auravide auravide

Trabalho, Essência da Vida



“Encontre um trabalho que lhe der prazer e você nunca terá de trabalhar na vida”
Confúcio

Trabalhar, no hebraico significa “servir a Deus”, e o que pode ser mais louvável do que isso?

A visão distorcida que temos em relação a o que o trabalho significa em nossas vidas é que aumenta cada vez mais o sofrimento. Desde criança a nossa sociedade vai se torturando, vinculando ao trabalho a imagem ou sensação de “um grande fardo” a se carregar, como algo que é obrigatório para garantir nossa sobrevivência.
A maioria dos seres humanos é motivada a trabalhar apenas pelo medo (em primeiro lugar). Uma grande quantidade de pessoas também é motivada apenas pelo dever (em segundo lugar).

No caso do “medo”; o indivíduo se motiva a trabalhar pelo medo que tem de passar fome, ter necessidades e da marginalização, e isso o estimula ou motiva a trabalhar. Já no que se refere ao “dever”, o indivíduo faz porque deve assumir seus compromissos, quitar suas dívidas, porque “tem” que sustentar sua família e se alimentar etc..

Que tipo de sentimento, de emoção ou energia é criado a cada ato motivado pelo medo ou dever? Será que uma pessoa pode ser feliz trabalhando por medo ou obrigação? Certamente não...

Precisamos mudar as nossas motivações para com o trabalho, precisamos descobrir qual a nossa missão em relação a ele, mesmo que sutil, cada trabalho tem o seu papel, a sua missão, e ela precisa ser entendida. O trabalho é a porta aberta para a evolução pessoal.

“E sem o seu trabalho o homem não tem honra e sem a sua honra, se morre, se mata, não dá pra ser feliz, não dá pra ser feliz"...
Gonzaguinha


Para esse novo ano que começa, encontre motivos para o seu trabalho, esses motivos baseados no amor, na alegria, de produzir, de realizar, de fazer e acontecer. O trabalho é a agricultura da vida, plantamos e colhemos o tempo todo, e por isso a semente do medo e da obrigação precisa ser dizimada como uma erva daninha. Plante e cultive a semente do amor, e colherás as mais belas flores, perfumadas e coloridas.
Repense seus conceitos, veja o que o trabalho significa para você, se esse for um fardo, 2008 é um ótimo momento para resignificar esta visão.

“Quanto mais eu quero que algo seja realizado, menos eu chamo isso de trabalho”.
Richard Bach


Uma dica: Você já aplicou a Técnica do Papel Dobrado? Para você assistir meu vídeo: Clique Aqui

Texto revisado


Publicado dia 27/12/2007
  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12



foto-autor
Autor: Bruno J. Gimenes   
Professor e palestrante, ministra cursos e palestras pelo Brasil.
E-mail: bruno@luzdaserra.com.br | Mais artigos.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa