Menu

PRESENÇA

Atualizado dia 9/1/2006 4:29:01 AM em Espiritualidade
por Sadhaka Natha


Facebook   E-mail   Whatsapp


...O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. (Lucas 17:20-21)


Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. (I João 4:12)



Há uma Presença. Aqui e agora. Comigo e com você. Sempre houve. Uma Presença que sempre esteve entre todos nós. Observe. Ela está tão próxima quanto o ar que tangencia a córnea do seu olho, e mesmo assim não se consegue vê-la. A Presença não é imperceptível, no entanto ela não pode ser enxergada, pois não se trata de um objeto da visão ou de qualquer outro dos cinco sentidos humanos. Mas ela está aqui e agora. Sempre. Eternamente. Fora do tempo.

Não se pode encontrá-la com os sentidos, pois, quando estes estão despertos, a Presença está oculta. Também não se pode encontrá-la com as emoções, nem tão pouco com o intelecto ou com os pensamentos.

Ela não se manifesta no passado, nem no futuro. Passado e futuro se equivalem, pois são tão-somente meros pensamentos. A Presença somente pode ser vivenciada em um único momento da consciência humana: no Eterno Presente, local onde também a Verdade é sentida. O imediato e Eterno Presente é o único ponto fora do pensamento.

As palavras que você acabara de ler já se transformaram em pensamento, em passado. O mesmo pensamento não pode alcançar a Presença. Ele a ladeia e nunca a toca. Como poderia a escuridão tocar a Luz? Como poderia a palavra se encontrar com o silêncio? Onde uma estiver, a outra não estará. A emersão da Presença implica a extinção do pensamento e das emotividades.

Se busca estar com a Presença, deverá se dirigir ao Eterno Presente. Não a busque com os pensamentos. Isso se assemelha ao canino que tenta morder a própria cauda. O apego aos pensamentos é um hábito arraigado. Já pensou em abrir mão deles?

Você estará com a Presença, quando estiver distraído de você mesmo; quando seus sentidos estiverem serenos; quando suas emoções estiverem calmas; quando seus pensamentos estiverem ausentes. Não importa o quanto estejamos distraídos da Presença, ela sempre estára dentro de nós. Esta é a luta do ser humano: lembrar-se da Presença que tudo soluciona e que a todos conforta.

Ela está em seu recinto, mas você talvez não possa percebê-la, exatamente porque a está procurando. É como procurar a si mesmo. O ego que procura também é o ego que esconde. Não é a Presença que deve ser encontrada, mas aquele que a procura é que deve se perder de si mesmo. É tão simples que a mente não consegue abarcar. O corpo físico mental, as emoções mentais e os pensamentos mentais existem somente no mundo externo e ilusório. A Presença é o próprio interior de cada um, a realidade. Você não a encontrará lendo estas palavras, mas fechando seus olhos. Você não a encontrará exaltando suas emoções, mas se recolhendo à humildade e ao silêncio. Nem também a encontrará analisando e teorizando, mas contemplando, meditando.

É fácil e cômodo estarmos imersos na mente, embriagados por tantas percepções, emotividades e julgamentos. Todas essas coisas são como correntes que nos arrastam para a distração do mundo irreal. No entanto, mesmo em meio a tanto exagero sensorial, a Presença está. Mesmo em meio às dores e aos sofrimentos pelas perdas, a Presença está. Mesmo em meio ao complexo emaranhado intelectual, a Presença está. E, quando a ela nos voltamos, tudo se resolve, tudo se cura, todas as respostas emergem e nada se apresenta como impossibilidade. Uma profunda Paz se estabelece e tudo se torna simples. Sob a Luz da Presença, torna-se óbvia a irrealidade de todas as supostas dores e sofrimentos, de todas as dúvidas e descrenças.

A Presença não é a voz de um espírito próximo, mas é a Voz do Espírito Santo, a Voz que não soa ou retine, mas que nos fala claramente. Ela está em nosso âmago e, sempre que nos voltamos a ela, ela se reflete através de nós, através de nosso grau de transparência. Quanto mais nos voltamos a ela, mais transparentes nos tornamos e mais a Luz se manifesta através de nós. Ela é plenamente presente na conduta daqueles a que chamam de Mestres Espirituais, pois eles são tão intensamente transparentes que somente vemos Luz emanando de suas presenças.

Aquele que se une à Presença é como uma criança perdida que reencontrou seu pai. Todos os temores que pareciam gigantescos ficam para trás e são esquecidos. Uma intensa alegria se estabelece. Da mesma forma, todo o turbilhão do mundo nada significa quando estamos nos braços da Presença, seja em qualquer tempo, em qualquer vida, em qualquer plano da Consciência. Apenas a bem-aventurança permanece.

Todos possuem a Presença em si. Basta apenas se lembrar dela, o máximo de vezes que puder, o máximo de tempo que puder. Afastar-se da mente é voltar-se à Presença. Credulidade e persistência puxam a fila das virtudes que conduzem a ela. Até que, um dia, aquele(a) que a procura se torna a própria Presença, pois ele(a) nunca esteve separado(a) dela. O ego profano morre para si e, pelo término deste, o verdadeiro ser renasce, e o Verdadeiro Ser se manifesta.

A Presença é a essência do ser humano, sua origem e destino e também quem ele é. Muitos nomes ela possui, mas de nenhum nome ela precisa. Chamem-na Pai, chamem-na Consciência, chamem-na Amor, chamem-na Ser Supremo. Mas o que realmente importa é que não nos esqueçamos da Eterna Presença.

A Presença é o simples e essencial Segredo.

Texto revisado por: Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Sadhaka Natha   
Sadhaka Natha divulga os ensinamentos e a mensagem do Ser da Luz, visitante que se apresentou a ele quando tinha 31 anos de idade e que modificou sua vida para sempre. Uma trilogia de livros foi escrita e publicada com diálogos e codificação de suas palavras e preceitos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa