Menu

Sociedade Ecozoica

Atualizado dia 3/28/2017 4:07:35 AM em Espiritualidade
por Ana Freyja


Facebook   E-mail   Whatsapp

“O universo, o sistema solar e o planeta Terra em si e em sua emergência evolutiva constituem, para a comunidade humana, a principal revelação do mistério fundamental a partir do qual todas as coisas surgem”. 

Thomas Berry
 
A Sociedade Ecozoica surgiu com base nos estudos e publicações de Berry, composta por pesquisadores e seguidores de seu pensamento visionário. Hoje, o Centro de Estudos Ecozoicos (Center for Ecozoic Studies) se dedica a propor a percepção de uma sociedade ecozóica através de pesquisa, educação e arte. O termo ecozóico faz referência à “casa da vida”, sociedade ecozoica significando, então, “sociedade de vida”.

Segundo os preceitos na qual se baseia, o grande desafio é revolucionar a sociedade atual, tornando-a mais justa, consciente, e íntegra com o meio ambiente, assumindo nosso papel com responsabilidade. Toda a evolução que se seguiu até hoje, as descobertas, tecnologia e transformações que sofremos, não são um mal, mas sim a chave para reverter o impacto negativo tornando nosso processo evolutivo mais ético e regado a bom senso.

Temos então um novo modelo para o vínculo ser humano X Terra baseado no bem estar de tudo o que nela existe, a Era Ecozoica, em choque com as concepções de um modelo que visa apenas o bem estar da espécie humana: a Era Tecnozoica, que se utiliza da exploração sistêmica e desenfreada dos recursos naturais.

O planeta está entrando em um colapso. Já não pode mais suportar tanta tirania humana e ainda parece estarmos muito longe de conseguir reverter esta situação. O futuro da Terra e, consequentemente, de nossa própria espécie, depende destas escolhas. Mas existe mesmo uma forma de por em prática tal pensamento? A sociedade ecozóica apresenta seus 3 pilares, ou áreas, que devem ser observadas:

1) A Nova História – “O Saber”: um relato ao mesmo tempo científico e mito da criação, que descreve o papel do ser humano no universo e mescla ciência e mitologia (referência: livro “The Universe Story”, de Brian Swimme e Thomas Berry). A Nova História desperta um sentimento de mistério em nossa existência e nosso papel, religa o indivíduo ao mundo natural na qual faz parte e traz uma mitologia unificadora para todas as culturas humanas, além da base comum para a criação da Era Ecozoica. Segundo a Sociedade Ecozoica, esta Nova História deveria ser ensinada nas histórias infantis, cantadas e expressada nas artes, literatura, encontros religiosos e espirituais.

2) Biorregionalismo – “O Fazer”: Entendendo como “sociedade” toda comunidade animada ou não que habita uma região, sendo todas as sociedades importantes para o todo, assim, cada biorregião seria uma divisão geográfica natural relativamente auto-suficiente e responsável pela preservação local. Este sistema ofereceria não somente a base para a comodidade e direitos humanos, como para com todas as comunidades, através do entendimento de que a Terra seria uma entidade individual sustentada pelo equilíbrio de todos os seus modelos biorregionais. Desta forma, voltaríamos nosso olhos para as belezas naturais e nos religaríamos à nossa base (a natureza) assim como perceberíamos realmente os danos causados. Uma verdadeira evolução humana seria possível e diversas iniciativas poderiam fazer parte do contexto: plantio de hortas nas vizinhanças, divulgação de técnicas de compostagem, aprendizado de técnicas de preservação e conhecimento da biodiversidade local entre outras.

3) Espiritualidade Ecológica - “O Ser”: O resgate do divino na natureza através da consciência de que o universo possui uma dimensão psíquica-espiritual que se manifesta em tudo o que existe como um todo: é uma grande teia.
Trata-se da espiritualidade da Terra como essência interior que lhe dá sua forma e a tudo que nela habita. Por muito tempo nos afastamos dessa espiritualidade natural devido à influência de um pensamento religioso que separou o mundo físico do mundo espiritual. Desta forma, o mundo material, dotado de tempo, considerado inferior em relação ao mundo espiritual (eterno), passou a ser visto como objeto de uso e exploração. O resgate da ligação com a essência numinosa¹ do mundo natural, através da contemplação da manifestação da natureza em todas as suas formas (animais, plantas, elementos, observação profunda dos ciclos das estações, germinação das sementes e manifestações nos céus), se dá através da compreensão e sensibilidade do divino que se manifesta. Esta espiritualidade ecológica pode variar entre pessoas e grupos de algo comum para uma religião estabelecida, mas, não tem como objetivo substituir quaisquer ensinamentos tradicionais de espiritualidade e ética, e sim, ampliá-los e expandir a consciência do ser humano em sua união com o divino.


¹Numinoso: “...é uma experiência do sujeito independente de sua vontade. .. O numinoso é tanto uma qualidade pertinente a um objeto visível como a influência de uma presença invisível que causa uma peculiar alteração da consciência” - Carl Gustav Jung.

Gratidão pela visita e até a próxima!

"Jamais deixe ninguém definir quem você é. Seja autêntico!"

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ana Freyja   
Estudiosa e palestrante de temas relacionados à religiosidade pré-cristã europeia, paganismo, magia e espiritualismo. Atua ainda como facilitadora do sagrado feminino, runemal (oraculista especializada em runas), taróloga e consultora holística através da manipulação de ervas, cristais, símbolos e energia em geral.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa