Menu

Só ajudar os outros não basta

Atualizado dia 10/18/2011 7:42:50 PM em Espiritualidade
por Espaço Harmonia


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muitas vezes, vejo correntes filosóficas e até religiões afirmando que, para melhorar a vida, basta começar a fazer caridade.
Entendo que a caridade deve ser uma de nossas prioridades, mas não encarada dessa forma. Fazer caridade, como qualquer outra atividade, deve ter uma motivação diferente dessa.
Ajudar as pessoas, seja material ou espiritualmente, deve ter uma motivação mais altruísta, seja por nos sensibilizarmos com o sofrimento alheio, seja por isso fazer parte de nossos ideais mais elevados. Mas não deve ser feito por motivação egoísta, visando o próprio benefício.

Existem algumas pessoas, no entanto, que não fazem caridade visando o próprio benefício, mas que acreditam que seus conflitos serão automaticamente resolvidos por Deus, pois Ele está vendo suas ações. Entendo que a motivação aqui é mais nobre, porém, não a mais correta.

Para ter uma boa relação com Deus, o foco não é ficar se esforçando o tempo todo para agradá-lo, e sim se esforçar para aumentar sua confiança Nele. Aí, sim, fazer coisas que o agradam acaba acontecendo naturalmente.
Além disso, sua vida não vai melhorar enquanto você não se reconhecer merecedor dessa melhora; há pessoas que dão tudo de si na hora de ajudar os outros, mas que se sentem culpadas ao pedirem ajuda para si mesmas.

Jesus não disse "Ama seu próximo mais do que a ti mesmo", Ele disse: "Ama seu próximo como a ti mesmo"; ou seja, se nós achamos que os outros merecem ajuda, temos que reconhecer que nós também merecemos.
O que você diria de uma pessoa que, a despeito de estar sedenta, desse água somente aos outros, sem nunca tomar a água? Será que não chegaria um momento em que ela cairia desfalecendo de sede? Provavelmente sim.
Com nossas forças acontece a mesma coisa. Se nós somente ajudamos os outros, nossa bateria descarrega. Temos que repor nossas forças, para continuar compartilhando.
Portanto, lembre-se sempre de buscar resolver também os seus conflitos, buscar seu próprio auxílio, curar-se. Assim você se fortalecerá e poderá ajudar muito mais pessoas do que poderia imaginar.

Afinal, a caridade começa em casa.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Espaço Harmonia    
Vivian Caon é Tecnóloga em Estética. Estuda e viviencia as terapias holísticas desde o ano 2000, sempre se aperfeiçoando. Já participou de inúmeros cursos e workshops nessa área.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa