Menu

Visualização Criativa

Atualizado dia 8/18/2011 3:16:53 PM em Espiritualidade
por Maria Cristina Tanajura


Facebook   E-mail   Whatsapp

Em nossa vida diária, quantas idéias nos chegam a todo instante, numa velocidade impressionante! Como nos comunicamos muito rapidamente com todos e sabemos notícias do que está acontecendo em todo o planeta, ficamos preocupados... As coisas parecem não andar bem em lugar algum. Temos conhecimento do sofrimento por que passam os que conhecemos de perto e os que nem sequer sabemos quem são. E nossa mente se enche de cenas tristes, desanimadoras, que alavancam as preocupações.

E toda idéia que cultivamos gera uma imagem mental que tem uma força tremenda de realizar-se. Se pensar em alguém doente, de alguma forma eu reforço o que ele está passando. Se me vem um pensamento do mundo cheio de violência, também gero uma imagem correspondente. Assim, ao invés de estar ajudando toda aquela desarmonia a diminuir, eu, sem me aperceber disto, dou força ao mal, ao desequilíbrio.

Ocorreu-me, então, que ao invés de me preocupar com o que não está bem, devo imaginar com os maiores detalhes possíveis, justamente tudo que eu gostaria que acontecesse. Isto é uma visualização criativa e pode ser de grande auxílio em casos particulares, ou globais.

Sabemos que o tempo corre rápido e tudo se modifica muitas vezes sem que possamos saber ou prever como. Esta é uma esperança. Por isto, podemos escolher pensar no Bem, no harmonioso, na saúde, na resolução do problema, e não no desequilíbrio. Sempre lembrando-nos que as preocupações de nada nos ajudam. Elas fortalecem presságios negativos, ajudando-os a se tornarem uma realidade, aquela que tanto tememos.

Precisamos cultivar a esperança, apesar de tudo. Limpar a nossa mente do negativo, do sombrio. Quando penso em um amigo que está doente, curado, certamente estou lhe ajudando. Se na minha mente eu guardo a lembrança dele fragilizado, sofrendo, estou fortalecendo este prognóstico.

Na verdade, tudo que estou falando exige uma disciplina mental constante e sei que isto não é fácil de ser feito. Mas, se quero ajudar, posso tentar. E trabalhando para o Bem, ficarei feliz, pois a tristeza que acompanha essas imagens sombrias também se afastará de mim.

Não estou propondo que a gente se transforme num sonhador fora da realidade. Mas que saiba que pode lutar por um mundo melhor, com armas diferentes das que estão nos sugerindo que usemos.

Se o Mal quer espalhar o medo entre todos, vamos acender a chama da esperança. Não vamos veicular notícias tristes, quando estivermos conversando, mas, muito pelo contrário, procuremos sempre alguma coisa positiva para comunicar.

Num grupo de que faço parte, nos demos a tarefa de durante uma semana procurar ouvir ou ler uma notícia boa para comunicarmos a todos, no nosso próximo encontro. E FOI MUITO DIFÍCIL! Quase ninguém conseguiu relatar algo bonito, bom, construtivo.

O exercício serviu para nos alertar para algo aterrador: o nosso estresse não é causado apenas pelo excesso de trabalho, pelo vai-e-vem constante da vida moderna, mas pelo acúmulo de energia negativa que nos atinge a todo instante, continuamente.

O pensamento é criador, já o sabemos. Por que vamos continuar fortalecendo tudo que já está doente e desequilibrado, pensando o Mal?
Estou nesta cruzada e lhe convido para me acompanhar, se acreditar no que estou a lhe falar.

Quando encontro alguém e lhe pergunto: Como está? Ouço muito: “vou levando, estou mais ou menos, vou como posso...” E a imagem que fica em mim, desta pessoa, é a de alguém vencido, triste, cheio de problemas. Sei que tudo isto existe, mas acho que podemos mudar a realidade sombria, olhando a sombra para iluminá-la, não para reforçá-la. O nosso pequeno mundo está precisando de esperança e de paz! De amor e equilíbrio. De solidariedade real. De ajuda efetiva. Vamos vibrar o Bem, para que Ele possa mais rapidamente se instalar entre nós?



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 137


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Cristina Tanajura   
Socióloga, terapeuta transpessoal.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa