Menu

Um grande amor

Atualizado dia 9/24/2010 8:42:09 PM em Espiritualidade
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp

A verdadeira santidade, que consiste em menos êxtases e aflições, brinda-nos com mais humildade, doçura e caridade. Os grandes amores se reconhecem, não pelos ofensivos e furiosos desejos, mas pelo verdadeiro carinho e harmonia.

A alegria gloriosa do Amor, como pode apreciar os amantes felizes, parece com os dias admiráveis de primavera, em que o sol nos banha de alegria e bem-aventurança. Nesses dias, o céu, de tão limpo, não poderia, jamais, embaçar a nossa visão. As lembranças encantadas, que nos deixam com a esperança de encontrar outras semelhantes, é necessária para nos dar força e coragem para suportar os dias de tempestade.

Um grande amor deve assemelhar-se a esses dias como um manto de gala em que uma seda magnífica, de ricas ramagens, é forrada por outra toda lisa, mas de um tom tão fino e tão raro, que é quase tentado a não tirá-la jamais.

De que é feita essa felicidade, mais grave e mais terna, que desde o início da vida amorosa vem colocar-se ao lado do desejo, com uma timidez que cedo se transformará em doce autoridade? De que é feito esse amor que, nascido do desejo, sobrevive? De confiança, de respeito, e de admiração.


Quase todos os seres humanos se decepcionam. Mas alguns dentre nós tiveram a felicidade de encontrar alguém, cuja liberdade e a franqueza corresponderam à altura às nossas expectativas, e que nos momentos mais penosos, nunca nos abandonou. Esses felizardos conheceram "O GRANDE AMOR". Diante do seu amor, podem, cada dia, durante alguns minutos, levantam a pesada viseira de sua armadura, respiram livremente e mostram-se, sem temor, à felicidade.

O amor é uma certeza tão preciosa que, como o desejo, dá encanto às menores ações. Carinhosos, o homem e a mulher desejam um instante de solidão para um abraço, um beijo, uma confidência. O momento do passeio corporal é tão precioso quanto a claridade e a beleza da lua cheia. Pensam, ao mesmo tempo, as mesmas coisas. Cada um deles sofre as tristezas morais do outro. Cada um deles estaria pronto a se entregar de todo ao outro. E, sem dúvida, uma perfeita amizade pode inspirar também tais sentimentos. Um grande amor torna os seres mais simples, ele é capaz de cativar a mágica fineza do altruísmo.

Como descrever a vida de um casal feliz no tempo de tempestade? A sinfonia da felicidade é orquestrada por cada um de nós, compositores da vida. As notas musicais da bondade são mais puras e mais harmoniosas, e elevam a alma dos amantes acima de si mesmo, as evocam melhor que as palavras, o que pode ser uma maravilhosa renovação, tornando automática e poderosa uma esplendorosa relação.

Como num passe de mágica, a vontade divina exprime a ruína que, depois de uma longa vida de felicidade, encontra-se diante do corpo morto do ser amado, que representou em vida, todo o Universo. Dolorosa e queixosamente, critica-se a morte por ter retirado seu "Grande Amor". 

Não se arrepender jamais de ter vivido essa linda tarde de primavera, que virou um inverno penoso e tenebroso, em que, sem um beijo, sem um adeus e uma frase por falar.

Mas contra grande amor, a própria morte é impotente. Encontrei uma jovem senhora que me inspirou a escrever este blog, este artigo, ou este poema. A minha inspiradora, disse: "Eu não tenho de que me queixar... Seguramente, tive momentos deliciosos na vida. Aos vinte e três anos amei um homem de todo coração... Ele me amou. Casamos. Ele morreu algumas semanas depois. Todavia, tive minha parte e, há cinquenta anos, vivo com lindas imagens na lembrança". Tive outros amores, porém, só um Grande Amor.  Eu lhe falei: poderoso consolo o de poder, nos tempos da dor e da solidão, evocar, pelo menos, uma lembrança perfeita. Por um amor sem sombras, pelas imagens luminosas e doces de que esse amor povoa os pensamentos e os sonhos, como pelas obras dos grandes artistas, como pela fé religiosa, o ser humano participa de qualquer coisa que está acima de si. Do choque rápido dos instintos, fez saltar uma divina centelha.

Como? Creio que, em vão, tentei dizer. "O amor não necessita de analistas, mas de poetas. A última palavra de um Grande Amor não está nas palavras, mas em um grande concerto; escute essas notas puras do coração, essas harmonias arrebatadoras, e, se seu coração parece confuso e discordante, é que ainda ignora um novo Amor. Mas se recomeçar, em seu coração, a plantar um novo jardim de verdadeiros sentimentos sublimes, viverá uma das raras aventuras dignas de serem vividas e um outro GRANDE AMOR há de aparecer.

BNN

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 166


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa