Menu

SE NÃO ATINJO A EXCELÊNCIA, FICO NA INCOMPETÊNCIA!

Atualizado dia 8/2/2010 8:57:02 PM em Espiritualidade
por Teresa Cristina Pascotto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Para provar sua perfeição para o mundo, por conta da necessidade de serem reconhecidas em seus esforços, atitudes e talentos, muitas pessoas passam a vida buscando a excelência em sua performance.

Dentro de qualquer situação em que se sintam desafiadas a correrem o risco de parecerem imperfeitas aos olhos de outras pessoas, as quais julgam serem importantes ou capacitadas para fazerem algum julgamento nesse sentido, exaurem suas forças, na tentativa de se superarem, para que sejam avaliadas como perfeitas em suas ações.

Se acham que não atingirão o resultado perfeito, que agrade a todos, não se expõem, não avançam e até desistem.

Essas pessoas ficam presas a isso. Ou atingem a excelência na qualidade de meus feitos e atitudes ou esquecem tudo o que desejam fazer e ficam apenas "operando no modo sobrevivência", fazendo apenas o básico em suas vidas. Dentro disto, as pessoas atuam de forma indiferente a tudo, sem grandes vontades ou expectativas.

Para fazerem o "básico", não precisam ser aprovadas pelo mundo, mesmo porque, buscam se associar ou se envolver com pessoas ou situações que sejam de menor importância - segundo seu crivo - e isso faz com que não se preocupem com o julgamento delas. Dessa forma, vivem mais relaxadas, porém, muito descuidadas e desatentas. Fazem o que conseguem, sem se interessarem pelo que estão fazendo, e sem considerar muito as pessoas ou as situações em questão, como deveriam fazer.

Com esse tipo de atitude indiferente aos resultados, sem se preocuparem com os demais, as possibilidades de cometerem erros é muito maior. Se atuam de forma incompetente, não ficam felizes, mas também não se preocupam com isso, pois o julgamento será feito por pessoas que não consideram importantes em suas vidas, então, tanto faz se a pessoa em questão irá gostar ou não de seus feitos.

Seu pensamento é assim: por que deverei ser excelente e perfeita para fazer este trabalho tão básico, se não serei aplaudida, reconhecida ou elogiada por alguém que julgo superior a mim? Não terei nenhum benefício me esmerando e tendo maiores esforços. Então, farei do jeito que der, só para me livrar logo desta tarefa.

Oscilam em extremos opostos. Se acreditam que serão avaliadas por alguém superior a elas, e se acham que terão algum benefício, darão o melhor de si e buscarão a excelência em suas ações. Caso contrário, nem se preocuparão em se esforçar, fazem por fazer. Se correm o risco de serem desaprovadas por alguém importante, sentem medo de errar e de decepcionar essa pessoa. Se a pessoa não for importante, não se importam com sua desaprovação.

Apesar de todos os esforços em agradar as pessoas superiores, o resultado é sempre uma sensação de fracasso. Nunca sentem que fizeram o melhor, nem que fizeram um bom trabalho. Estão sempre achando que faltou algo, que erraram. Isso é um verdadeiro tormento para elas. Somente um resultado evidentemente positivo é que as deixa felizes e seguras. E como nunca acreditam que obtiveram um resultado assim, estão sempre insatisfeitas.

Obviamente isso as deprime, é desgastante demais sempre desejarem se superarem e nunca conseguirem. Desta forma, essas pessoas acabam por escolher desistir em buscar a excelência. Passam então a fazer apenas aquilo que já sabem fazer. Para isso, atraem "clientes para prestarem seus serviços" (como exemplo), a quem julgam serem inferiores,  e que estão tão necessitadas de seus serviços, que nem percebem que a pessoa está fazendo seu trabalho sem atenção e sem os cuidados necessários, mas somente cumprindo um protocolo, para finalizar seus serviços rapidamente, para se livrar logo desse cliente tão insignificante. É aqui que muitos erros são cometidos.

Com esse tipo de atitude, com certeza essas pessoas se avaliam e sabem que atuaram de forma incompetente e até mesmo, que cometeram erros. Sentem-se incomodadas com isso, mas não conseguem mudar, pois só enxergam duas possibilidades: ou a perfeição com benefícios, ou a incompetência sem benefícios. Como esta segunda opção dá menos trabalho, é nesta que ficam. E aprendem a conviver com isso, pois não se importam com mais nada e fazem apenas o mínimo necessário, já que não tem outra escolha, conforme acreditam.

Porém, existe sim outra possibilidade a escolher. É só a pessoa fazer aquilo que sabe, com a melhor intenção possível, com o real desejo de fazer diferença no mundo, sem precisar ser especial ou melhor que todos, mas sim fazer seu trabalho pelo simples fato de que foi a isso que se propôs. Não importa se o "cliente é especial" ou uma pessoa comum, o ideal é fazer o trabalho com o coração, mesmo que a pessoa não ame esse trabalho. O simples fato de colocarmos o coração em tudo o que fazemos, nos traz a condição de atingimos resultados muito satisfatórios, porém, a satisfação a qual me refiro, não é aquela por ter tido um resultado excelente, mas aquela que a gente sente na alma, pelo prazer do dever cumprido, da melhor forma que conseguimos fazer.

Agindo assim, a pessoa já não sente mais a necessidade de ser reconhecida, principalmente, por alguém superior. Porém, naturalmente, o reconhecimento acontece das mais variadas formas e por vários tipos de pessoas, inclusive as especiais. Esse reconhecimento - que já não é mais importante e necessário - trará uma grande alegria ao seu coração e a pessoa desejará realizar suas tarefas cada vez com mais amor. Sem excessos, mas apenas realizando seu trabalho com atenção e boa intenção.

Sugiro a você, que ao ler este texto,  leve um olhar para dentro de si e, com boa vontade e humildade, deseje descobrir se encontra em você, um pouco que seja dessa verdade conforme descrevi existir em outras pessoas. Muitas pessoas atuam dessa mesma forma - ou a excelência ou a incompetência - e nem percebem isso. Se descobrir que existe um pouco disso em suas atitudes, não se desespere. O importante é tomar consciência dessa realidade, e aceitá-la. Passe a se observar nesse sentido, para se perceber ainda mais e deseje superar esses aspectos, buscando realizar seu trabalho com amor, mesmo que não o ame. Isto é possível, acredite.

Texto revisado 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Teresa Cristina Pascotto   
Atuo a partir de meus dons naturais, sou sensitiva, possuo uma capacidade de percepção extrassensorial transcendente. Desenvolvi a Terapia Transcendente, que objetiva conduzir à Cura Real. Atuo em níveis profundos do inconsciente e nas realidades paralelas em inúmeras dimensôes. Acesso as multidimensionalidades Estelares. Trago Verdades Sagradas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa