Menu

Quer melhorar o Mundo?

Atualizado dia 11/28/2012 4:02:17 PM em Espiritualidade
por Renato Mayol


Facebook   E-mail   Whatsapp

Querer agir de uma forma correta, digna e ética parece fácil, porém, como é frustrante surpreender-se, com frequência, falhando aos nossos bons propósitos. Quando não ouvimos a voz interior, acabamos nos tornando instrumentos de ofensa, de discórdia, de desespero, de tristeza, de guerra e de morte.

Se, ao invés de apenas ouvir, resolvêssemos passar a escutar com o coração o que os outros tentam expressar quanto ao que sentem e pensam, a conciliação e a unidade realizariam o milagre, pois todos juntos e alinhados seríamos capazes de melhorar este mundo.

Se, ao invés de apenas olhar, resolvêssemos também passar a ver com o coração as crianças, os doentes e os que sofrem, colocaríamos mais em prática o amar aos outros como gostaríamos de ser amados, porque o ser humano fragilizado causa emoção. Uma emoção que faz brotar lágrimas e que faz palpitar forte o coração que então se abre para o amor. Um amor especial, indescritível e ilimitado que se estende para todos os seres e para todo o Universo. Um amor que serve de combustível para outros níveis de consciência. Um amor que abre as portas para a Liberdade.
E para quem desejar ser agraciado com tal amor incondicional e melhorar o mundo, os Mestres de Sabedoria legaram preciosos ensinamentos, tais como:

A intolerância é a mãe de todos os problemas.

Olhe para o próximo e enxergue nele o seu reflexo. Cada um à sua volta reflete algo de você mesmo. Preste atenção a quem lhe desagrada, pois com grande probabilidade estará refletindo coisas desagradáveis de você, mas que você não é capaz de enxergar em si mesmo.
Sempre que estiver vivenciando uma situação difícil, pergunte-se qual lição lhe está sendo ensinada. Quando achar a resposta advinda da sua introspecção, os caminhos lhe serão mais suaves.
Pratique o sentimento da compaixão compartilhando as dores e o sofrimento de quem estiver em situação de desgraça, sem qualquer julgamento da situação.
Ama o próximo como a ti mesmo e faça aos outros o que gostaria que lhe fizessem, mas sem esperar nada em troca, pois se você esperar retribuição ou gratidão por suas ações, você será vítima do grilhão do apego.
Faça o que fizer, não seja para ser admirado e invejado pelos outros. Apenas agradeça a quem lhe propiciar oportunidade de prestar serviço.
O ser humano mais precisa de amor quando menos ele fizer por merecer.
A amizade mais importante é a de você consigo mesmo. É você ser seu melhor amigo. Enquanto assim não for, você estará dividido, estará se contrariando e não estará ouvindo a sua voz interior.
Não remoa pensamentos sobre ofensas recebidas.
Não julgue os outros e também não julgue a si mesmo. Perdoe aos outros e perdoe a si mesmo.
Não fuja do sexo, da ambição, do poder, do dinheiro. Aceite-os e torne-se plenamente consciente deles. Assim poderá perceber como são insignificantes e poderá transcendê-los.
Tente estar plenamente consciente do que fala, do que pensa e de qualquer dos seus atos. Se conseguir isso, sua consciência já não será a mesma e você terá uma percepção expandida.
Não se apegue demasiadamente ao corpo e nem à vida, senão você não terá coragem suficiente para alçar voo e libertar-se da atração que o prende à Terra.


Com estes ensinamentos e pela meditação é possível melhorar o mundo. Tudo depende de um sincero, dedicado e contínuo trabalho de cada um consigo mesmo. Portanto, se realmente você quiser melhorar o mundo, comece por melhorar a si mesmo. Para isso, preste atenção a tudo o que você faz. Observe-se, analise-se e, sem tentar justificar os seus erros, reconheça as suas falhas quando errar. Se for sincero consigo mesmo, perceberá o muito que você ainda tem que se empenhar para tornar-se apenas um pouquinho melhor. Mas não desanime, pois os esforços individuais, por pequenos que possam parecer, nunca serão desperdiçados porque a soma dos esforços gera um campo de força capaz de provocar repentinas e grandes mudanças. Esforce-se sem se preocupar com os resultados, pois eles serão uma consequência natural. E com a soma dos seus esforços, você certamente estará ajudando na construção de um mundo bem melhor!



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 253


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Renato Mayol   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa