Menu

SABER FALAR E SABER OUVIR

Atualizado dia 4/24/2010 12:22:29 AM em Espiritualidade
por Leila Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

Talvez a comunicação seja o maior problema de nossa Era. Embora muitas pessoas conversem, alguns só sabem falar enquanto outros só podem ouvir. Saber "trocar" é um privilégio que poucas pessoas conhecem ou valorizam. Às vezes somos ouvintes e às vezes somos os locutores, em um mesmo momento, as posições se alternam e aí é que se estabelece a verdadeira comunicação.

Quantas vezes podemos dizer que realmente fomos entendidos? Quantas vezes você permaneceu calado quando podia ter defendido sua opinião, ou seu ponto de vista? Quantas vezes você se calou quando teve a real oportunidade de aprender, ou esclarecer sua dúvida quando teve a chance, seja por vergonha ou medo de perguntar ou admitir que não sabia?

Todos os dias, nós temos a chance de aprender e de ensinar também. Não é uma posição fixa. Professores também aprendem e alunos também ensinam diferentes assuntos. Médicos também ficam doentes e pacientes muitas vezes têm a cura.

Uma conversa sincera onde falamos e escutamos, pode promover verdadeiros encontros de oportunidades, de expectativas, de trocas de experiências, de realizações, seja nas relações profissionais ou pessoais. Pode solucionar desavenças, resolver problemas e trazer muitos benefícios, para as partes que resolvem "trocar".

Quando estamos dispostos a nos desenvolver, o ato de nos comunicarmos, pode ser a chave que nos falta para abrir a porta a nossa frente. Não temos todas as respostas que nos faltam, mesmo quando sabemos que está faltando alguma coisa. Podemos saber o que está errado e não termos as ferramentas para fazer o conserto sozinhos, mas precisamos saber falar e estarmos prontos para ouvir também. Pode parecer fácil e lógico, mas não é necessariamente assim que ocorre na prática.

Por mais que pareça fazer sentido, ser claro para falar e ter os ouvidos abertos para ouvir é que faz a diferença, é a verdadeira comunicação, que produz bons frutos e encontros verdadeiros.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leila Silva   
Leila Silva é Promotora de Estilo e presta Consultoria no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre Estilo e Moda visitando seu Blog www.leilasilva.wordpress.com.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa