Home > Autoconhecimento

Saber viver em família
por Florencio Antonio Lopes

Saber viver em família

Família é a união de pessoas que se querem, pelo menos é assim que ela se inicia. É aquela história que eu sempre falo: “Batam papo, dialoguem!”

A moça quando vê o rapaz, diz: “É o pão que eu queria para o meu chá!” e o rapaz quando vê a moça pensa: “A lavadeira que eu queria ter em casa!”

É tudo lindo no início de um relacionamento!

“Eu vou até o fim do mundo com você, não faz mal passar fome, enfrento tudo!”, vocês casados devem ter passado por isso já, depois de passado algum tempo, aquele mesmo casal lindo, maravilhoso e romântico, quando eu encontrava com a mulher, ela me dizia: “Aquele peste! Aquele homem, ele deixa faltar tudo em casa” e ao encontrar com ele, me dizia: ”Aquela jararaca, não cuida da casa, não faz nada”. Isso eu estou acostumado a escutar, desde os meus estudos de monge.

Meu Deus! Eu só vejo a família caindo, nós temos que fazer alguma coisa para a família. Eu dizia e o meu mestre e orientador me falava que família é uma luta muito pesada e quem pensou em família foram poucos que passaram pela Terra e tiveram fins violentos”, e eu respondia a ele: “Tudo bem se tiver guardado para mim um fim violento!”

Mas, eu nunca entendi o significado do “fim violento” eu pensava que justamente quem pensava na família como: Confúcio, Maomé, Buda, Jesus Cristo e Gandhi, todos tiveram um fim violento, eu pensava que era o final da vida deles, como Jesus Cristo que foi crucificado com coroa de espinho, foi aí que eu entendi que era a caminhada deles, a família, e o Amor Entre os Povos abraçou a família. 

Se você tentar resolver os problemas de sua mãe, você está levando a ela uma comodidade em que você está resolvendo o problema dela e ela se acomoda. Mãe, também dessas, não pode ser assim. Nós temos que estar ao seu lado e falar:

- É você que vai resolver mãe. Ah, vai!

Como a mãe referente ao filho: “É você quem vai resolver” e não dizer: “nós vamos juntos resolver”.

Isso é família é estar ali junto e não ficar falando: “Você não devia ter feito isso”; “A senhora é culpada”; “Chantagista...” Não vai levar a nada só vai levar ao ódio e a mágoa.

Cada um tem que resolver os problemas que criou e nós ficamos só ao seu lado e quando queremos resolver os nossos problemas, desabafamos para uma pessoa, mas não procurar que ela nos dê a solução, o caminho e o mapa, é desabafar simplesmente, cada um está preparado para achar o seu caminho.
Isso é família: é participação.
O homem tem que aprender a ser homem e a mulher tem que aprender a ser mulher porque na Terra existem dois sexos, senão tinha um só, não é fato!
Um tem que entender o outro. Somos dois porque ainda não temos a capacidade de ser um só, um depende do outro – isso é família de ficar ao lado.

Para que discutir! O dinheiro não deu, vamos sentar, vamos refazer o orçamento, vamos ver onde o gasto foi maior e vamos diminuir o gasto para que o dinheiro dê o mês inteiro.

Se eu receber o pagamento do salário eu gasto todo ele e amanhã? Eu vou passar vinte e nove dias do mês sem dinheiro!

Mas se eu fizer o orçamento, logicamente, eu não vou comer dois dias maravilhosamente bem e depois passar vontade o resto do mês.

Família é união, o casal é um complemento do outro, tem que ter o oposto, um tem que ser calmo e o outro pavio curto, é para dar certo. Se forem os dois santinhos não realizam nada, se os dois são estopim curto, o quarteirão todo fica sabendo das discussões e são essas pessoas que falam: “Tenho uma jararaca em casa” e ela: “Eu tenho um demônio em casa”.

Agora, sempre tem que ter uma desavença, porque o amor permite alguma rusga. Não é só gentilezas na vida,

Se uma pessoa ficou vários anos sem falar com você e começa falar de repente, transfere os seus compromissos porque alguma coisa está acontecendo e outra em seguida irá acontecer.

Então, são coisas importantes que acontecem e nós temos que olhar bem essas situações, da importância da família, no qual o Amor Entre os Povos cuida demais, olha com muito carinho porque família é um ponto maravilhoso que devemos cuidar.

Quando tiver alguma desavença com o seu parceiro, nunca se coloque numa posição de gladiador, coloque-se ao lado dele, pelo menos sinta o drama dele. Se você parar ao lado dele e sentir o drama dele, ele irá sentir o seu, ele mesmo irá reverter toda a situação criada.

Agora se você ficar falando assim: “Isso não está certo”; “Aquilo não está certo”, vai acontecer uma coisa depois do terceiro ou quarto mês, você passará a sentir qualquer dor.

Então nós temos que se por ao lado para resolver e não tentar resolver sozinho.

Nosso endereço: Amor Entre os Povos, Rua São José, 247 – centro – Ribeirão Preto - SP, fone: 16 3625-0574.

Abraços

Florêncio Antonio Lopes
Mestre Espiritualista
Site: link
florencio.al@gmail.com

Texto Revisado


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Florencio Antonio Lopes   
FLORÊNCIO ANTONIO LOPES Terapeuta Espiritualista graduado "Senhor-Mestre" Ribeirão Preto - SP 
E-mail: florencio.al@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 04/03/2019

Veja também
Como diminuir a carência e a solidão
Vamos malhar o Judas?
Para separar é preciso mais amor do que para casar!
Velha-moça - Menina feliz!
Ou você muda ou o mundo irá mudá-lo
Desesperança!

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
terça-feira, 23 de abril de 2019

energia
I-Ching: 34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


energia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Suas barreiras são reais ou imaginárias?
2. Está na hora de tomar uma atitude!
3. Você faz de tudo pelo outro e não é valorizada nem desejada como gostaria?
4. Quando você vai começar a falar?
5. A intuição nos conecta com Deus
6. Aprendendo a não-ação
7. Liberte-se das influências
8. Canção-Krishna de Alma Para Alma

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa