Menu

Reflexões sobre o método Hoponopono

Atualizado dia 2/12/2014 11:04:01 AM em Espiritualidade
por Patricia M. Barros


Facebook   E-mail   Whatsapp

Enquanto eu estava praticando o Ho´ponopono alguns pensamentos e sentimentos vieram à tona. Algumas reflexões podem nos fazer bem durante a prática.

“Sinto muito”.

Sou responsável. Porém, sou humano(a), imperfeito(a), sujeito(a) a falhas e mereço compaixão, perdão. Eu me amo. O amor está presente enquanto digo isto... Eu me perdôo...

Eu também perdôo quem me ofendeu... Na verdade não existem vítimas. Passamos pelas experiências necessárias para a evolução de cada um. Pensando assim resgatamos nossa força interior. Não somos impotentes. Somos "senhores de nossos destinos, comandantes de nossas almas". (Adaptação do poema "Invictus", de William E. Henley)

“Perdoe-me”.

Divino Criador, por favor, limpe a energia que criou esta situação e transmute-a em pura luz.

“Eu te amo”.

Amo a mim mesmo(a), eu me perdoo, amo a Deus e a toda a Criação.

“Sou grato(a).

Alegro-me no amor, que é tudo o que existe... Agradeço à vida, amo a vida...

A seguir mais algumas reflexões sobre o tema:

"D. pergunta: As frases são dirigidas a quem? Quando você fala das frases, eu fiquei com uma dúvida:

Eu deveria também dizer à divindade que eu a perdoo?

"Te perdoo" (pelo sofrimento que as memórias lhe causaram.)

Pensei que o Eu Te Amo fosse endereçado à Divindade em mim, não às memórias.

"Te amo" (você ama as memórias e as liberta.)

Ou isso são detalhes sem importância porque eu estou de toda forma falando com as forças que estão no meu interior?

Resposta: É compreensível sua dúvida. Sim, estamos tratando de detalhes relativos à limpeza do momento, e sempre tem a a ver com você.

Lembre-se de que nada acontece "lá fora", mas às vezes em situações que envolvem o próximo, nós nos dirigimos ao divino que existe naquela pessoa porque compartilhamos energias/memórias. Mas estamos sempre pedindo a Deus para limpar em nós o que está causando o problema.

Quando dizemos "Me perdoe", não estamos pedindo a Deus para nos perdoar, estamos pedindo que Ele nos ajude a nos perdoar.

O "Eu Te Amo" é endereçado a Divindade, sim, mas em um contexto mais específico estamos dizendo isso para nossa Criança, a mente Subconsciente. É o se amar. É o processo de reconciliação com este aspecto nosso que guarda nossa programação limitadora.

O amar as memórias é simplesmente o reconhecimento da razão delas serem, e que não guardamos nenhum rancor ou julgamento pelo o que tivemos de problemas em função delas. A responsabilidade, afinal é nossa, de deixar ou não as memórias se repetindo, manifestando problemas.

Está dando para compreender a flexibilidade dos processos do Ho´oponopono da Identidade Própria? Na medida em que tua prática te faz mais presente, tua intuição vai te dar palavras, frases, procedimentos mais pessoais para teu momento de vida. Mas o básico será sempre o "Te amo"." (Fonte: link

Eu estava refletindo sobre como a energia de nossos ancestrais está presente em nossas vidas... É como se houvesse abaixo de mim uma enorme escadaria na qual estão homens e mulheres, me sustentando. Pensando sobre isso resolvi ir mais fundo no método Hoponopono. Compreendi que amar as nossas memórias implica em "aceitar aquilo que é", como ensina o mestre Osho. O amor é a resposta, é o remédio para todos os males. Não há muito mais o que dizer, não é verdade?

"Nas férias a menina ia visitar a avó em outro estado, seria uma viagem de avião, o que não lhe era muito agradável fazer. Mas a saudade era grande, então, acompanhada dos pais e irmão, ela encarou o medo de voar e foi ao encontro da sua querida vó. Chegou ansiosa, mas alegre por estar lá, e passou dias felizes até o dia que antecedia a volta para casa, nisso a sua avó viu o quanto a neta estava ansiosa e lhe perguntou por que, a menina respondeu; “vó, tenho medo de avião, só em pensar já fico tensa!”. A vó conhecedora das ferramentas do Ho’oponopono a ensinou a pensar “Gota de Orvalho”, que isso neutralizava qualquer medo. A menina ficou fascinada com essa possibilidade e embarcou pensando “Gota de Orvalho”. Desde então, viaja sem nenhum receio, sempre com “Gota de Orvalho” em mente, trazendo-lhe a sensação de segurança e paz.

“Gota de Orvalho” funciona em tudo. Pense na frase quando com medo, sentindo-se ameaçado, triste ou com raiva. Você pode pensar “Gota de Orvalho” ao ver alguém em apuros de qualquer tipo. Não existe limite para seu uso. Use a imagem desse cartaz durante seu dia como lembrete". (Fonte: link

Fiquei fascinada pela possibilidade de pensar "gota de orvalho" para neutralizar sentimentos negativos! Que tal se outras palavras também puderem ser utilizadas? "Girassol", por exemplo... Que tal imagens? Uma bela praia, o pôr do sol...



Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Patricia M. Barros   
Sou jornalista e advogada. Atualmente sou funcionária pública e estudante de psicologia e psicanálise. Sempre me interessei por questões que envolvem comportamento e o desenvolvimento pessoal. Espero contribuir um pouco para o bem-estar e felicidade de algumas pessoas!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa