Menu

TARÔ TERAPÊUTICO

Atualizado dia 2/1/2011 2:07:21 PM em Oráculos
por KYNESES CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Tarô é um conjunto formado por 72 símbolos que apresentam um significado muito bem definido. Há muitos elementos que compõem a história do surgimento do Tarô, elementos esses tanto sob uma ótica histórica quanto sob uma ótica mitológica. Independentemente de como se considera sua origem, há um aspecto que deve ser considerado: o conjunto de símbolos, quando interpretados de maneira adequada, traz uma orientação muito significativa para aquele que formula a questão. À luz da sincronicidade formulada por Carl Gustav Jung, quando um símbolo é interpretado em relação a um fato, tal símbolo ganha significado expressivo.

Segundo um olhar mais moderno, pode-se evocar a questão da não-localidade da Teoria Quântica, como sendo um suporte para a interpretação da simbologia do Tarô. Assim, a existência de elementos informacionais, que não viajam no tempo e no espaço, pode ser acionada por meio deste instrumento dito oracular.

Sua estrutura geral compõe-se por 72 arcanos, sendo 22, ditos arcanos maiores, e 56, ditos arcanos menores. Os arcanos maiores referem-se a questões amplas, de cunho altamente filosófico e dotados de um conteúdo simbólico muito denso.

O estudo destes elementos envolve o conhecimento da astrologia, da numerologia, da cabala, da psicologia, do arqueômetro entre outros. Com relação aos arcanos menores, encontram-se dois subgrupos: os arcanos numerados de um a dez; e os arcanos ditos da corte, pagem, cavaleiro, rainha, rei (sendo esta uma das versões possíveis de acordo com a origem do Tarô - matriarcal ou patriarcal). O conjunto de 14 arcanos - dez numerado e 4 da corte - apresenta ainda um conjunto para cada elemento: terra, ar, água e fogo, totalizando assim os 56 arcanos menores. Cada elemento relaciona-se a um aspectos da psique humana: terra - realidade física, concreta, mundo material; ar - o mundo mental, da idéias, dos pensamentos do raciocínio; água - o mundo das emoções, dos sentimentos; fogo - o mundo da espiritualidade, das ações efetuadas.

A relação entre os arcanos pode ser efetuada da seguinte forma: os arcanos maiores mostram as grandes questões que devem ser consideradas no momento em que se faz uma consulta sobre uma dada situação; os arcanos da corte indicam o processo pelo qual se dá a incorporação dos conteúdos dos arcanos maiores ao nosso cotidiano sendo este representados pelos arcanos numerados.

Não há limites para o uso do Tarô, a não ser, logicamente, aquele que interfere no livre arbítrio de alguém.

Sua interpretação se dá segundo um circuito no qual estão envolvidos aquele que procura o Tarô para uma orientação, aquele que vai realizar a interpretação do Tarô, o próprio Tarô e o conjunto de informações que por meio da sincronicidade serão conectadas à questão trazida para apreciação.

O Tarô associado a outros instrumentos de esclarecimento como astrologia, numerologia, eneagrama, radiestesia e radiônica, runas, etc permite uma ampliação no entendimento do indivíduo.

O seu estudo sob uma visão terapêutica traz grandes benefícios ao seu usuário, uma vez que permite que se entre em contato com uma série de informações contidas na estrutura energética do individuo que faz uso do Tarô.

Desta maneira, o Tarô pode ser usado num aspecto pessoal de orientação, num esclarecimento sobre uma questão, como um instrumento de autoajuda, como um material de ajuda a outros que necessitem de apoio, como um instrumento num processo integrativo, num instrumento auxiliar de autocura.

José Luis P. Camacho 

Dr. Prof. Psicanalista Tarológo  atende com hora marcada:

Site: www.kyneses.com.br

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: KYNESES CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO   
Palestras gratuitas sobre Desvendando o Inconciente com os seguintes temas:Interpretações de sonhos com as interpretações de Freud, Jung entre outros. Cursos: DESVENDANDO O INCONSCIENTE através de Técnicas Transpessoais como desenho com os dedos, Psicanálise e muito mais... Terapias em grupo ou individual. Atendemos também com a Clínica Socíal
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Oráculos clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa