Home > Autoconhecimento
Os quatro pilares para vencer e mudar de ciclo

Os quatro pilares para vencer e mudar de ciclo

por Rosana Ferraz Chaves

O tempo, do ponto de vista do que conhecemos, se divide em passado, presente e futuro, mas do ponto de vista do inconsciente, tudo aquilo que você se lembra do passado e ainda lhe causa dor ou alegria, lhe faz sentir que o passado ainda é hoje.

E mesmo as coisas boas, repetidamente relembradas, como quem diz “No meu tempo era bem diferente”, lhe prendem ao passado, impedindo que o futuro chegue.

A mente inconsciente traz, para o presente, tudo aquilo que lhe prende ao passado.

Usando o estudo dos arquétipos do Tarot, fica mais fácil entender que existem diferentes tipos de mudanças.

Algumas são momentâneas, outras sem volta, mas apenas um arcano mostra a mudança de ciclo, que é o arcano do Mundo. Mas o que é uma mudança de ciclo? No que ela é diferente das outras mudanças? Vamos estudar resumidamente os principais arcanos que indicam mudanças, para entender as diferenças de estados mentais entre eles.

- A mudança que já chegou, mas a pessoa preferiu ignorar (Dependurado/Enforcado). É aquela mudança que a pessoa percebe, sente, sabe que ela chegou, mas por motivos pessoais e crenças, prefere fazer de conta que nada mudou. A pessoa cruza os braços até a hora em que precisar deles para se prender em alguma coisa, que a faça permanecer na sua zona de conforto.

- A mudança foi impactante e sem volta (Morte). É aquele tipo de mudança que não se tem o que fazer, para reverter a situação. A situação já ocorreu e levou alguma coisa que não faz mais parte daquela sua vida. E a pessoa continua ali, se lamentando, num velório intermitente de uma coisa que de morta, já se deteriorou. E a criatura continua recalcitrando.

- Tudo estava bem demais ou muito ruim e a pessoa resolve experimentar novas posturas diante da vida. (Diabo). É o momento dos excessos, das desculpas, da submissão e da tentativa em encontrar um culpado.

- E, de repente, chega uma enorme mudança, totalmente inesperada (Torre). É hora de dar um passo adiante e se você tentar continuar onde está, o universo vai dar um jeitinho de te empurrar pra frente.

- A situação vai muito bem e outras coisas o esperam, mas você prefere ficar onde está (Sol). A pessoa se acomoda debaixo do sol da linda praia e feliz, adormece. Quando acorda está com queimaduras de terceiro grau. Só aí ela percebe que o sol aquece, mas também queima.

- A ocasião parece ser muito propícia para uma investida, a não ser pelo fato de que a pessoa ainda não está preparada para isso (Lua). É o momento em que o eclipse mostra todos os lados de uma situação e a real possibilidade de avançar, porém, toda mudança exige preparo. Sem preparo, o risco da situação ficar péssima, é muito grande.

- O domínio da razão dá poder e o excesso da razão resulta em crueldade (Justiça). É quando a pessoa acredita que já sabe tudo, que está do lado certo e que tem o direito de apontar o dedo pra todos que não pensam como ela.

E, finalmente, o arcano que mostra que a pessoas já passou por todas as etapas descritas aqui: o Mundo.

O arcano do Mundo mostra quatro símbolos, que representam:

- Cavalo: Trabalho (o Carro);
- Leão: Ira (a Força);
- Águia: Poder (Imperador/ Imperatriz);
- Anjo: Espiritualidade (Estrela)

O aprendizado do Cavalo é trabalhar bem e com inteligência, para se preservar e vencer.

O aprendizado do Leão é saber usar a força com prudência e sem arrogância.

O aprendizado da Águia é usar o poder, a meta e a concentração, sem desperdiçar seja o que for.

E o aprendizado que o Anjo traz, é que a espiritualidade é mais importante que a religião.

Apenas quando aprendemos um pouco desses quatro pilares de poder é que o universo nos concebe a capacidade de mudar de ciclo, onde esses pilares também estarão presentes, mas num nível mais adiantado.

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1 Atualizado em 13/08/2019

Autor: Rosana Ferraz Chaves   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Veja também
Falando do todo - O primeiro amor de tudo!
Encontrando a paz no meio do caos
Amar faz bem!
Não espere condições melhores, comece ago
Isto também passará!
Quero ser uma pessoa melhor

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

energia
I-Ching: 25 – WU WANG – INOCÊNCIA
Seguir a própria consciência e deixar-se guiar pelas coisas simples e naturais, o tornará livre de dúvidas e enganos. Busque apenas o que é justo e correto.


energia
Runas: Laguz
Deixe fluir sua química, raciocínio rápido.


11
Numerologia: Intuição
Permita-se hoje momentos calmos para que a intuição possa funcionar sem obstáculos. A contemplação calma e silenciosa do potencial criativo interior ajudará a produzir idéias e soluções para os problemas cotidianos.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa