Menu

Um olhar sobre a paixão

Atualizado dia 9/18/2009 10:01:57 PM em Espiritualidade
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Nada existe de grandioso sem paixão". (Hegel)

Seja no amor ou na dor, nada acontece por acaso e tudo tem uma razão de acontecer. E nessa complexidade de seres que se amam ou se odeiam chamada vida, existe uma energia de intensa experiência emocional para aqueles que se envolvem de corpo e alma nas relações de amor, de criação artística ou de pesquisas na área da ciência.

A paixão, o sentimento mais intenso experenciado pelo homem durante a sua trajetória terrena, é movida por energias bio-psiquico-espirituais que pulsam incessantemente, forçando passagem e estabelecendo conflitos entre o que Sigmund Freud denominou de as "instâncias da personalidade", ou seja, o id, o ego e o superego.

E diante do cenário de luta entre o inconsciente e o consciente, o homem reprime (bloqueia) a manifestação de seus instintos e cede às pressões do superego, ou ao contrário, libera a pressão instintual (id) e permite a vazão da energia que o pressiona internamente...

No entanto, a experiência humana que se manifesta no âmbito da insconsciência ainda é uma incógnita para a ciência. São muitas as dúvidas, como por exemplo: "Porque o sentimento passional manifesta-se intensamente em alguns indivíduos, e em outros ele é ausente em toda a experiência vital?"

Encontramos a resposta no sentido da vida, que é a busca do equilíbrio bio-psico-sócio-espiritual. Portanto, as experiências no âmbito da paixão servem para que os indivíduos rígidos ou indiferentes às relações humanas que envolvem sentimentos e emoções, possam experienciar um outro nível de relações consigo mesmo, com o outro e com o mundo que o rodeia. Libertando-se, dessa forma, do "clichê" de sucessivas reencarnações centrado em rígidos princípios de origem egocêntrica. São espíritos, que por intermédio de experiências passionais, necessitam sair de si mesmos para olhar o mundo de uma forma mais sensível e enriquecedora para a alma...

De onde vem a energia das inspirações artísticas, da persistência dos pesquisadores, inventores, missionarios religiosos e dos amantes envolvidos numa intensa relação de corpo e alma?

De onde vem a energia passional dos protetores da natureza,  pregadores da paz e de indivíduos envolvidos voluntariamente em tarefas de ajuda ao próximo?

Vem da experiência vital no âmbito da paixão. Experiência-aprendizado que mostrou-lhes que a vida sem emoção e sentimentos, torna-se uma relação estéril consigo próprio e com o mundo de relações interpessoais e interdimensionais ao qual encontra-se intrinsecamente inserido.

As mentes mais perversas, maquiavélicas, que associadas ao poder foram responsáveis por grandes tragédias humanas, revelavam por trás de máscaras encobridoras da personalidade, um comportamento patológico em que inexistia o aprendizado da paixão no seu sentido mais profundo e humano.

Por outro lado, as mentes - e corações - envolvidos no ato da criação ou em ações de solidariedade e de fraternidade humana, souberam tirar proveito de experiências vivenciadas na energia da paixão.

A experiência passional, seja ela da intensidade que for, serve para que o espírito busque a sua orientação dentro do contexto universal, tendo como referência a percepção (ou senso) de equilíbrio vital que encontra-se associado à sensação de paz interior e ao sentimento de felicidade possível...

Nesse sentido, o indivíduo harmonizado e integrado na sua experiência de relações interdimensionais com a sua realidade de convivência humana, é aquele que se encontra em avançado nível de cura de sentimentos negativos relacionados à posse e à perda, resultante de experiências mal resolvidas na esfera da paixão afetiva.

Quando a percepção racional e o sentimento passional pela vida caminham juntos na busca do equilíbrio, é sinal de que o espírito soube tirar proveito de suas experiências tanto no âmbito da paixão quanto no âmbito da razão.

Somos o que sintonizamos em nossas vivências de conexões interdimensionais. E a energia "do que somos" nos acompanha onde estivermos, alternando positiva ou negativamente conforme o que elaboramos de nossas experiências na matéria. E a paixão bem resolvida... o sentimento que se eterniza na visão do que é belo e na experiência do que é intenso.

Psicoterapeuta Interdimensional

flaviobastos


Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 100


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa