Menu

Ser Solidário

Atualizado dia 1/17/2013 1:00:28 PM em Espiritualidade
por Maria Cristina Tanajura


Facebook   E-mail   Whatsapp

Começando uma nova etapa, cheios de boas intenções, deparamo-nos com as mesmas cenas tristes em cada canto de nossas cidades. Nos semáforos, enquanto a luz não muda de cor, pessoas de fisionomias tristes nos pedem a ajuda de umas moedas. Em algumas calçadas, outras, farrapos humanos verdadeiros, vivem ao relento, sujos, maltratados, abalando os nossos corações. Chegando à nossa casa e ligando a televisão, damos com noticiários que são verdadeiras páginas policiais, relatando-nos assassinatos, roubos, falcatruas... Como está triste este nosso mundo, amigos!

Fico então a pensar: o que pode resolver tudo isto? Os violentos e ladrões, não deixam de ser doentes da alma que precisariam ser socorridos e tratados de alguma forma, pois não resolve apenas alijarmos eles de nosso convívio, pois na primeira oportunidade voltarão a fazer igual ou pior. Sempre penso que alguém, em algum lugar, poderia ter ajudado aquele indivíduo a melhorar. Os que estão abandonados no meio das ruas ou em sanatórios, asilos, orfanatos, será que nasceram do nada? Nunca foram ligados a ninguém, por qualquer tipo de laço?

Percebo que só há uma solução para esta realidade triste com que nos deparamos a todo instante: difundir e colocar em prática a solidariedade. Sempre podemos ajudar de alguma forma, em algum lugar, alguém. Por que não o fazemos? Se cada um de nós cuidasse do próximo mais próximo, da forma que fosse possível, tudo seria diferente.
Não basta evocarmos a luz. Precisamos acender a nossa própria luz, através da prática amorosa, ou não estaremos saindo do lugar e nosso mundo interior e exterior continuará o mesmo.

Será que as pessoas que conviveram com um assassino exterminador, durante toda a sua vida, jamais desconfiaram que algum dia ele poderia vir a surtar de forma tão violenta, como acabou fazendo? Na escola que cursou, entre os amigos, em família, ninguém jamais cogitou da necessidade de tratá-lo, por estar doente?

Não podemos ficar mais empurrando a vida com a barriga, deixando tudo para fazer amanhã. Os momentos de decisão são sempre agora e do jeito que a vida está correndo, decidamos que devemos nos comprometer com a melhoria de nossa sociedade, ou tudo irá ficando cada dia mais caótico! Se a luz da presença amorosa de Deus já nos tocou, o que estamos esperando pra iniciar o trabalho urgente que nos cabe?

O que cada um pode fazer, cada um sabe. Basta vivermos alertas ao momento que passa. É preciso que nos desapeguemos de nossos pequenos eus e realmente olhemos para os irmãos que estão caminhando ao nosso lado. No elevador, nos locais de trabalho, nas ruas, em nossas famílias, entre os nossos amigos, na internet... Enfim, há MUITO a ser feito.

É pratico vivermos culpando sempre os outros por não fazerem isto ou aquilo, pois é fácil encontrar culpados para tudo. Mas não é nada fácil conviver com a tristeza deste nosso mundo, onde valores morais já não parecem existir e onde as coisas materiais se tornam o sonho de felicidade da maioria, como se ter mais alguma coisa fosse aplacar a nossa dor, a nossa falta de amor!

Muita energia positiva está chegando ao nosso planeta, muita ajuda estamos recebendo de irmãos iluminados de outras dimensões, mas precisamos fazer a nossa parte. Não basta sonharmos, é preciso trabalharmos, nos comprometermos com a tarefa grande e importante que temos pela frente, ou nada será alcançado.
Aquilo que Jesus nos ensinou tantos anos atrás está esperando para ser posto em prática por todos nós. Diante de qualquer situação, por que não nos perguntamos o que Jesus faria numa hora dessas?
Penso que no início de um ano novo, novas resoluções precisam ser tomadas. Mudanças que gerarão transformações.

Já sabemos que a paz do mundo começa em cada um e que o Amor se expressa através de tudo e inclusive de nós. Se cada um der o pouco que puder de compreensão, paciência, respeito e amor pelo próximo, estaremos realmente iniciando um ano novo! Se nada fizermos, continuaremos a viver no velho, o resultado de nossa inércia, de nossa acomodação, só que com consequências cada vez mais tristes e sérias.
Podemos mudar, basta querermos. O amanhã será melhor, se cuidarmos de melhorar. Que 2013 seja O ANO de amarmos a nós mesmos e ao outro como a nós mesmos! Não há tempo, pois o momento já chegou.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 67


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Cristina Tanajura   
Socióloga, terapeuta transpessoal.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa