Menu

Trabalhando Conflitos com Amor

Atualizado dia 12/22/2011 3:10:35 PM em Espiritualidade
por Cristina Ghelfi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Agradeço a todos pelas mensagens enviadas sobre o artigo "A difícil convivência".Todos estamos voltados para a ascensão, precisamos "trabalhar conscientemente aspectos conflitantes, nossa maior missão no momento: vencer os aspectos mal trabalhados e ser um luzeiro, no grupo onde nos encontramos encarnados".

Gostaria de falar sobre a mansidão e falar em mansidão é quase uma heresia, um tabu. Os mansos herdarão a terra. Não é o que parece no mundo de hoje, mas esta sempre foi a ordem estabelecida por Deus.
Num mundo onde o resultado, o lucro, é o que interessa, e as disputas e a competitividade são incentivadas e até desejadas. A "realidade" é focada no resultado imediato de nossas ações.
Como falar de mansidão, se o "ser manso" é o contrário disso, é saber aguardar, é ter paciência, é esperar o resultado. Nem os nossos filhos nós não temos paciência de esperar, haja visto o número de cesáreas com data marcada, obviamente antes de chegada a hora do parto natural...

E quando o "ser manso" é confundido com o "ser falso", "ser fraco", "ser inofensivo" (como um animal indefeso e incapaz), "ser covarde".
Ser manso de coração: persuadir seus semelhantes sem se excitar; prevenir os males sem se apaixonar; extinguir as lutas com doçura, e gravar nas almas progressistas as verdades que soube estudar e compreender.
Quem está com a verdade não necessita ser ríspido, grosseiro, colérico.
Ser gentil, cortês, tolerante, não é ser falso.
Acredito que a mansidão está intimamente ligada a Fé.
Ser manso é ter domínio próprio, autocontrole. Manso é "a pessoa que dá uma resposta macia a uma pergunta áspera". O manso é humilde de espírito e reconhece suas limitações e fraquezas e tem chorado por causa dos seus pecados. Ele sabe quem ele é, e por isso, tem paciência e consideração pelas outras pessoas, pois são iguais a ele, estamos todos aqui e agora, aprendendo.
O manso não julga, pois sabe que a mesma medida poderá ser usada contra ele (Mateus 7:1-5).

E como é difícil lidar com a incompreensão alheia, a calunia... Ser manso é ser forte, como é difícil se controlar, quando é tão fácil se desesperar, se entregar, xingar...

O que esperar dos relacionamentos familiares difíceis, ou com "superiores" (chefes, governo...)? Ser Manso?! Não revidar ? Não reclamar? Não Lutar? As Grandes revoluções certamente não foram feitas por pessoas com o espirito manso.... Não sei... Talvez.... Depende da lição que se está aprendendo no momento, talvez uma pessoa gentil passe por um momento extremamente ativo, nervoso, tenso e age a altura. Bem como, uma pessoa violenta é capaz de gestos inesperados de delicadeza ou entendimento. Qual é o seu momento?

Acredite, as atitudes grosseiras, violentas, são 100% de pessoas ignorantes, pois ignoram as leis de Deus, ainda que digam o contrário. Quando colocadas à prova vê-se a fragilidade e até a insanidade destas pessoas, temos inúmeros exemplos. Presidentes... ex-presidentes... pessoas arrogantes, loucas, fazem guerras como se estivessem brincando no quintal de casa, brincam com vidas, destinos... Hoje e em todos os tempos, eles sempre existiram.

Outro exemplo, mais próximo: Um pai que não paga a pensão alimentícia dos filhos? Como lidarmos com isso, como manter a calma, como respeitar esse momento egoísta e insano do outro ? Ainda que ele já tenha sido preso, ainda que ele já esteja solto, ainda que o processo esteja correndo.... Como entender que um homem durma sabendo que seus filhos estão desamparados da figura paterna. Que um pai acredite que a mãe tem a obrigação de criar os filhos sozinha? Ou a mãe que abandona os filhos, ou os filhos que abandonam os pais? Como manter a serenidade nesta situação? Viu? Como tem que ser forte para ser manso de coração? Como é preciso Ter fé?

Haja o que houver o que existe é a verdade, não usemos máscaras, sejamos reais conosco e com o próximo. Se você não quer saber de nada, que seja com todo o seu ser, assim você não fica se iludindo nem iludindo as pessoas, isto é ser digno de confiança. Mas cuidado, para não estar sendo covarde, e estar lavando as mãos quando poderia estar sendo um luzeiro, fazendo a sua parte.

Eu conheço uma estorinha de São Clemente que mostra a força do perdão e da mansidão. Certa vez, ele entrou numa taverna para pedir uma esmola para as obras que realizava. Um homem que o odiava, estava presente. São Clemente entra, se dirige à mesa onde ele estava e pede uma esmola. Como é , você não vai fazer nada ? - falou alguém. O valentão pegou o copo de cerveja que bebia, encheu a boca e cuspiu no rosto de São Clemente. O santo não se perturba. Limpou o rosto e disse ao agressor: - Você já deu o que eu mereço. Agora, dê uma esmola para meus pobres. A atitude do santo desconcertou, o homem e os demais do grupo. Na mesma noite, mandou a São Clemente um saquinho de moedas de ouro e, arrependido e penitente, tornou-se grande amigo e colaborador do santo.
É a força da mansidão, do perdão e da coragem.
Será que conseguiremos?

Precisamos evitar o mal hábito que às vezes temos de repreender os outros com aspereza, com raiva e nervosismo, pois isto faz mais mal do que bem.
Eu tenho 3 filhos e dois são adolescentes, percebo que muitos pais enganam-se quando corrigem os filhos com agressividade, por palavras e atos. É um mal.
Não exasperar o filho, é não deixá-lo com raiva de nós, pais. É preciso saber corrigir os filhos, com paciência, bondade e mansidão, na hora oportuna e sem humilhar o filho na frente dos outros, principalmente dos seus amigos.
E amigos, sejamos pacientes conosco, não nos irritemos com nossas próprias faltas, não nos perturbemos. Não perturbemos a nossa alma. Ninguém e nada rouba a paz de quem tem o coração manso e humilde, e é neste sentido que eles possuirão a terra (Mt 5,4).

A vida é sempre nova, os modelos são sempre velhos. Ela passa muito depressa, não fique para trás, não se atrase. Aceite as mudanças, viva a sua vida sem querer viver a vida do outro, mesmo que você o ame, mesmo que você queira evitar o pior, relaxe e tenha fé, pois cada um trilha o seu próprio caminho.

«A oração salvou-me a vida. Sem a oração teria ficado muito tempo sem fé. Ela salvou-me do desespero. Com o tempo a minha fé aumentou e a necessidade de orar tornou-se mais irresistível... A minha paz muitas vezes causa inveja. Ela vem-me da oração. Eu sou um homem de oração. Como o corpo se não for lavado fica sujo, assim a alma sem oração se torna impura.»
(Mahatma Ghandi)

Autora: Cristina Ghelfi

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cristina Ghelfi   
O Method Melchizedek realmente mudou todos os meus conceitos e experienciei uma nova realidade, atuo com Radiestesia , MESA RADIÔNICA, Astrologia Entre no meu site e confira!!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa