Menu

SUPERANDO O SENTIMENTO DE INADEQUAÇÃO

Atualizado dia 7/28/2010 1:18:03 PM em Espiritualidade
por Teresa Cristina Pascotto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Este é um sentimento que acomete a quase totalidade dos seres humanos. Quantas vezes as pessoas se freiam em fazer ou falar algo, só porque temem serem inadequadas e, com isso, não serem aprovadas e aceitas pelos outros?
Existem pessoas que se sentem inadequadas o tempo todo. Este tipo de pessoa sempre sofre por achar que é a única inadequada do planeta. Para reforçar essa crença, sempre busca uma referência externa e se baseia no comportamento de outras pessoas à sua volta, que ela "julga" serem extremamente adequadas em suas colocações e ações.

Mas o que esta pessoa não sabe, é que, mesmo uma pessoa que se mostra feliz e segura com suas atitudes diante do mundo, muitas vezes, é apenas fachada, uma forma de manifestar sua pseduo-adequação.
Recebo muitos clientes que se mostram perfeitamente articulados e seguros, mas mesmo assim, não se sentem satisfeitos com sua vida. Quando pesquisamos o motivo disso, inevitavelmente, deparamos com um grande sentimento de inadequação oculto em seu inconsciente.

A pessoa passou anos de sua vida querendo provar para o mundo que era segura de si, e criou, para isso, uma imagem idealizada, para fazer com que o mundo acreditasse em sua segurança. Isto é pura máscara. Uma pessoa verdadeiramente segura de si não precisa esbanjar adequação por aí, não precisa sempre que todos a apreciem. Ela simplesmente É, no sentido de SER QUEM É. Sem precisar provar nada para o mundo.
Essa pessoa não se preocupa se vai agradar a todo, isto não importa ao ser que aceita sua presença divina integralmente, independentemente de acertar 100% em suas manifestações ou colocações. Esta pessoa, apenas coloca-se no mundo e interage com ele, indiferente ao resultado que colherá. Seu pensamento seria assim: este sou eu, integralmente, em minha manifestação divina, é este ser que realmente sou, que ofereço ao mundo. Sei que não agradarei a todos, e que nunca haverá unanimidade quanto a aprovação de todos. Sei que alguns não gostarão de minha manifestação. Aceito que posso errar, que posso falhar, que posso, inclusive, ser muito inadequado

Nestas circunstâncias, a pessoa consegue se colocar no mundo de forma tranquila, sem se obrigar a ser aquilo que "não consegue ser", pelo menos por enquanto. Por que precisamos cumprir com as exigências do mundo? Quem ou o que determina o significado exato de ser adequado ou inadequado? Onde está esse manual?

O que é inadequado para uns é extremamente adequado para outros, dentro de seus princípios e valores. Se assim é, por que ficamos presos a valores que nos são impostos desde que nascemos? Acredito que um mínimo de coerência e consciência moral sejam bem adequadas em nossa manifestação no mundo, mas desde que seja apenas para nossa interação natural com o mundo, respeitando os direitos de todos.
Porém, quando falamos em algo maior, onde desejamos ser e estar, de acordo com a nossa essência divina, nem sempre conseguiremos ser aprovados pelos outros. As outras pessoas estarão presas aos seus rigorosos manuais de "certo ou errado". Mas ninguém poderá saber o que vai dentro do coração de uma alma humana.
Cada alma é um ser divino, especial e único. Se esta alma não prejudica ninguém ao se colocar no mundo, por que ela deveria se limitar em se expressar integralmente, só porque o mundo não irá compreendê-la? Por que precisamos tanto dessa compreensão e aprovação do todo?

Pelo medo de errar, e não ser visto com bons olhos pelos outros, é que muitas vezes as pessoas nem sequer buscam conhecer o que de verdade sua centelha divina quer manifestar e realizar aqui, no plano terrestre. Nem sequer buscam, de verdade, encontrar o verdadeiro significado de sua atual encarnação, qual o sentido dela, qual seu propósito de vida?
O pensamento inconsciente é mais ou menos este: se para realizar meu propósito, terei que ser eu mesmo e suportar a possibilidade de não ser aceito e aprovado pelos outros e, ainda, ser visto como estranho e inadequado, e como não suporto me sentir assim, então, é melhor eu nem descobrir qual é minha missão de vida. Mesmo que eu já tenha descoberto, já percebi que é muito difícil ter que romper com alguns padrões de comportamento, com algumas permissões que dou aos outros, com algumas privações que me imponho. Vou ter que interditar algumas pessoas e mudar minha interação com outras, que começar a dizer não aos jogos psíquicos e energéticos com os quais interajo com o mundo. Não vou conseguir superar isso tudo, não suportarei ser julgado e criticado pelos outros por minhas mudanças de comportamento, sentindo-me ainda mais inadequado. As pessoas não gostarão mais de mim se eu disser não a elas, se eu não aceitar alguns jogos e condições que me impõe, isto é muito perigoso, melhor eu me esquecer dessa ideia de propósito de vida. Esta dor da frustração já é velha conhecida e já sei lidar com ela. Mas a dor do novo e das mudanças que ocorrerão no meu mundo, quando eu mudar internamente, eu não poderei suportar.

Infelizmente, muitas pessoas sentem-se aprisionadas desta forma e, às vezes, nem imaginam que essa realidade existe dentro delas. Sentem  angústia e buscam respostas fora, ao invés de encontrar as respostas que estão dentro de seus corações. Pode ser difícil constatar esta realidade, num primeiro momento, mas se a pessoa souber que essa dificuldade pode ser experimentada e superada, e aceitar passar pelo processo de libertação, tudo será muito mais fácil.
Quero ressaltar, que a inadequação conforme descrevi acima, não é a realidade divina da pessoa, mas, sim, a distorção da verdade,  por conta da percepção errônea que ela teve de si mesma, de acordo com suas crenças e com as limitações que aceitou receber de "herança" em sua educação.

Como superar isso: simplesmente tentando descobrir se essa verdade existe dentro de você. Provavelmente a encontrará. Assim, vá adiante, vasculhe e pesquise mais ainda em seu inconsciente, que com certeza encontrará muitas verdades e todos os recursos para se desvencilhar dessas amarras. A consequência disso: liberdade e coragem para enfrentar toda e qualquer circunstância que vier a acontecer, no processo de seu desenvolvimento pleno.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 74


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Teresa Cristina Pascotto   
Atuo a partir de meus dons naturais, sou sensitiva, possuo uma capacidade de percepção extrassensorial transcendente. Desenvolvi a Terapia Transcendente, que objetiva conduzir à Cura Real. Atuo em níveis profundos do inconsciente e nas realidades paralelas em inúmeras dimensôes. Acesso as multidimensionalidades Estelares. Trago Verdades Sagradas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa