Menu

Uma questão de consciência

Atualizado dia 5/7/2009 12:25:43 AM em Espiritualidade
por Vera Godoy


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Aprendei com a natureza, pois, vos dizemos que, um ramo de erva jamais aspirou ser uma flor. Para Deus, não há tarefas mais caras que outras. Todas têm igual valor, desde que sejam verdadeiramente assumidas. Em glória ao Incriado, estais aqui para servir. Não vos falamos só do trabalho aqui no mundo tridimensional, falamos-vos também das tarefas que tendes em conjunto com vossa família interior, essa rede de fios de luz que foi criada pelo amor e pelo fogo ardente da aspiração. A energia é distribuída na medida da abertura de cada um. Uma vez recebida ela atua no sentido de aumentar e reforçar a evolução de outros seres. Nesse trabalho evolutivo, não pode haver nada que possa reduzir-se ao egoísmo. Quando o propósito é servir, cada membro é muito ajudado, em sua função. Isso é colaboração! (Trecho do Livro Porta do Cosmo - Trigueirinho)

O trecho acima fala de um ser consciente que está aqui a serviço. Consciência todos têm, os níveis é que são diferentes. Mestre DK diz: "dos anjos aos vermes, todos estão em evolução". Arrogância é acharmos que temos mais consciência que o outro; a isso podemos chamar de "inconsciência". Ter consciência é ter humildade e sabedoria, e sábio é aquele que sabe que nada sabe.

A consciência é flexível, porque compreende que somos seres em diferentes níveis de aprendizado, de experiências e necessidades. Portanto, é ilusão e perda de energia entrar em confronto com alguém que diz ter mais consciência e quer provar suas opiniôes. Uma vez, ouvi uma discussão entre duas pessoas sobre a necessidade da utilização de um tecido escuro: Um dizia:

- Esse tecido não serve, pois é vermelho.

E o outro retrucava: é claro que serve, pois, ele é escuro.
O primeiro disse: onde já se viu tanta ignorância, não está vendo?

O segundo se ofendeu e saiu ressentido.

O que os dois não sabiam era que o que viu o tecido escuro era daltônico!

Saber discernir é também ter flexibilidade, primeiro, de respeitar a opinião alheia e procurar ampliar sua visão das coisas, entender e, principalmente, SENTIR como o outro pensa. Isso parece contraditório, mas, o pensamento só pode ser ampliado e alcançar a compreensão, que é atributo principal da consciência, quando conectado ao sentimento. Não conseguimos entender o que o outro pensa se não procurarmos "sentir o que ele sente", da mesma maneira que, não sabemos o gosto que tem um alimento sem experimentarmos.

Quando dizemos ter mais consciência que alguém, rotulamos a pessoa sem conhecer suas experiências e necessidades. O pensamento em sintonia com o coração dá qualidades sublimes e compassivas ao ser humano, afastando dele os vícios da arrogância, do orgulho, da vaidade e da soberba.

O maior dom do ser consciente é a humildade! Ela dá tolerância e polidez para lidarmos com as diferenças, sem nos colocarmos em posição de superioridade. Acatamos e respeitamos as várias formas de pensar e agir, sem entrarmos em confrontos desnecessários. A consciência humilde também facilita a convivência em grupos, pois, saímos do julgamento, e não expomos ninguém diante de posições radicais.

A vida é fluídica, sábia e só nos coloca diante de situações onde podemos experimentar aquilo que precisamos aprender e desenvolver e como diz um sábio: tudo é uma experiência divina!

Nunca discuta, nem se iguale... deixe o consciente ter razão e seja feliz!

VERA GODOY


Texto revisado por:Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 156


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Vera Godoy   
O Núcleo EL MORYA oferece Cursos, Vivências e Terapias. ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS. Cadastramento com autorização. E-mails: [email protected] Fone:11-2366-1104
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa