Menu

PREOCUPAÇÃO: A OCUPAÇÃO PRÉVIA

Atualizado dia 7/20/2009 8:48:22 PM em Espiritualidade
por Dárcio Cavallini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando a mente está “pré-ocupada” com um problema, ela está vivenciando uma angústia de não poder (ter forças suficiente) para resolver. É óbvio que não podemos resolver algo que ainda vai acontecer e que não temos meios de solucionar.
A mente se ocupa intensamente do assunto porque não consegue resolver e se sente enfraquecida e impotente diante do problema.
Nesta ocupação antecipada dos acontecimentos, nosso cérebro aciona o SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO.
Estamos acelerados no nosso biorritmo cerebral e consequentemente trabalhando nosso lado esquerdo do cérebro onde se concentra o “LÓGICO”. Nossa rede neuronal do sistema de realizações lógicas está conectada e acionada no seu potencial total e não encontrando uma solução e como “saída lógica” busca desenfreadamente um caminho: FUGIR.
Neste momento o sistema cerebral SIMPATICO, atua no comando das ações elevando seu movimento em ciclos por segundos acima de 12 a 13 Hertz. E neste padrão, o cérebro comanda a produção de adrenalina em nosso corpo para enfrentar a situação de perigo que está criando para si. Fugir ou correr representa uma ação de auto defesa e quanto mais o problema toma conta do cérebro mais aumenta nossa produção de adrenalina e simultaneamente nos colocamos em choque. Quando atingimos 17 a 18 Hz (dezoito ciclos por segundo) nos encontramos na situação de SINDROME DO PÂNICO onde perdemos o controle sobre nossas ações. A nossa emoção, e neste caso o medo de enfrentar uma situação que não conseguimos resolver, assume o comando e deixamos de ter um comportamento normal. A única forma de conseguirmos ter um pouco de paz é através de calmantes.
A preocupação só tem um FOCO. E quanto mais a mente se liga neste foco, aumenta ainda a situação de não ter “saída”. Entramos em sintonia fina com o problema e não conseguimos achar solução e nem pensar em outra coisa que não seja o próprio FOCO.
Aceleramos o nosso batimento cardíaco e o nosso corpo entra em processo de auto defesa retesando toda a musculatura. Contraídos, respiramos cada vez menos, tornando o ciclo respiratório mais rápido e curto introduzindo assim menos oxigênio para nossos pulmões, que por sua vez em compasso acelerado com os batimentos cardíacos bombeia menos sangue ao coração distribuindo menor quantidade do liquido vital ao nosso organismo e enfraquecendo nossas defesas físicas.
Quando a mente entra nessa sintonia, o cérebro desconecta a rede de neurônios ligados a criatividade, zona cerebral onde efetivamente resolvemos os problemas. Todas as soluções para os nossos problemas estão do lado direito do cérebro onde se localiza o SISTEMA NERVOSO PARASIMPATICO.
Para que este sistema funcione, nosso cérebro precisa estar ligado as ondas ALPHA cuja contagem é de aproximadamente 8 ciclos por segundo. Quando atingimos esse estado, relaxamos nosso corpo físico e entramos em equilíbrio, mental e orgânico.
E como podemos entrar em estado ALPHA, e ao mesmo tempo sair do “sufoco” que o sistema nervoso simpático nos causa quando ativado ao extremo?
O segredo é relaxar...
Pouco importa a forma de relaxar. Seja numa banheira, na praia, na academia, no chuveiro, ou meditando...
Einstein, o grande físico relaxava numa banheira quando não conseguia concatenar seus pensamentos em busca de suas novas idéias.
O importante é relaxar. É por esta razão que os médicos receitam calmantes, elemento químico que atua em nosso organismo independente da nossa vontade.
Mas no caso de não conseguir uma saída em razão da alta dose de adrenalina que está atuando no seu corpo físico, recomendamos um exercício simples e eficaz. RESPIRAR.
Devemos entender que respirar significa colocar para dentro de nossos pulmões todo o ar que podemos e temos a capacidade de inalar.
Então respire profundamente e repetidamente até encontrar seu estado emocional mais confortável.
APLICAR EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO EM QUATRO TEMPOS COM MENTALIZAÇÃO.


Quando atingir novamente seu estado natural então pense no PRESENTE e viva somente o presente.
O Ontem é história, e se nos apegamos a ela ficamos presos as sensações que já passaram. É só sensação, sentimento, nada mais...
Não é possível vivenciar a mesma situação duas vezes na vida. Podemos passar por experiências semelhantes, mas jamais repetir os mesmos sentimentos. É como um rio, a água que passou jamais volta, por mais que faça seu ciclo indo para o mar, transformando-se em chuva para depois novamente entrar na terra e voltar à nascente do mesmo rio, não será a mesma água, estará modificada nos seus padrões porque já vivenciou novas experiências. Você é assim. Ontem vivenciou uma experiência que lhe causou uma impressão e modificou o seu íntimo, pouco importa se a situação vivida foi gratificante ou não. Não há mais possibilidade passar por isso. Esse momento não volta mais, e por mais que você se esforce em repetir o processo jamais será igual. Poderá ser semelhante.
E o futuro é algo que ainda não aconteceu no plano material. Só está na vivência da experiência da sua mente. E se está ainda por acontecer é óbvio que você não pode resolver o problema, pois ainda não ESTÁ um problema. É só fantasia, criação mental e como criação de sua mente você pode modificar os resultados, pois o sonho é seu e somente seu. As pessoas podem dar palpites, conselhos, mas a decisão de realizar é sua. E você pode realizar do jeito que melhor lhe convier, porque está somente na sua mente e, portanto, só você pode desmanchar a ilusão criada ou sustentá-la até que o fato aconteça.
E para modificar seus pensamentos o relaxamento pode ajudá-lo a encontrar o novo caminho.
Procure ter pensamentos positivos, agradáveis, mesmo que naquele instante pareça impossível de se conseguir o que se está pensando. Essa é só uma técnica de tirar você da fixação do FOCO, que sua mente se encontrava antes do exercício. Se você achar que é impossível, não faz mal, não se cobre, não julgue, faça de conta que é uma brincadeira, um sonho. Afinal quem pode nos proibir de sonhar?
O importante é conduzir sua mente para pensamentos positivos e ao finalizar o exercício você se encontra relaxado. Em estado ALPHA.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 29


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Dárcio Cavallini   
Terapeuta do INSTITUTO BIO SEGREDO, com cursos de especialização em Filosofia, Metafísica da Saúde, Reiki, Apometria, Impulsoterapia, Radiestesia, Radiônica e Quantionica, além de Cromoterapia, hipnose, Leader Training, Bioprogramação Mental, entre outros. Atua terapeuticamente e ministando cursos principalmente de Apometria e Biotoque.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa