Menu

3 maneiras de criar empatia nos relacionamentos

Atualizado dia 8/25/2018 12:14:03 AM em Psicologia
por ROBERTO DANTAS


Facebook   E-mail   Whatsapp

Relacionar-se é difícil, demanda aceitação e muitas vezes significa ceder para manter a relação. Em todas as relações, podemos ter empatia ou antipatia pela outra pessoa e os vários relacionamentos em nossa vida, em nosso cotidiano, nem sempre podemos optar.

Com certeza, você já passou pela situação de ter que sorrir para uma piada sem graça ou mostrar-se simpático em um momento no qual você não queria estar ali e suas emoções internas diziam isso, para você e, não-verbalmente ao outro.

Todos nós, uns mais outros menos, percebemos quando uma pessoa não está sendo autêntica ou quando inesperadamente sentimos uma conexão com a outra pessoa com quem nos relacionamos cotidianamente. E é possível criar empatia conscientemente, basta compreender seu mecanismo.

Segundo a Inteligência Emocional, existem vários ingredientes para a receita da empatia..

Aqui vamos mostrar 3 dos mais importantes e que se colocados em prática, podem fazer a diferença em seus relacionamentos profissionais, familiares e outro qualquer:

1. Atenção. Olhar nos olhos do outro, cria uma ligação afetiva e emocional que faz com que possamos até sentir o que o outro está sentindo. Quando uma pessoa se machuca, perto de nós, ou mesmo em um filme na TV, tendemos a reagir como se estivéssemos sentindo a mesma dor. Um estudo foi realizado com dois pares de pessoas, uma delas estava secretamente infiltrada pelo pesquisador. Ela estava com um dedo machucado com um enorme curativo, para chamar bem a atenção. Então pediu-se que cada par ficasse olhando nos olhos do outro. Em dado momento, a pessoa “infiltrada”, simulou que machucou justamente o dedo com curativo. A resposta foram as seguintes: A pessoa que olhava nos olhos do “infiltrado”, reagiu como se tivesse também sentido a dor, a outra dupla, também mostrou sentir a dor, mas de forma bem mais distante. A lição é a de que olhar nos olhos cria empatia, sente-se uma ligação entre os dois indivíduos que é recíproca, como se os dois tornassem, em alguns aspectos, um só indivíduo.

2. Sintonia proporcionalidade entre a voz, a postura e a mensagem que se quer transmitir. Os gestos, a maneira de falar, a postura, são elementos que trasmitem informações a quem nos comunicamos. O ideal é não só se dirigir com atenção, olhando nos olhos da pessoa, mas também fazer com que seus gestos transmitam a ideia de afetividade. Assim, fale em tom afetuoso e no volume mais adequado à situação. Isso cria ligação entre as pessoas, transmite a ideia de cuidado, reconhecimento.

3. Harmonia e Sincronia ou Manter o timing da conversa. Duas pessoas “conectadas”, se movem coordenadamente, mostram-se em sintonia. Percebemos um ritmo entre os dois e se mostram alegres e espontâneas. Você deve conhecer alguém que tem o dom de criar empatia com qualquer pessoa. Estas pessoas são tidas como “simpáticas”. Estas pessoas, de forma intuitiva, entram no mesmo estado do seu interlocutor: movimentos, tom de voz, movimentos, estado emocional, a respiração no mesmo ritmo, parece imitar os movimentos do outro. È como se transmitisse a mensagem: “estou com voce”. É a própria comunhão entre dois seres.

O contrário disso, ou seja, a falta de sincronia de coordenação é a assincronia onde você interage com a pessoa, mas em sintonias dirferentes ou por exemplo quando uma pessoa se vê forçada a expressar um “soriso amarelo”, onde a comunicação e as emoções dizem coisas diferentes.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: ROBERTO DANTAS   
Roberto Dantas, escritor e psicólogo, especialista em saúde mental, vínculos afetivos e relacionamentos. Atua há 26 anos na clínica. [email protected] – Whatsapp: 11 9 8155-9952
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa