Menu

Reencarnação: Evolução ou Involução

Atualizado dia 3/4/2013 3:10:05 PM em Espiritualidade
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

Existem inúmeras teorias a respeito do que pode acontecer com a nossa essência depois da morte, inclusive a teoria materialista enfatiza que com a morte do corpo toda essência subjetiva desaparece completamente, tudo volta para a terra. A vida está restrita apenas ao corpo e toda conjuntura de sobrevivência da essência depois da morte representa uma visão bastante restritiva diante das infinitas possibilidades existentes na natureza.

Os espiritualistas acreditam na sobrevivência da essência depois da morte e essa concepção possui inúmeros vieses. O primeiro viés é que, depois da morte, a essência retorna para Deus se fundindo na sua luminosidade perdendo eternamente sua individualidade. Uma gota de chuva caindo no oceano, mescla-se com o oceano, desaparecendo totalmente para sempre. O segundo viés afirma que depois da morte, a essência retorna para a casa do Pai não perdendo a sua individualidade, ficando eternamente na presença de Deus. O terceiro viés defende a tese que a essência depois da morte fica em um mundo etéreo aguardando a sua volta para o planeta em que habitou visando sua própria evolução.

O terceiro viés possui dois paradigmas fundamentais: O primeiro paradigma denominado de “teoria da reencarnação” salienta que a essência retorna à terra e passa a utilizar de um novo corpo humano para continuar sua trajetória evolutiva em direção a infinitude, atingindo etapas de consciência cada vez com maior amplitude. O segundo paradigma é denominado de metempsicose cuja teoria admite que a essência transmigre, depois da morte, podendo encarnar em animais, vegetais ou em um novo corpo humano. O paradigma da metempsicose parte do pressuposto que a essência humana está presa aos valores terrenos e que os valores cultivados de apego ao espaço/tempo/forma/ passa a moldar um campo de força vibratória na essência que a arrebata para o campo de força do nosso planeta absorvendo-a para o gameta disponível que pode ser vegetal, animal ou humano. Quando a essência possui um nível de conscientização transitiva, isto é, totalmente grupal pode ser atraídas, inclusive, para minerais específicos.

Sou de opinião que o universo material é totalmente caótico predominando a imprevisibilidade. Diante da teoria da imprevisibilidade, não existe nenhum fator determinante responsável pelos acontecimentos. Exemplo: saímos de carro de nossa cidade para outra, podemos prever que vamos chegar ao nosso destino, mas a realidade nos mostra que chegar ao destino é uma das milhões de possibilidades que podem se manifestar e existem outras que podem emergir: o carro pegar fogo, outro carro bater no nosso, o carro virar, derrapar e cair no abismo, o chofer ter um enfarto e outras centenas ou milhares de possibilidades que nenhuma mente humana pode determinar. Diante da imprevisibilidade a nossa essência, ao voltar ao planeta Terra, pode ser subjugada por imprevisibilidades que fogem completamente à análise racional do ser humano e uma dessas possibilidades é reencarnar em um animal.

A única maneira da nossa essência não ser colhida pelo mar tumultuoso da indeterminação é irmos além da materialidade, morrer para o mundo, matar o ego, atingirmos o niilismo em relação aos valores terrenos.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa