conforto, não dão o necessário valor à vida e perdem-se em caminhos sombrios. Outros, enfastiados pelo excesso de riqueza material, vêem no suicídio progressivo uma forma de aproveitar intensamente a vida. Porém, a maioria orgulhosa, esquece ou não sabe que a verdadeira riqueza encontra-se no exercício da caridade e da simplicidade.

Muitas vezes, à procura de respostas, não nos damos conta - ou não percebemos - que a nossa situação, seja na pobreza ou na riqueza material, seja na saúde ou na doença, é condição transitória associada ao histórico de muitas vidas e ao desempenho diante das Leis Espirituais.

Confundimos azar e sorte. Elegemos o sofrimento como se fosse um jogo de azar, e o destino, o resultado de nossas apostas: vencedores ou perdedores.

Se perdedores, nos conformamos ou nos revoltamos. Se vencedores, nos jubilamos e nos orgulhamos. Mal sabemos que nada acontece por acaso, e que a trajetória do ser imortal será sempre uma consequência do conjunto de seus atos na experiência vital.

Seja na condição transitória da pobreza ou da riqueza material, precisamos agradecer, porque o pobre um dia foi rico, e o rico um dia foi pobre. Só que ambos, provavelmente, pouco ou nunca elevaram seus pensamentos numa prece de agradecimento pelo muito ou pouco que possuíam...

Seja na experiência transitória da saúde ou da doença, precisamos agradecer, porque muito provavelmente, ontem o sadio foi doente, e o doente, sadio. Embora ambos em um ou mais capítulos de suas existências, não tenham dado o devido valor à vida e à perfeita saúde que desfrutavam...

A prece, embora energia imaterial e invisível ao olho humano, é de uma eficácia extraordinária para aquele que eleva o seu pensamento em forma de agradecimento. Por mais que "tenhamos" ou deixamos de "ter", o benefício da prece é igual para todos. Basta orar e agradecer ou pedir, que o contato com o plano espiritual superior ocorrerá, como ensinou-nos Jesus Cristo há mais de dois mil anos atrás: "Pedi e vos será dado; buscai e achareis; pois todo o que pede recebe; o que busca acha e ao que bate se lhe abrirá" (Mt 7, 7-8).

O agradecimento, por ser uma demonstração de gratidão, serenidade e humildade, abre uma "janela" maior no contato com a espiritualidade superior. Indicativo de que nos encontramos cônscios da nossa situação atual ser apenas passageira...

A prece de agradecimento prepara-nos para o amanhã em relação ao hoje e ao ontem. Se for sistemático o hábito de orar, a sistematização garante ao ambiente e às pessoas que convivem nesse local, a alteração positiva da frequência vibratória. Dessa forma, todos são beneficiados...

Precisamos, acima de tudo, darmos graças pelo muito ou pouco que temos para comer. Pela espaçosa mansão em que vivemos ou pelo reduzido espaço que abriga várias pessoas. Pelo muito ou pouco dinheiro que honestamente recebemos com a dedicação ao nosso trabalho. Pela saúde que dispomos ou pelos momentos de harmonia e felicidade que desfrutamos.

Não somos ilhas isoladas em um imenso oceano de amarguras. Pelo contrário, somos pequenos pontos luminosos em busca de mais luz pela prática do bem e do amor fraternal. Condição que um dia unirá a todos num campo de energia onde não haverá mais dor ou sofrimento.

A sistematização da prece do agradecimento, ao construir uma ponte entre o indivíduo e a sua Fonte Criadora, eleva a alma à sua natureza universal, conectando-a às esferas mais altas da consciência cósmica.

A prece aproxima o ser inteligente de sua luz própria, enquanto a revolta ou o orgulho, ofuscam o seu brilho, tornando a sua luz mais fraca e distante da interconectividade universal.

Somos o que sintonizamos. Podemos ser mais ou menos energia, independentemente da riqueza ou da pobreza, da saúde ou da doença. Para sermos mais energia, basta-nos cultivar o hábito do pensamento elevado, seja na experiência da dor ou do amor. "Orai e vigiai", como orientou-nos o mestre Jesus, talvez seja a "fórmula" mais simples de valorizarmos e de agradecermos a dádiva da vida, porque a saúde e o bem-estar permanentes são riquezas que conquistamos com muita firmeza interior e desenvolvimento de valores imperecíveis.

Nesse sentido, alerta-nos Joanna de Ângelis, através da psicografia de Divaldo P. Franco: "Tem cuidado para que te não afastes psiquicamente do teu anjo guardião. Ele jamais se aparta do seu protegido, mas este, por presunção ou ignorância, rompe os laços de ligação emocional e mental, debandando da rota libertadora. Quando erres e experimentes a solidão, refaze o passo e busca pelo pensamento em oração, partindo de imediato para a ação edificante".

Psicoterapeuta Interdimensional.

Dirigente mediúnico espírita

flaviobastos  

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa