TÉCNICAS DE AUTO-AJUDA




Autor Pizzuto Consultoria Pessoal
Assunto PsicologiaAtualizado em 7/16/2006 8:23:28 PM
Geralmente as pessoas buscam por ajuda profissional por serem acometidas por sentimentos difusos ou por estarem vivendo situações com as quais não sabem lidar, ou por tudo isso ao mesmo tempo.
A ansiedade, o medo, a depressão, a raiva, a culpa, a falta de vontade, a auto-piedade provenientes de situações como desemprego, relacionamentos mal resolvidos, separações, dependências (afetiva, química, etc.), entre outras, costumam gerar desestruturação.
A consciência da situação pode ajudar muito, mas, a falta de energia para mudá-la é comum nesses casos. Gerar combustível para a vida é o objetivo a atingir com as Técnicas de Auto-Ajuda.
Com a finalidade de entender melhor o nosso propósito, vamos começar esclarecendo o significado do termo “Técnicas”. Técnicas são formas de atuação e Auto-Ajuda é a ajuda a si mesmo ou a auto aplicação destas técnicas.
As técnicas envolvem exercícios respiratórios, relaxamento, meditação, sons, cores, movimentos, entre outros. Através deles estamos desenvolvendo nossos centros energéticos – Mental emocional e físico.
Dentro deste contexto estamos atuando no Centro Físico através dos exercícios físicos, respiratórios, destacando a importância da água, da alimentação e do AGIR.
O Centro Emocional é trabalhado através dos exercícios de relaxamento, da expressão corporal, dos sons, das cores, trazendo o SENTIR.
O Centro Mental é responsável pela captação das impressões do ambiente em que a pessoa vive e para isso necessita de tranqüilidade. Os exercícios de meditação elevam o PENSAR.
Cada centro está ligado a outros dois centros, que por sua vez estão ligados a outros vinte e um centros menores, estamos falando dos Sete Chacras Principais e dos Vinte e Um Chacras Menores. Chacras são pontos de energia.
Através de um trabalho disciplinado, dentro de um curto prazo, podemos começar a sentir os resultados, que segundo alguns depoimentos de nossos participantes são: o aumento da percepção, a agilidade no pensar, a memória ativada, o equilíbrio, o bem estar, a disposição, o reflexo na capacidade de agir, a harmonização, a ampliação da consciência e a mudança de desempenho.
Silvia Pizzuto









Psic.Silvia Pizzuto Consultora Pessoal e Organizacional www.facebook.com E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |