Menu

SERÁ QUE A HIPNOSE FUNCIONA PARA TERAPIA?

Atualizado dia 11/26/2009 10:21:20 PM em Psicologia
por Valdecy Carneiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Estudos realizados pelo psicólogo americano Alfred A. Barrios, em 1970, compararam a efetividade terapêutica de três modalidades, a saber: Psicanálise, Terapia Comportamental e Hipnoterapia.

Os resultados obtidos por Barrios, disponíveis em “Hipnoterapia: uma reavaliação (Hypnotherapy: a reappraisal)”, levaram à seguinte conclusão:

TERAPIA UTILIZADA TEMPO MÉDIO DE TRATAMENTO Nº MÉDIO DE SESSÕES SUCESSO NO TRATAMENTO
Psicanálise 11 anos e meio 600 sessões 38%
Comportamental 6 meses 22 sessões 72%
Hipnoterapia 1 mês e meio 6 sessões 93%

Não só os estudos de Barrios, mas a prática clínica de profissionais sérios, tem demonstrado cada vez mais que a hipnose não é somente útil para a remoção de sintomas, porém, tem-se mostrado efetiva em tratamentos de distúrbios os mais diversos, como:

* Alcoolismo;
* Tabagismo;
* Ansiedade;
* Depressão;
* Síndrome do Pânico, ;
* Estresse Pós-Traumático (TEPT);
* Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC);
* Fobia Social;
* Asma;
* Rinite alérgica;
* Dermatites;
* Síndrome do Intestino Irritável (SII);
* Distúrbios Sexuais Masculinos: falta de desejo sexual, impotência, etc;
* Distúrbios Sexuais Femininos: falta de desejo sexual (frigidez), falta de prazer (anorgasmia), etc;
* Inabilidade para tomar decisões;
* Fobias diversas
* Etc, etc…..

Não é à toa que, no Brasil, instituições de sólida reputação têm investido na pesquisa e divulgação do uso terapêutico da hipnose, tais como o Hospital das Clínicas da USP (Universidade do Estado de São Paulo) – que possui uma Escola de Auto-Hipnose para Fibromiálgicos, brilhantemente dirigida pelo Dr. Jacy Silva; e a UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo) – que mantém o Grupo de Estudos de Hipnose, que já completou dez anos de atividades, dirigido com maestria pelo Dr. Osmar Colas. Temos ainda a Sociedade Mineira de Hipnose, presidida pelo psicólogo e psicanalista Gastão Ribeiro, que também dirige o Projeto Trauma Infantil; a Sociedade Brasileira de Hipnose e Hipniatria, dirigida pelo Dr. Luiz Carlos da Mota Lima, em Ribeirão Preto; há também os diversos Instititutos Milton Erickson espalhados pelo Brasil; enfim, paro de relatar para que a lista não se torne demasiadamente grande.

Como se pode perceber, a hipnose clínica (hipnoterapia) brasileira, hoje, nada deve à hipnose mundial, aliás, tem sido grande contribuinte com material de estudo e profissionais da mais alta qualidade.

Quem quiser aprender mais sobre Hipnose, este mês de outubro, dias 10 e 11, estaremos organizando, em São Paulo, mais um curso de Hipnose e Letargia com o Dr. Paulo Paixão, hipnoterapeuta mundialmente renomado, que já ministrou cursos em toda a América Latina e em outros vários países, além de ter escrito seis livros sobre hipnose e letargia (Técnica Letárgica) e traduzido o livro A Hipnose de Hoje, da Dra. Galina Solovey.

Para saber mais sobre hipnose, visite nosso blog:


https://hipnosemoderna.wordpress.com/
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Valdecy Carneiro   
Programador Neurolingüista (PNL) Psicoterapeuta - Hipnoterapeuta Homeopata Clássico (Univ. Fed. Viçosa) Fitoterapeuta - Cromoterapeuta - Terapeuta Floral Consultor em Técnicas e Treinamento de Vendas Learning Coach (Aprendizagem Acelerada) Identity Coach (Coaching em Nível de Identidade) Life Coach (Coaching de Vida e Projetos Pessoais)
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa