Menu

Respirar!

Atualizado dia 6/13/2016 4:29:05 PM em Espiritualidade
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

“Eu fiquei pasma com o que ouvi e então percebi que havia prendido a respiração”. Na continuidade, ela disse que mesmo percebendo o fato, sentia-se travada. A falta de ar desencadeou uma sensação de pânico, começou a sentir uma forte vertigem e, não fosse um móvel que lhe serviu de escora, teria caído. A reação de travar a respiração é automática quando em uma situação de tensão, de ameaça. É como se a pessoa se dissesse “fique quietinha e passará despercebida”. É como se isso a tornasse imune às ameaças que pudessem estar ocorrendo. De fato, a perda de reação frente a algo que se sente impotente para enfrentar. Parar a respiração é como parar a vida. Oxigênio é vida. É não pôr a vida para dentro de si. Como se assim pudesse ganhar tempo para se ter a melhor resposta, o que causa o efeito contrário.

A diminuição da oxigenação no cérebro dificulta o raciocínio, aumenta o mal-estar e intensifica as aparentes ameaças que são idealizadas por mentes assustadas. Mesmo em situações normais, grande parte das pessoas tem uma respiração inadequada. A respiração entrecortada, feita apenas na altura do tórax. É uma respiração onde se utiliza apenas uma parte da capacidade pulmonar.
Observem como após receberem uma notícia em que se sentem aliviados (as), imediatamente ocorre uma respiração profunda, na maioria das vezes, soltando o ar pela boca e com ruído.
O estado de tensão provoca retenção, respiração, movimentos e também raciocínio. Reaprender a respirar propicia uma melhora em todos os sentidos de nossas vidas. Desde melhoria de nosso metabolismo e fisiologia, oxigenação mais adequada de todo nosso corpo até e principalmente um maior e melhor equilíbrio emocional, consequentemente uma maior paz interior.
Pessoas que se dizem com a síndrome do pânico desprezam a maior arma contra seu mal: a respiração! Quando por alguma razão o medo se manifesta, respirar lenta e profundamente por várias vezes propicia a retomada de consciência que coloca a pessoa frente à real dimensão do que lhe parece uma ameaça.

O diretor de conceituada empresa estava “soltando fogo pelas ventas”, quando em reunião acusava seu gerente pelos péssimos resultados que vinham obtendo. Era sempre assim, esse gerente servia de “bode expiatório” das decisões equivocadas de quem queria mostrar competência sem ainda ter a experiência necessária para isso. Nessa reunião, estavam presentes o presidente e dois membros do conselho. Diferentemente das outras vezes, mesmo sentindo-se ameaçado, o gerente buscou manter sua respiração continua e profunda. Percebeu que seu diretor estava lhe imputando decisões que ele não poderia ter tomado, pois não só não era de sua alçada como também exigia assinaturas em documentos que não havia feito. Apesar de não saber qual poderia ser o resultado, esperou seu diretor parar “suas encenações” e respeitosamente lhe disse que havia realizado tudo que o próprio diretor tinha lhe determinado, conforme estava nos e-mails que, precavidamente, ele havia levado para a reunião e que as decisões das quais estava sendo acusado eram de fato, do próprio diretor e isso poderia ser constatado pelos documentos emitidos.
O diretor, que não esperava uma resposta equilibrada, calma e baseada em fatos, já que esse gerente sempre ficava a gaguejar e se desculpar, ficou lívido e aí, ele sim, começou a gaguejar sem saber como dar continuidade à reunião, que se encerrou com o presidente pedindo a todos que saíssem e ficando com o diretor e os dois conselheiros. Enfrentar tal situação somente foi possível porque esse gerente havia aprendido em terapia a “não travar”. De fato, a perceber que havia travado e imediatamente se soltar, tendo o domínio de sua respiração.

“Respirar é como se eu estivesse absorvendo a energia do sol, que me revigora”. Foi o depoimento de uma cliente que estava saindo de seu estado depressivo. Somente através do oxigênio nosso organismo pode manifestar-se como a usina fornecedora da energia de que necessitamos para bem viver.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa