auravide auravide

Uma pergunta difícil: você gostaria de viver em um mundo tão honesto quanto você?


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ao longo deste caminho de "despertar da consciência" estava lendo um texto sobre Honestidade. Sim, e daí? Óbvio que sou honesto e você também, certo? O texto dizia que piratas, vigaristas e trapaceiros proclamam em alta voz a honestidade deles. Eu pensei enquanto lia: "Essa turma não tem vergonha mesmo!". Então, tempos depois, caiu uma ficha enorme (na verdade, parecia mais um caça níqueis): eu comecei a perceber que passei minha vida julgando as pessoas, mas não parei um minuto sequer para perceber a minha própria desonestidade!
E você?

É claro que existem graus diferentes como, por exemplo, roubar um banco ou matar uma pessoa, mas tudo depende da consciência de cada um. Por exemplo, para o Dalai Lama matar uma flor ou uma formiga é uma transgressão com o Universo e para outros matar por defesa da honra é um fato sem maiores conseqüências.

Quando comecei a pensar a respeito desta pergunta foi uma avalanche desenfreada. Alguns exemplos de "pequenas coisas que todo mundo faz": colar numa prova, não recolher todos os impostos que deveriam, tentar se beneficiar das "brechas da lei", dar uma graninha para o guarda, dirigir alcoolizado, dirigir acima da velocidade permitida, se aproximar de pessoas com segundas intenções, cobiçar uma mulher/homem bonita(o) passando na rua mesmo que acompanhada(o), manipular pessoas nos relacionamentos e não por interesse genuíno na felicidade delas, tentar levar vantagem em cima dos outros, etc. Aliás, e bota "etc." nisso.

Achamos que seremos absolvidos pela crença popular que "todo mundo faz isto"! A impunidade que tanto se fala não é da justiça brasileira, mas sim da nossa própria consciência e de nossos valores morais.

O que temos visto no mundo é um reflexo de nossa própria desonestidade! De que adianta ficar acusando os políticos se nós mesmos não somos exemplo? Eles são apenas um reflexo de nossos valores e atitudes. E se você estivesse no lugar deles com poder nas mãos e acesso ao dinheiro público?

Isto também se aplica aos assaltantes. Se você tivesse nascido em uma favela, passando fome, sofrendo maus tratos de todos e presenciando as maiores atrocidades desde que se entende por gente, você seria um "cidadão honesto"?

Se cada um de nós lembrar que o mundo é um reflexo nosso, começaremos a olhar para dentro e tentar mudar nossos valores e atitudes ao invés de ficar atirando pedras nos outros. Até porque, segundo a lei universal, nós colhemos o que plantamos: se atiramos pedras não podemos esperar que nos atirem rosas de volta.

A questão é que isto é muito fácil de falar e difícil de fazer, pois desde bebês aprendemos a não assumir responsabilidade. Quem assume responsabilidade apanha! "Filho, quem quebrou o porta-retrato?" "Não fui eu mamãe, eu juro! Deve ter sido meu irmão!"

Mas existe esperança! Precisamos recuperar nossa auto-estima nos tornando mais íntegros sem qualquer supervisão externa ou punição. Esta é a única forma de sabermos se estamos realmente no caminho certo para recuperar nossa integridade.

Uma frase que retrata muito bem esta situação é a de Ghandi: "Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo".

Se você quiser conhecer mais sobre você e aprofundar este tema, recomendo um mini-curso gratuito sobre Integridade Pessoal aqui.

Clique aqui e siga-me no Twitter!

Abraços,
Caio Cesar Santos - Avatar® Master & Wizard - link

"A Missão do Avatar no mundo é catalisar a integração dos sistemas de crenças. Quando nós percebermos que a única diferença entre qualquer um de nós são crenças, e que crenças podem ser criadas ou descriadas com facilidade, o jogo do certo e errado irá acabar e, como resultado, a paz mundial se manifestará".


Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 120


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Caio Cesar Santos   
Blogueiro, Palestrante e Consultor em Despertar da Consciência e Desenvolvimento Humano .:. http://decidaserfeliz.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa