Menu

Gyfu, a Runa do perdão

Atualizado dia 5/5/2013 11:23:30 PM em Oráculos
por Alvaro Domingues


Facebook   E-mail   Whatsapp

A Runa Gyfu, representada por uma cruz em X, normalmente está associada a "dar um presente" e deu origem a palavra inglês gift, como nestes versos, tirados do poema rúnico (em tradução livre):  

Um presente demonstra valor 
Poderoso é aquele que o pode dar
Feliz é proscrito que o recebe
Grande é o momento, o povo percebe


Os versos parecem estar ligado apenas ao ato de dar e receber presentes. 

Todavia, a palavra "proscrito" nos lança uma dúvida. Por que "proscrito" para aquele que recebe um presente? E por que um grande momento para o povo todo perceber?

Houve uma fase do povo Viking que ele foi nômade. Para uma tribo nômade, os crimes cometidos por um membro do grupo só podiam ser punidos de dois jeitos: com a morte, em casos mais graves, e com a exclusão do grupo, para crimes mais leves, já que não havia como aprisioná-lo.

O criminoso continuaria no convívio do povo, mas as pessoas o colocariam de lado, não conversando com ela. Ele seria um "proscrito". Isso duraria até o momento em que qualquer pessoa desse um presente para ele.

A origem da palavra "perdoar", que significa "dar para" (no inglês "forgive" - give for). Ao receber um presente o proscrito então estaria "perdoado".

Como traduzir isso para os dias de hoje? Vivemos em sociedade e muitas vezes somos obrigados a conviver com pessoas que nos prejudicaram. Então os "proscrevemos" de nossa vida, ou seja, passamos a evitar a pessoa, se possível não o cumprimentamos, falamos o mínimo necessário. Todavia este convívio diário nos traz sempre a lembrança daquela mágoa e temos o "ressentimento" (no sentido exato da palavra re-sentimos aquela mágoa). Este resssentimento só nos traz prejuízos. A pessoa que nos fez mal nada sofre. Então temos que aliviar o fardo, perdoando a pessoa. Isso não significa que vamos voltar a confiar na pessoa ou reatar os laços de amizade com ela. Só queremos que o nosso ressentimento vá embora.

Perdoar não significa esquecer nem desculpar o comportamento. Nem que você deva gostar desta pessoa. Significa "deixar ir".

Se você não perdoa, você gasta uma energia sua para manter o mau sentimento. Sempre quem perde é quem tem o mau sentimento.

O não-perdão cria um vínculo desnecessário.

Há um exercício interessante, que podemos associar a esta runa.
  • Imagine que você está numa caverna e vê a pessoa com quem você tem uma diferença entrar.
  • Imagine que existe um cordão ligando você a esta pessoa (é o link do não-perdão).
  • Imagine que você está cortando este link. Nesta fase, alguns pessoas sentem um vazio muito grande. Há algo de você nele.
  • Imagine agora que entra na caverna uma figura que é você evoluído, aquele que já superou este problema.
  • Conecte-se a você mesmo por este link.
  • Sinta o benefício de receber a energia de você mesmo evoluído. 
  • Agora imagine que o outro ligando-se a outro eu dele evoluído. Ele agora compreende o porquê de seu comportamento e decide deixá-lo só.
  • Imagine-o indo embora da caverna.
  • Sinta o alívio que isto representa.
  • Agora faça um teste. Imagine que você o encontra num ambiente qualquer. Que sentimentos virão? Se forem negativos, refaça o exercício. Se forem neutros (ele é como qualquer outro) ou positivos (até que ele não é um mau sujeito), é sinal que funcionou.
Que tal tentar isso com alguém que você ainda não perdoou?


Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alvaro Domingues   
Alvaro Alípio Lopes Domingues é analista corporal certificado pelo O Corpo Explica, oraculista, astrólogo e criador do Tarot Simbólico de Alvaro Domingues © 2022.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Oráculos clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa