Menu

Ser Religioso ou Espiritualizado, eis a questão

Atualizado dia 5/27/2018 12:43:47 PM em Espiritualidade
por JOÃO LUIZ SPOSITO


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ser ou não ser eis a questão, mas o que ser então? Este tema pode ser bem polêmico, mas creio que será benéfico aos queridos leitores para refletir sobre o ponto de vista aqui explanado.

Para nos aprofundarmos mais sobre o tema é preciso que entendamos um pouco mais dos mecanismos da religião e da espiritualidade, das semelhanças, das diferenças e como estas escolhas nem sempre trazem a mesma mensagem ou apontam na mesma direção, porém, a reflexão é que mesmo caminhos diferentes podem se encontrar como os afluentes de um grande rio se encontram, misturam-se e seguem juntos em direção ao mar.

Entendendo que as muitas religiões existentes na Terra foram criadas pela humanidade segundo a visão regionalizada de cada povo e conforme a sua cultura, isso se traduz em multiplicidade de entendimentos, de pontos de vista diferenciados, portanto, com certeza isso faz com que não haja um ponto de concordância, de unanimidade quanto à essência de ensinamentos espirituais.

A espiritualidade, por sua vez, não depende de entendimento; ela apenas é o que é, não foi criada pela humanidade, não está sob a direção dos homens como nas religiões, a espiritualidade está disponível a todos e cada indivíduo tem a sua parte, o seu acesso personalizado, seu próprio entendimento e não existem intermediários para acessar esta inesgotável energia disponível integralmente para a humanidade.

Este autor em nenhum momento está descartando os missionários, sacerdotes, gurus ou líderes religiosos porque entende que cada um tem o seu lugar na evolução da humanidade e que muitos precisam de orientação, porém, aqueles que guiam outros são ajudadores e não intermediários, mas poderíamos aqui compará-los a treinadores como nos esportes, onde quem joga é o jogador, o técnico só orienta e prepara.

Porém, há de se entender que não é preciso ser religioso para ser espiritualizado, como também pode-se  ser muito espiritualizado sem ser religioso. Muitas das vezes o religioso só tem a religião e desconhece a espiritualidade, embora haja religiosos como muita espiritualidade, enquanto o ser espiritualizado não depende de religião porque possui na sua espiritualidade um conhecimento genuíno, amplo, geral, irrestrito e sem interferência humana, porque não depende de interpretação mas de absorção, compreensão, sentimento.

O religioso puro e simples tem mais dificuldade de se espiritualizar, porque  esta é uma condição mais rara devido a limitação causada pela religião quando estabelece os dogmas, que são travas ou mecanismos que atrasam ou impedem uma visão ampla das verdades eternas.
Um ser humano espiritualizado não necessita discutir sobre a existência ou não de Deus, ou das verdades espirituais, porque sabe que cada um tem a sua verdade e isso é uma verdade espiritual. Ele sabe que dentro de seu próprio mundo o ser humano cria a sua verdade. Um ser espiritualizado respeita aqueles que acreditam e desejam seguir as religiões e ele mesmo pode até ter a sua própria religião para servir de instrumento á sua espiritualidade ou não ter religião nenhuma; é uma questão de escolha que está ligada ao grau de evolução e da espiritualidade de cada pessoa.
Um ser espiritualizado compreende a diversidade humana, ele sabe que cada um tem aquilo que necessita para evoluir e que no final todos sem exceção irão acessar o caminho espiritual individual para, então, atingir a sabedoria coletiva da humanidade e do cosmos.

Portanto, se existem as religiões na Terra, com certeza elas têm seus propósitos e seguirão contribuindo para que a humanidade desperte para a espiritualidade, seja aderindo às religiões, usando seus aspectos positivos ou desprendendo-se delas e seguindo caminhos próprios individuais compreendendo ser esses caminhos mais adequados às suas evoluções.

Ser ou não ser eis a questão, mas o que ser, então? Religioso ou espiritualizado? A resposta a esta pergunta está guardada dentro de cada indivíduo; esse microcosmos que possui acesso a todas as respostas que quiser acessar, porque o micro e o macro são um só.

Sejam felizes, sendo como escolheram ser, seguindo suas sabedorias e evoluções.

João Luiz Spósito - Brasília DF

Maio 2018

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: JOÃO LUIZ SPOSITO   
João Sposito, atende em Brasília-DF, Terapeuta em Bio energética(par magnético), Reikiano, cromoterapeuta, espiritualista desde 1998, realiza assessoria espiritual personalizada e aconselhamento. Agendamento de consultas: presencial e a distância, (61) 982247680 whatsapp.,
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa