Menu

Valentia um desafio para mudar nossa história

Atualizado dia 2/26/2013 5:09:55 PM em Espiritualidade
por Marilene Pitta


Facebook   E-mail   Whatsapp

A escuta clínica das histórias de dor, angústia, perda, morte, ódio e tantas outras onde o ser humano esconde numa máscara a sua verdadeira face. Gosto de pensar no não julgamento, nas razões mais profundas que envolvem aquele padrão de comportamento, às vezes tão demolidor!

É uma bela missão –essa de ser terapeuta– que exerce a arte de cuidar do ser, do outro, do diferente, do exótico, todos fazem parte da ciranda encantada do “me ajude”!

É o sofrimento que chega quase insuportável, sagrando e doendo e muito. É preciso paciência e mais do que tudo uma confiança na aliança com o nível luminoso da pessoa.

Aos poucos, com a permissão interna, os buracos emocionais vão surgindo como um dragão feroz que ataca, come, engole e causa destruição. Inunda o viver e o choro sempre está presente como um soluço aprisionado. Nesse cenário de reflexão fui assistir ao filme "Indomável Sonhadora".

Fiquei contemplando aquela garota valente, de olhar firme desejando e lutando por salvar a família, a identidade, os valores, a comunidade!

A metáfora da “banheira” é belíssima por que exalta exatamente o universo das águas emocionais. É um além do nada, da falta, da perda; mas há uma confiança interna. O texto do filme costura as falas da menina fazendo considerações sobre a grande teia da vida, sobre o entrelaçamento de todas as formas de vida viva, sobre o respeito por todos os seres e honrando cada ação como uma ação qualificada e regeneradora.

Aquela criança aprendeu com a Natureza bruta, com o eterno limite do rio, com os pássaros, galinhas, árvores, ervas e galhos. Mas, tinha o contato, entravam na vibração do animal, os olhares cruzavam e estavam juntos na mesma perspectiva, no mesmo olhar. Uma afinação energética!

Considerando o processo educacional, a vivência familiar constata-se uma distância entre o estar na terra e o viver na terra. É como se houvesse uma realidade paralela: o tempo, as chuvas, o céu, as estrelas, o desmatamento, a poluição, o gasto de energia, o curso dos rios e represas alterados e a vida cotidiana frenética, atenta, consumidora de tudo.

O espaço para esse diálogo com as leis da natureza não existe. Aí, temos a diferença da nossa Indomável Sonhadora, ela nutre dentro de si mesmo profundo amor pela terra e seus semelhantes. A sua dor eleva o seu espírito e abençoa as dificuldades, não se escuta uma palavra de reprovação, de indignação; há uma realeza em meio ao lixo, um olhar de dignidade e uma confiança em algo que a razão não alcança.

Sabe que é preciso agir com coragem e o faz. O anjo da morte veio e levou o seu pai, ela fez a celebração da purificação do espírito com uma cremação que me lembrou do vale das lágrimas dos nativos americanos. Onde o chora era sufocado por que ir adiante era extremamente necessário.

E, nós! O que nos nutre diante das nossas dores e sofrimentos... Qual é o aspecto luminoso de nossa alma que aflora na “ banheira da vida” quando estamos nos afogando... Onde buscamos a bússola para nos guiar... Onde catamos as pedras do terço para rezar... Os panos sujos e os trapos que enxugamos nossas lágrimas não impedem que miremos as estrelas e por um instante se deixar invadir por um estado de graça divina...
Onde ...
Como...

Mais uma vez, lembro-me dos dervixes rodopiantes, uma mão na terra abençoando, plantando, semeando; a outra virada par ao céu, recebendo as dádivas, as bênçãos, as semente de luz e cura.

Querida Indomável Sonhadora obrigada por existir e fazer brotar do deserto da vida uma flor de amor, de paz, de compaixão, de ternura e carinho.

Essa conexão com a Mãe Terra é onde reside o vínculo do afeto de uma filha de Gaia com o Universo em nós. Um dia, as escolas, os núcleos familiares, as comunidades ainda vão ter e ser um aprendizado com os saberes da terra. Cada cultura expandindo seus valores e trocando experiências profundas que fazem de cada ser humano –um ser iluminado –mesmo vivendo na escuridão.

No meu trabalho clínico, fico pensando em cada história das Indomáveis Sonhadoras do bem viver. Daquelas que ultrapassaram o sofrimento, a dor, a perda, o ódio, a raiva e voltaram a sorrir. Reconhece a dor mas não faz dela uma parceria do eterno sofrimento.

Consegue re-escrever a história! Encontrar outro atalho e de cabeça erguida sabe o caminho da alma e do coração! Ás vezes, é preciso muita coragem para fazer a jornada quando se está perdida no mar; mas de alguma forma a lei da vida vem ao encontro e os milagres (no sentido da surpresa) acontece !

E a tormenta passa, os pássaros voltam a voar, o sol nasce, a lua se desnuda em beleza e podemos sorrir e seguir...Há água na fonte! Há um óasis no deserto! A Terra gira e nunca cai,mas as histórias resolvidas caem e se transformam em bibliotecas de aprendizados.

Quando isso acontece em nossas vidas nos tornamos uma Indomável Sonhadora! Por isso, amo e honro o meu trabalho nosso de cada dia...

Já vi muitas...
Espero por outras...
Luto por tantas...
E abençoo todas...

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marilene Pitta   
Formada em Registros Akáschicos;Alinhamento Energético;Terapia Floral;Formação Holística de Base (UNIPAZ) com Pós Graduação em Terapias Holísticas;Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano. Consultas em Roda Xamânicas. Animal Poder.Atendimento com Conexão com o Povo das Estrelas (Arcturianos e Pleidianos). Atendimento á Distância e Presencial.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa