auravide auravide

Xamanismo: um pouquinho a respeito


Facebook   E-mail   Whatsapp

Xamanismo é a mais antiga prática de conexão com o sagrado e a totalidade. É o pai e mãe de todas as demais práticas que existem ou existiram no planeta.

Atualmente o xamanismo pode ser dividido, por questões de explicações, em 2 escolas: o xamanismo tradicional que segue à risca as tradições nativas, geralmente praticado pelos próprios nativos. E o chamado neo-xamanismo, que abriga inúmeras vertentes, que adapta a essência da filosofia do xamanismo com práticas terapêuticas de diversas linhas ancestrais, incluindo as próprias práticas nativas, numa realidade mais ampla e mais urbana, afinal a nossa realidade contemporânea.

Essa 2a "escola", por assim dizer, com a qual trabalho, alinha princípios filosóficos do xamanismo extraídos de diversas tradições: brasileiras, norte americanas, kahunas, e outras, desde o antigo Oriente, pois são conceitos desde tempos muito antigos, remotos, que alinha a conceitos "modernos", de "vanguarda", que na verdade são "releituras" de verdades ancestrais. O conhecimento humano, com o crescimento da sociedade difundiu-se por diversos ramos, e são muito mais frutos de uma mesma raiz do que possamos imaginar...

Nada de "novo" foi criado, pois os povos ancestrais conheciam muito desse conhecimento dito "moderno". Com outros nomes, claro. Se estudarmos o Xamanismo Kahuna, por exemplo, que tem suas raízes nos continentes perdidos, e veio até o Havaí, vemos presentes, claramente, os conceitos e idéias da Neurolinguística e Física Quântica.

Antropólogos têm estudado xamanismo nas Américas, Africa, entre os aborígenes da Austrália, esquimós, Indonésia, Malásia, Sibéria, velha Inglaterra, ao redor da Europa, no Tibete, onde o Xamanismo Bonn segue alinha do budismo tibetano (ou será vice versa?), ou seja, em todos os lugares do mundo. Os traços do xamanismo também estão presentes nas grandes religiões.

Como vemos, xamanismo não é "coisa de índio" ...ou apenas bater tambor e chacoalhar maraca... é muuuuuito mais amplo e abrangente. Tem a ver com todos os povos nativos (entendendo "nativos" como os que nasceram naqueles povoados antigos) e possuem uma base mais ou menos semelhante. Tomaram diferentes formas conforme se espalharam pelo planeta e se distanciaram um dos outros.

O xamanismo é a mais antiga prática espiritual, filosófica, médica, da humanidade. Data de mais de 40.000, 50.000 anos... Atualmente diferentes pessoas, de todas as profissões, culturas, raças e crenças, estão estudando e aplicando o xamanismo em suas vidas, e utilizando as poderosas técnicas de cura herdadas dessa vasta tradição xamânica, e com isso passando por  transformações poderosas.

Praticar xamanismo é muito mais do que vemos sendo divulgado pelas mídias...
É perceber a realidade por trás dos conceitos, é se harmonizar com todos os fluxos e movimentos da vida, é honrar e reverenciar todas as relações no universo, é trilhar seu Caminho Sagrado, unindo mente, coração, corpoe espírito.

Sou grata a todos os mestres Xamãs ao redor do planeta que muito me ensinaram: aos mestres australianos, norte americanos, kahunas e outros. E aqui no Brasil minha gratidão especial ao pagé Kaká Werá.

Como também sou Antropóloga e Socióloga, sou grata aos 1os ensinamentos que recebi sobre isso, claro que é a visão do homem branco a respeito, mas foi a 1a porta aberta.

Ahow! Por todas as relações do universo!
Paixão e atitude!
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Lucy Cintra   
Lucy Cintra -Terapia Sistêmica. Consultoria de Desenvolvimento Pessoal. Coaching Transpessoal, Life, Carreira, Executivo, Sistêmico. Constelações Sistêmicas e Estruturais para você, sua profissão, carreira e para sua empresa. Terapia Xamânica e Cura Profunda. Transes Generativos. Hipnose Ericksoniana. PNL e Neurociências. (11) 984912345
E-mail: lucycintra@uol.com.br | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa