Menu

Sem Confiança não dá!

Atualizado dia 2/28/2014 11:32:58 AM em Espiritualidade
por Maria Cristina Tanajura


Facebook   E-mail   Whatsapp

É tão mais fácil a gente ser verdadeiro, dizer exatamente o que sente. Por que vivemos procurando subterfúgios para não falar o que sabemos ser a nossa visão do fato e construimos elaboradas teses que são mentirosas e nada explicam, não possuindo qualquer valor?

Sinto que muitas pessoas preferem viver assim. Escondem-se, não se revelam nem para as pessoas mais íntimas e se queixam porque não são amadas, ou vivem na solidão.

Como se pode amar alguém que não sabemos quem realmente é? Se há sempre algo no que essa pessoa diz, ou faz, que não se encaixa na ideia de quem ela é, que foi construída dentro de nós, a partir das experiências vividas com ela?

É como se estivéssemos sempre pisando num terreno pantanoso que não sustenta nossos passos. É firme em alguns momentos e logo adiante é fofo e nos faz quase afundar.

Sem confiança e verdade, nada pode ser construído entre duas pessoas. O mínimo de respeito pelo outro nos impele a pensar nele e na decepção que lhe causaremos se resolvermos mentir, fingir, sem coragem de declarar qual a razão de nossas atitudes.

Estamos vivendo num mundo repleto de mentiras em todos os setores e o aprendizado do fingimento está conseguindo sempre mais adeptos... Na realidade, estas são pessoas fracas e que se negam a enfrentar a consequência do que fazem. Fingem ser boas, quando são apenas pessoas descaracterizadas, despersonalizadas, doentes e fingidas que vestem máscaras para se “darem bem” sempre!

Já vivi num tempo em que a palavra dada era respeitada! Não se precisava assinar documentos complicados que atestassem a validade dela. Infelizmente, hoje em dia, mesmo os acordos escritos e reconhecidos juridicamente, nem sempre têm valor.

Como poderemos construir uma sociedade que seja razoavelmente feliz se não podemos confiar em quase ninguém? Adiantaria aprender também a mentir, a trapacear? Isso diminuiria a nossa dor, ou aumentaria o caos em que vivemos?

As mudanças precisam acontecer e podemos fazê-las parte de nossas vidas, procurando ser mais honestos conosco mesmos e com o outro, principalmente com aquele que se chegou até nós desarmado, amoroso, procurando com o relacionamento construir algo positivo e duradouro.

A confiança mútua é a base estrutural dos relacionamentos. Qualquer pessoa que encontremos em nossas vidas merece ser tratada com respeito e consideração. Mesmo a verdade que vai magoar em um dado instante é melhor do que a mentira usada com o pretexto de não fazer o outro sofrer... e que vai causar um resultado muito pior para o relacionamento. O amor e o afeto verdadeiros são capazes de perdoar um erro, mas a desconfiança tira a condição mínima do relacionamento ter um futuro feliz.

Conhecerás a Verdade e ela vos libertará, já dizia o Mestre Jesus há tantos séculos atrás e fingimos não ter ouvido... continuamos a viver falsidades e a fazer trapaças, tirando das pessoas a confiança na própria vida.

Fingimento, hipocrisia, desonestidade, fraqueza de caráter – pragas sociais que precisam ser erradicadas, para que possamos ter uma vida realmente digna e saudável. Podemos começar com os mais próximos: filhos, companheiros, amigos e cada atitude dessas servirá para iluminar um pouco a escuridão sombria deste nosso planeta.

Coragem pra ser fiel ao que acredita, à própria consciência, ao que sabe ser a voz do seu coração! Ou continuaremos a viver tateando na bruma, sem encontrar o caminho, caindo e muitas vezes sem saber como levantar.

Sem Verdade e sem a Luz interior para nos guiar, pra onde iremos?

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 129


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Cristina Tanajura   
Socióloga, terapeuta transpessoal.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa