Menu

VIVER EM PARAMITA

Atualizado dia 6/8/2013 9:21:58 AM em Espiritualidade
por Fernando Martins


Facebook   E-mail   Whatsapp

Saudações,

O Zen Budismo tem como ápice de sua filosofia um conjunto de práticas que buscam levar os seus praticantes a um estado de bem estar pleno e felicidade na sua totalidade. A este conjunto de práticas eles dão o nome de Paramita, que na língua tibetana significa "ir além", "travessia", ou seja, partir para algo maior, por assim dizer, e através deste conjunto de procedimentos "ir além".
As práticas são o "ser generoso", o "ser disciplinado eticamente", o "ser paciente", o "ser sábio", o "ser entusiasmado" e o "ser concentrado".
Imagine como seria se cada um de nós, ao nascer, recebesse um roteiro para encontrar a tão sonhada felicidade. Nesse tal código de conduta não estaria o nome de seu par perfeito nem a profissão que você deveria seguir para ter sucesso, mas algumas atitudes capazes de afastá-lo da tristeza e da dor, levando-o a um estágio de bem-estar pleno. Pois, para os praticantes do zen budismo, esse roteiro existe e está expresso nas seis perfeições descritas por Buda e seus discípulos.
Na realidade, o termo Paramita, nesse contexto, é usado para simbolizar seis virtudes: generosidade, disciplina ética, paciência, esforço entusiástico, concentração e sabedoria, que juntas configuram um estilo de vida baseado na compaixão. Isso porque, no zen budismo, o outro vem sempre em primeiro lugar e seu contentamento funciona como uma espécie de termômetro para sabermos se estamos na trilha certa para obter nossa própria satisfação.
De acordo com o mestre Geshe Sonam Rinchen, professor de filosofia budista em Dharamsala, cidade indiana onde vivem o Dalai-Lama e as principais autoridades tibetanas condenadas ao exílio, "ao respeitarmos o outro, por meio da prática das seis perfeições, somos capazes de alcançar o que mais desejamos", diz. Ao que acrescenta a monja Coen, fundadora da Comunidade Zen Budista de São Paulo: "Quem pega só para si não percebe que faz parte de um todo e que beneficiando os outros também será beneficiado".

Diz ainda Rinchen: enquanto a prática da generosidade, da disciplina ética e da paciência é direcionada ao benefício dos outros, a concentração e a sabedoria são importantes para o desenvolvimento pessoal. Já o esforço entusiástico é necessário em ambos os casos.
No entanto, mesmo com o roteiro de Buda em mãos, alcançar o bem-estar pleno exige dedicação. Somente com a prática constante e diária, mesmo nas situações mais simples da vida, é possível desenvolver essas virtudes.

O que acha? Vale a pena tentar?

Só para registro e reflexão.
Fecha o pano

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fernando Martins   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa