Menu

Você entre a luz e a sombra

Atualizado dia 6/23/2010 3:46:28 PM em Espiritualidade
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nascemos da Luz e nos desenvolvemos conforme a dedicação e o amor dispensados pelos pais biológicos ou substitutos, onde o senso de equilíbrio na árdua tarefa de educar é a referência que move a consciência do educador responsável.

Os pais, no entanto, têm a missão de nos dar o apoio material e moral enquanto somos menores de idade, porque a partir da maioridade, os desafios da vida nos chamam para os enfrentamentos que impulsionam o nosso crescimento pessoal e profissional.

No processo vital, somos seres interdependentes e, ao mesmo tempo, independentes porque buscamos a emancipação individual que representa a auto-afirmação diante de si mesmo e diante da sociedade. A realização pessoal depende de conquistas nos âmbitos afetivo e profissional. Nessa direção, nos sentimos satisfeitos com a sensação de bem-estar quando o amor vai bem e o profissional também...

Contudo, nem tudo vai bem quando, inconscientemente, simulamos o "sentir-se bem" como forma de dissimular uma situação consciencial que se observada pelo ângulo da ética humana, causa-nos angústia ou remorso.

É quando observamos que o nosso crescimento pessoal, em parte, é movido pelos valores materialistas que envolvem a competição acirrada e muitas vezes desonesta por cargos ou salários tentadores. É quando o orgulho, o egoísmo, a vaidade e a ambição, superam o fluir do crescimento pessoal baseado na honestidade, competência e transparência.

A inteligência e a capacidade de escolha pelo livre-arbítrio, fazem de nós, seres que transitam entre a Luz e a sombra de uma natureza que deriva entre o psíquico e o espiritual, e onde a faculdade de discernir, geralmente, encontra-se "contaminada" pelas impurezas que emanam de atos responsaveis pelos baixos níveis de nossa frequência vibratória.

Atingir um bom nível de sintonia, o que representa a verdadeira sensação de bem-estar ou de equilíbrio psíquico-espiritual, é um desafio que deve acompanhar o homem moderno na sua fase de crescimento e afirmação pessoal e profissional.

Descobrir valores éticos e espirituais nessa jornada consciencial torna-se imprescindível para aquele que deseja mais Luz e menos sombra em sua vida.

Somente alteramos para melhor um padrão vibratório quando, lucidamente, transformamos um modelo comportamental que nos desarmoniza pela ação de vícios de caráter, em outro modelo comportamental livre de desequilíbrios psíquico-espirituais que nos acompanham há muito tempo.

A transformação interior, portanto, segue um raciocínio lógico e matemático. Mas, acima de tudo, depende de nosso esforço e perseverança em querer mudar para melhor. E a vida é a oportunidade que temos para transformar o que precisa ser transformado em nós mesmos.

Crescer, progredir tanto pessoal quanto profissionalmente, é dever do indivíduo que se valoriza diante da vida. No entanto, a sua evolução será ainda mais completa se for conseguida por meios lícitos e honestos, porque contempla, dessa forma, valores associados às Leis do Amor.

Ao longo dos séculos, a evolução do homem vem sendo trilhada pelos caminhos sombrios e nebulosos da inconsciência, mesclado com caminhos iluminados pelo discernimento e lucidez da consciência. Estamos numa fase da humanidade em que os rumos inseguros das sombras, serão, aos poucos, substituídos pelos rumos que irradiam a Luz da segurança e da confiança nos passos a serem dados na trilha do progresso.

Conforme o dicionário, o termo "lúcido" é um interessante adjetivo porque nos mostra com transparência o que devemos ser em relação ao que ainda não somos: "brilhante, límpido, claro, preciso. Que demonstra pleno uso da razão".

O desenvolvimento de valores ilusórios que nos levam de uma forma desonesta a conquistas de cargos ou situações ambiciosamente desejadas, mas que com o tempo acabam nos provocando drama de consciência, representa o nosso lado irracional e ainda sombrio que necessita do despertar de novos valores para que a Luz da lucidez supere as sombras da ignorância.

O bem e o mal que existem em nós dependem do foco de nossa inteligência estar voltado para um deles ou para os dois alternadamente. A insistência no mal que revela a imaturidade do espírito, ou o foco no bem que revela a sua maturidade, são determinantes no sentido da verdadeira ou falsa sensação de bem-estar que experenciamos.

Não esqueçamos que a "conquista" do sentimento de completude (ou felicidade...) depende do nível de envolvimento que temos com o profundo significado da palavra "lucidez". Quando escolhemos o caminho da transparência, começamos a erradicar de nosso interior a energia negativa de erros cometidos no passado. Única forma de nos libertarmos da sombra e trilhar o caminho da Luz sem medo de ser feliz.

Psicoterapeuta Interdimensional.
flaviobastos



Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 88


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa