Menu

O Carro, o Herói do Tarot

Atualizado dia 10/28/2013 9:05:33 AM em Oráculos
por Alvaro Domingues


Facebook   E-mail   Whatsapp

A carta que ostenta o número sete dos arcanos maiores é O Carro. Simbolizada pelo desenho de um carro puxado por dois cavalos, normalmente representados com cores diferentes e insinuando que cada um quer seguir para um caminho diferente. Há um cocheiro, que é o sujeito da carta, que pode estar controlando a parelha. Às vezes com grande esforço, como é mostrado no Tarot Mitológico, ou não, como aparece no Tarot de Marselha, que sequer segura as rédeas.

Há um fato curioso: se os cavalos puxam igualmente para lados opostos, num ângulo menor que 180 graus, a carruagem ainda vai para frente.

Muitos associam esta carta como sujeito do Tarot, ele é o Herói que viverá a jornada. O Louco se torna o herói do carro, livre das forças mais universalizantes das cinco primeiras cartas e superando a indecisão adolescente da carta Os Enamorados, o Louco agora começa a adquirir o ego, que será lapidado no processo de individuação que se seguirá. Note que a superação da indecisão ainda não é total porque os cavalos querem ir para lados opostos.

Em O Carro, do Tarot de Marselha, parece que ele está indo mais pela inércia do que por sua vontade, já que não tem rédeas em suas mãos. Todavia, a postura “deixo a vida me levar” é apenas parcial, já que optou por entrar na carruagem e sabe em que direção ela vai.

Joseph Campbell, em seu livro "O Herói de Mil Faces", acha esta viagem da Jornada do Herói, comum a várias mitologias:

1) O mundo cotidiano onde vive o herói. Ele está neste mundo, utópico ou distópico, vivendo sua vida sem grandes ousadias.

2) O chamado à aventura: algo perturba a vida comum do herói. 

3) Recusa ao chamado: o Herói reluta em partir para Aventura.

4) Travessia do primeiro limiar. O Herói encontra seu primeiro desafio.

5) Encontro com o mestre (pode ser um ou mais), como o Mago Merlin da saga Arthuriana.

6) Aprendizado. O Herói sofre um treinamento onde descobre seus valores e é treinado em algumas habilidades necessárias, mesmo que aparentemente esteja preparado.

7) Travessia de novos limiares. O herói é posto à prova várias vezes e algumas até é derrotado, mas isos garante seu aprendizado na jornada.

8) Situação limite. O confronto final.

9) Final da aventura (Bliss): O herói obtém a vitoria final.


10) Caminho de volta. Vencida a batlaha o Herói retorna a seu povo, porém profundamente modificado.

11) Ressignificado. A vida do Herói jamais será a mesma, ainda que retorne à sua vida normal. Há cicatrizes de batalhas, dores e alegrias da jornada que jamais esquecerá. Sua visão do mundo é profundamente alterada.

12) Dádiva pra o mundo. A ação do Herói transcende o seu próprio espaço e não só ele é modificado, mas tudo o que foi envolvido na aeventura.

Assim, o Louco descobre que pode ser um herói e embarca na aventura do autoconhecimento.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alvaro Domingues   
Alvaro Alípio Lopes Domingues é analista corporal certificado pelo O Corpo Explica, oraculista, astrólogo e criador do Tarot Simbólico de Alvaro Domingues © 2022.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Oráculos clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa