Menu

Tribunal da Consciência

Atualizado dia 12/10/2021 1:31:55 AM em Espiritualidade
por Íris Regina Fernandes Poffo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muitas pessoas têm medo, na hora da morte, do que encontrarão do lado de lá. Será que serão punidas pelos erros que cometeram? Será que serão julgadas em um tribunal no céu, ou no inverno?
Muitos carregam sensações de culpa, seja pelo que fizeram, seja pelo que deixaram de fazer. Uns se importam muito com isso, outros não. Como diz o ditado popular: “cada cabeça, uma sentença”!

A imagem do tribunal, no qual a pessoa recém-chegada, depois da morte do corpo físico, seria julgada pelos seus atos, preocupou Jacob, conforme descrito no livro: “Voltei” (1949), psicografia de Chico Xavier. Aqui se trata de alguém que cresceu na religião judaica, depois abraçou a doutrina espírita, e muito se dedicou às obras de caridade.

Estranhou não ter passado por nenhum julgamento. Durante uma conversa a esse respeito, na casa de sua filha, na colônia espiritual onde foi recebido, recebeu os seguintes esclarecimentos: “A morte não nos conduz a tribunais vulgares e sim, à própria consciência”. Deveria refletir e encontrar, dentro dele mesmo, os pontos vulneráveis do seu espírito, de maneira a corrigi-los, de acordo com os conhecimentos que possuía do evangelho”.

Neto e Zílio desencarnaram jovens, devido ao envolvimento com drogas, bebidas e outros vícios, e não foram levados a nenhum tribunal para serem julgados pelos seus abusos. Eles descreveram suas experiências nos livros, respectivamente, “Faz parte do meu show (2004) – pelo espírito Ângelo Inácio, psicografia de Robson Pinheiro, e “Um Roqueiro no Além” (1998) – psicografia de Nelson Moraes.

Ambos reconheceram que a voz da consciência foi o que mais lhes incomodou nos primeiros meses pós-desencarne. Viveram esta última encarnação no Brasil, fazendo o bem para muita gente com suas canções. Porém, seus vícios prejudicaram muito seus corpos físico e espiritual, considerado um tipo de suicídio a médio e longo prazo, e muito fizeram sofrer seus entes queridos.

Mas, diferente é o destino daquelas pessoas que, intencionalmente prejudicaram, roubaram e tiraram a vida de alguém, por dirigir alcoolizado e atropelar um ciclista. Aquelas envolvidas na violência e na criminalidade; no tráfego de drogas, de armas e de animais silvestres, na exploração de adolescentes para prostituição, e para o comércio ilegal de órgãos humanos.

Pessoas egocêntricas e gananciosas que, em nome do poder, do dinheiro e/ou do fanatismo, mataram centenas de crianças de fome, mataram ou deixaram inválidos jovens e adultos em atentados terroristas, que mataram centenas de baleias, elefantes, tigres, onças, gorilas, bebê-focas e golfinhos, destruíram florestas, poluíram rios e mares.

Fazem parte deste mega grupo também os mentores intelectuais ou próprios executores de assassinatos, extorsão de bens; perseguições raciais, políticas, religiosas, sociais e de gênero.

Lembrando ainda os políticos corruptos, que desviaram verbas destinadas à área da saúde, alimentação, educação, moradia popular e saneamento básico, em benefício próprio.

Mesmo que estes atos tenham ocorrido na época da inquisição, da escravidão, da ditadura militar ou do nazismo, ou na semana passada, todos erraram gravemente perante a vida, violando as leis divinas. Assim, responderão por isso ,e remediarão o mal que fizeram, pela lei da ação e reação. Mesmo que, devido ao seu orgulho e hipocrisia, suas consciências os levem a acreditar que não fizeram nada demais.

No entanto, quem desencarnou nestas circunstâncias, não perdoa quem lhes tirou a vida, ou quem fez mal à sua família. Querem vingança e justiça a seu modo. Passam assim, a obsediar seus agressores, tanto no umbral como na vida terrena, caso já tenham reencarnado, e isto pode levar anos. A passagem para a vida espiritual não muda o caráter da pessoa.

Regiões umbralinas estão repletas de seres assim! Como podemos ler no livro “O Abismo” (1968), pelo espírito André Luiz, psicografia de Ranieri, uma viagem de estudo  a um local onde predomina a dor, a angústia, o desespero, o ódio, o rancor.

No livro “Pertinho do Céu” (1999) – pelo espírito Euzébio, psicografia de Álvaro Basile Portughesi, temos o exemplo de um político corrupto. Quando estava encarnado, tinha pesadelos horríveis, seguidos de crises de convulsão. Este quadro nada mais era, do que o assédio vingativo dos espíritos sofredores que esperavam ele dormir, para desligá-lo do corpo físico e levá-lo para locais onde estavam espíritos sofredores, prejudicados pelos atos que ele havia cometido, desviando dinheiro público. Depois de desencarnado, foi levado pelos obsessores para um lugar, o qual ele identificava como uma clínica psiquiátrica cheia de doentes mentais, onde continuava a ter os mesmos “pesadelos”. Ficou nessa situação por 18 anos, até ser resgatado pelos socorristas, e levado para algo semelhante à uma casa de campo, para recuperação de enfermos.

No livro “Aglon e os Espíritos do Mar”, psicografia de Ranieri, pelos espíritos André Luiz e Júlio Verne (1991), é citado que “toda justiça se cumpre dentro de cada um, no âmbito da sua consciência”. Na Bíblia, em Coríntios 11 (31) está escrito: ... “Se examinássemos a nós mesmos, não seríamos julgados”.

Paremos um pouco. Entendemos melhor agora, porque Lao Tze, Krishna Buda e Jesus criticavam tanto o orgulho, o egoísmo, a ambição, a hipocrisia, e realçavam a importância de fazer o bem? Um mundo melhor começa dentro de nós!

Nota: Trechos extraídos do livro Passagens entre mundos entrelaçados, de Iris R. F. Poffo & Auxiliares Invisíveis, 2013. Editora Granum, SP/SP – p. 125 a 131. Disponível em: https://www.ippb.org.br/baixar_passagens_entre_mundos_entrelacados.php

São Paulo, 20 de novembro de 2021

Texto Revisado

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 238


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Íris Regina Fernandes Poffo   
Bióloga, espiritualista, terapeuta holística e escritora.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa