Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
Home > Autoconhecimento
4 coisas para não dizer a uma pessoa Deprimida

4 coisas para não dizer a uma pessoa Deprimida

por ROBERTO DANTAS

Se você convive com alguém que sofre de depressão, é importante que compreenda que ela enxerga o mundo de forma alterada, diferente de você,a doença a faz ver sua realidadede forma negativa e isso muda todo o entendimento e percepção dela, inclusive nos relacionamentos,por isso, quem quer ajudar uma pessoa em estado depressivo, precisatomar certos cuidados na comunicação.
Vamos apresentar quatro coisas que são ditas por familiares e pessoas próximas e que só tendem a "afundar" mais ainda a pessoa no estado depressivo. São coisas comuns do dia a dia, as quais você não deve dizer a uma pessoa com depressão.

As frases e situações, que relataremos a seguir, são sempre ditas com o intuito de ajudar, mas o erro está em fazê-lo a partir de sua própria visão e experiência de mundo e isso não funciona.
A pessoa deprimida, como já dissemos, tem suavisão de mundo alterada e é preciso que os familiares e pessoas com quem convive tenham consciência e conheçam mais a doença, para não incorrer nos erros que citaremos. Reflita sobre cada situação e procure incorporar estas regras no seu relacionamento com ela:

1. Faça algo para superar isso!


Toda pessoa deprimida, não raro, se culpa pela doença, pela falta de ânimo, sente-se insegura, e apesar de querer sair desta situação, não tem energiapsíquica e física para fazê-lo, como uma pessoa que não sofre deste mal.

Quando o indivíduo ouve pessoas próximas dizendo isso, sente-se pior ainda, se culpa mais ainda, se sente também mais incompreendida (e por alguém próximo, o que é muito pior) e isso tudo é muito ruim,podendo levar a pessoa depressiva a afundar-se mais ainda na depressão, o queem alguns casos pode levar até mesmo ao risco de chegar-se ao suicídio. É compreensível que pessoas próximas queiram ajudar e quetentam fazê-lo a partir do que entendem ser o certo, entretanto,se baseiam em seus próprio parâmetros,ou seja, referenciais de uma pessoa que não sofre da doençae, por esta razão, entende que a depressão que o indivíduo vivencia é simplesmente um estado de ânimo.

Depressão não é uma simples manifestação de tristeza, da qual pode-se agir e mudar o estado, sorrindo, levantando a cabeça, saindo, comprando uma roupa nova etc.. Se você nunca teve a experiência de viver uma depressão, não pode compreender o que a pessoa deprimida vivencia.

Assim, você pensa poder ajudar e oferece uma solução para a depressão do outro:

"Faça como eu, quando eu fico triste, eu faço isso ou aquilo...."

Na verdade, o estado de ânimo da pessoa que sofre de depressão está fora de seu controle, ao contrário, ela quer muito sair disso, mas não encontra o caminho, não vê saída, não tem forças para superá-la.


2. Seja mais positivo!

"Tem muita gente sofrendo muito mais que você por aí, você não está tão ruim assim, você tem tudo".

Mais uma vez, quando ouve uma frase destas, a pessoa deprimida sente-se incompreendida e se afunda mais ainda na depressão. A autopunição é potencial e constante no estado deprimido.

Pessoas que não sofrem deste mal, quando sentem-se tristes por algum motivo, têm energia e potenciapsíquicapara superar a situação, seja agindo, comportando-se positivamente, mudando pensamentos, enfim, perseverando em um modo positivo de viver, que aos poucos pode ir modificando a situação e supera o plano negativo. Já o indivíduo deprimido, não consegue realizar este processo e não adianta você dizer como ele pode fazer, ele não conseguirá e se sentirá pior.

3. Você está aumentando os problemas...

Algumas vezes, a pessoa deprimida tem a possibilidade de se abrir com alguém e o faz geralmente com pessoas muito próximas, com quem confia.


Acontece que estas pessoas a ouvem uma vez, duas, depois já começam a se sentir incomodadas pelo fato da pessoa deprimida não conseguir sair da "tristeza" como ela faz e, baseando-se em si mesmas, acabam ou dizendo para a pessoa que ela está errada, que pode mudar a situação, insinuando que seja "frescura", ou ainda simplesmente, afastando-se, o que coloca a pessoa deprimida ainda mais incompreendida e só, o que reforça os sentimentos de rejeição que fazem parte do quadro depressivo..

Quem sofre de depressão realmente vê o mundo de forma negativa, sem cor, sem qualquer motivação ouperspecitiva, por isso, frases como esta desvaloriza o que a pessoa deprimida está sentindo.

4. A culpa disso é toda sua

A rigidez de algumas pessoas as leva a culpabilizar o outro, o que já é ruim para uma pessoa qualquer mas mais ainda para uma pessoa deprimida.

A pessoa deprimida está envolta em um estado no qual vê o mundo com um olhar todo próprio, assim, quando ela se queixa a alguém que nada dá certo em sua vida, a tendência de certas pessoas "críticas" é culpá-la:

"Também, você faz isso, depois não quer que aconteça aquilo..."

Esta frase reforça os sentimentos de incompreensão, culpa e fracasso, seafundando mais ainda no estado depressivo.

É difícil, masimportante, que o familiar faça um exercício de não julgamento e mais aceitação paratudo o que lhe é dito pela pessoa deprimida. Fazendo assim, você demonstra que está ali para apoiá-la, que ela pode confiar em você, o que faz com que a pessoa se sinta acolhida, aceita e respeitada, o que chamamos de apoio social, um dos pilares do tratamento da Depressão.



Texto Revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Autor: ROBERTO DANTAS   
Roberto Dantas é psicoterapeuta holístico em São Paulo, onde realiza atendimentos em Terapia Transpessoal e Hipnoanálise, desde 1999. (Metrô Trianon e Metrô Santana) Contatos com o autor: E-mail: [email protected] - Whatsapp: 11 9 8330 3302 
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 27/02/2019

Veja também
Unindo inspiração e música, além, muito além...
O que fazer quando a ansiedade se torna um transtorno?
Para onde seu piloto automático está te levando?
Que toda paixão se converta em amor

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.






Energia do Dia
57 - SUN - A SUAVIDADE
Quando o julgamento é lúcido, as dúvidas desaparecem. O sucesso está no esforço constante numa única direção.
Consulte o I-ching


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa