Menu

Wu wei, uma prática poderosa de cura!

Atualizado dia 1/8/2018 1:27:19 PM em Espiritualidade
por Nadya Prado


Facebook   E-mail   Whatsapp

Imagem relacionada

Pode ser que você já tenha tentado muitas técnicas para trazer saúde e prosperidade para sua vida, mas se ainda não conquistou os seus ideais e a plenitude que busca, significa que tem algo que falta para o seu entendimento e transformação.

Um dos conceitos mais antigos sobre cura e fundamental no Taoísmo é o princípio da não-ação, conhecido por Wu wei. Não significa que não devemos agir e sim que a ação não deve ter intenção. Quando estamos conectados com a consciência cósmica, deixamos o território do ego e de todas suas instabilidades emocionais e mentais. Colocamos o nosso ser em comunhão com o fluxo do Tao, possibilitando a cura de nossos desequilíbrios.

Tao significa caminho e define o Taoísmo, filosofia e religião oriental que teve como precursor Lao Tzu, mestre autor do livro Tao Te Ching, há mais de 300 anos a.C.

Não temos que chegar em algum lugar e sim devemos contemplar o caminho, com plena atenção. A contemplação é um estado de êxtase com as coisas do Céu e da Terra, numa entrega confiante ao fluxo da vida.

Sinta-se como um monge de pés descalços que pisa a terra crespa que os fere, calejando a cada passo. Respire profundamente a vida e deixe que ela adentre o seu ser. Perceba a paisagem como sendo parte dela, envolva-se com ela, seja como for. Este é o caminho do buscador do Tao e do curador.

Wu wei é o estado de meditação, de plena atenção, que permite a energia fluir como as águas do rio que desaguam no mar e se fundem a ele. Estado de presença no aqui e agora que dissolve o “eu” e seus desmedidos desejos e expectativas por resultados.

O primeiro erro de quem busca a cura, seja de alguém ou sua, é o desejo por se livrar da doença, do desequilíbrio, o quanto antes. Esta é uma postura de fuga que não permite o olhar atento para o problema e a compreensão do seu significado.

Quando me perguntam, o que deve ser feito para obter a cura, eu digo que nada deve ser feito... É o nada que cura, o vazio que permite o preenchimento.

Nenhum movimento que tire você de onde está agora. Você tem apenas que vivenciar tudo que está sentindo e deixar que o ciclo se complete.

Toda a ansiedade que o pensamento gera e sua expectativa não propiciam o ambiente ideal para a cura. Algo diferente precisa ser aprendido e isto só acontecerá se você for capaz de enfrentar a dor, não se defendendo dela, mas deixando que ela passe por você, até que finalmente ela se vá, assim que você assimila o aprendizado.

Quando iniciei meus estudos sobre a filosofia oriental e o Taoísmo, o Wu wei passou a ser a  base para que eu pudesse me tornar uma terapeuta. Eu não posso fazer nada por ninguém, mas quando estou em estado de presença e comunhão com o Tao, em estado de Wu wei me torno canal de cura.

Ter a intenção gera ansiedade, a intenção é o gatilho do estado de ansiedade em si. Sempre ouvimos dizer que devemos ter a “intenção de” para que algo se inicie em nossa vida, mas é exatamente por isto que temos tantos desejos não satisfeitos.

A falta de confiança de que tudo acontece como tem que ser faz com que você lute por algo e, então, você passa a viver a energia do esforço contínuo da dificuldade. O sofrimento, a dor, o desejo...

Se você pretende curar alguma coisa em sua vida ou ser um curador, um terapeuta, precisa deixar de querer, de desejar.

Certa vez, em meus sonhos, pude avistar uma lembrança que num instante fugaz me fez retornar a uma vida passada. Nela, eu era um menino acolhido por um mestre que me amparou e me ensinou tudo o que sei hoje. Foi apenas um pequeno segundo no tempo e um momento eterno para o meu espírito, em que me vi recebendo o carinho desse mestre, que com um cobertor me protegeu do frio da noite.
Jamais esquecerei do sentimento que me tomou naquele instante que se tornou o mais importante em meu caminhar.
O significado dessa passagem é de que estou sempre amparada nas noites frias da alma e que um instante presente é eterno e que toda visão temporal é limitada.

Lembre disto, você também, não somos diferentes em nossas possibilidades. Você não está desamparado, permita-se estar em conexão com o mestre que o acompanha, com a sabedoria que o guia pela vida.

Confie um pouco mais e compreenda o aqui e agora como um portal para a sua cura, siga pelo caminho do Wu Wei.

Namastê, seja amor!

Para saber mais acesse https://www.psicologiaespiritualista.blogspot.com.br

Inscreva-se no meu canal do youtube https://www.youtube.com/nadyaprem

facebook https://www.facebook.com/nadyapradonamaste


Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Nadya Prado   
Psicoterapeuta Transpessoal Técnica Naturopata, com extensão em Psicopatologias Psicanalíticas e Psicossomática Contemporânea., estudiosa dos estados alterados da consciência e transtornos psicológicos, inclusive mediunidade transreligiosa. Atendimentos online no skype Informações e agendamento envie email para [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa