Menu

PROFETA GENTILEZA

Atualizado dia 11/29/2009 7:56:03 PM em Espiritualidade
por Ivete Costa


Facebook   E-mail   Whatsapp

Podemos não saber, podemos ter esquecido, mas a verdade é que já somos gentis.

Diversas questões pessoais, a vida estressante e o egocentrismo estão nos distanciando do que há de mais nobre em nós: o amor.

Segundo o dicionário, gentileza é ação nobre, cortesia, delicadeza. Um ato de gentileza nos torna mais humanos e nos afasta da agressividade, da rispidez, da má vontade e da indiferença.

Ser gentil é ser generoso, colaborar, ser educado e nos dar a oportunidade de praticar o amor. A gentileza faz muito bem para quem recebe, mas é melhor ainda para quem a oferece.

José Datrino, chamado Profeta Gentileza, pertencia a uma família com mais nove irmãos. Teve uma infância de muito trabalho, na lida com a terra e os animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha. Desde a infância José Datrino se destacava por possuir um comportamento atípico. Por volta dos doze anos, passou a ter premonições sobre sua missão na Terra, onde acreditava que um dia, depois de constituir família, filhos e bens, deixaria tudo em prol de sua missão. Este comportamento causou preocupação em seus pais, que chegaram a suspeitar que o filho sofria de algum tipo de loucura.

Aos vinte anos, foi para o estado do Rio de Janeiro, enquanto sua família mudava-se para Mirandópolis-SP. No Rio de Janeiro, casou e teve cinco filhos. Começou sua vida de empresário com um pequeno empreendimento na área de transportes. Aos poucos, o negócio foi crescendo até se tornar uma transportadora.

No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo “Gran Circus Norte-Americano”, considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio, morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido “vozes astrais”, segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual.

O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade e gentileza. Daquele momento em diante, passaram a chamá-lo de “Profeta Gentileza”, vestido com sua túnica branca, a barba longa, caminhando pela cidade, com cartazes sobre gentileza e amor. Distribuía flores para as pessoas na rua.

Gentileza gera gentileza. Esse era seu lema. Em 29 de maio de 1996, aos 79 anos, faleceu.

O Profeta Gentileza e tantos outros profetas e Mestres, que passaram por este planeta, nos ensinaram que o amor cura, liberta e que aprendemos mais em um ambiente humano e carinhoso do que numa atmosfera marcada pela indiferença e repressão.

Uma criança tratada com ternura cresce mais saudável. Um estudante que é respeitado e tratado com atenção pode progredir muito mais. Na saúde, a gentileza é um ingrediente necessário: pacientes tratados com empatia e dedicação sofrem menos e se recuperam mais rápido. Funcionários respeitados e tratados com gentileza tendem a valorizar a empresa e dedicar-se com mais empenho ao trabalho.
Estamos correndo o risco de “perder” nosso planeta. Talvez, se o tratássemos com mais gentileza e gratidão, poderíamos dormir mais tranqüilos, sem tanto medo do futuro.

Gentileza é uma questão de prática. Praticar a qualquer hora, em qualquer lugar, com qualquer pessoa, inclusive com você mesmo.

Algumas sugestões:

- Respire com gentileza; alimente-se de forma saudável e com calma; exercite-se; descanse. Sua vida agradece!
- Use sempre as palavrinhas mágicas: bom dia; por favor; com licença; obrigada; posso?.
- Elogie, destaque o lado bom das pessoas. Qual a sua melhor qualidade? E dos seus filhos? Marido? Namorado? Pai? Mãe? Amigos? Conte a eles.
- Vai se atrasar? Ligue para avisar. O tempo da outra pessoa é tão precioso quanto o seu.
- Retorne as ligações, responda aos e-mails, agradeça os convites que receber, mesmo que não possa ir. São sinais de consideração.
- Não poderá comparecer? Avise.
- Cuide do seu jardim, do seu vaso, não desperdice. Invente o seu modo de reverenciar a natureza.
- Aceite as diferenças. Podemos aprender com as diferenças ao invés de repudiá-las.
- Sorria mais. Sorria com os olhos, com os gestos, com as atitudes.
- Já pensou em participar de um trabalho voluntário?
- Expresse a sua gratidão.
- Trate bem a todos: seja o gerente do banco, o presidente da empresa onde trabalha, o porteiro, a faxineira, o vendedor, seu colega de trabalho, sua família, a você mesmo.

Treze de novembro é comemorado mundialmente o Dia da Gentileza. A data foi criada por um grupo internacional chamado "World Kindness Movement", que é representado no Brasil pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).

“Cultivar estados mentais positivos, como a generosidade e a compaixão, decididamente conduzem a melhor saúde mental e a felicidade”. Dalai Lama

Qual a sua forma de ser gentil?

Abraço fraterno

Ivete Costa
Life Coaching e Mentoring - Sistema ISOR
Terapia Transpessoal
Terapia Cognitiva Comportamental
Atendimentos individuais, grupos e in company
Site: link
Rua Itapura, 300 - conj. 602 - Metrô Carrão
11 2046-7227
11 8803-4140
 

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Ivete Costa   
Treinamento e Desenvolvimento Humano para Empresas e Instituições de Ensino
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa