Home > Autoconhecimento

4 coisas para não dizer a uma pessoa Deprimida
por ROBERTO DANTAS

4 coisas para não dizer a uma pessoa Deprimida

Se você convive com alguém que sofre de depressão, é importante que compreenda que ela enxerga o mundo de forma alterada, diferente de você, a doença a faz ver sua realidade de forma negativa e isso muda todo o entendimento e percepção dela, inclusive nos relacionamentos, por isso, quem quer ajudar uma pessoa em estado depressivo, precisa tomar certos cuidados na comunicação.
Vamos apresentar quatro coisas que são ditas por familiares e pessoas próximas e que só tendem a "afundar" mais ainda a pessoa no estado depressivo. São coisas comuns do dia a dia, as quais você não deve dizer a uma pessoa com depressão.

As frases e situações, que relataremos a seguir, são sempre ditas com o intuito de ajudar, mas o erro está em fazê-lo a partir de sua própria visão e experiência de mundo e isso não funciona.
A pessoa deprimida, como já dissemos, tem sua visão de mundo alterada e é preciso que os familiares e pessoas com quem convive tenham consciência e conheçam mais a doença, para não incorrer nos erros que citaremos.  Reflita sobre cada situação e procure incorporar estas regras no seu relacionamento com ela:

1. Faça algo para superar isso!


Toda pessoa deprimida, não raro, se culpa pela doença, pela falta de ânimo, sente-se insegura, e apesar de querer sair desta situação, não tem energia psíquica e física para fazê-lo, como uma pessoa que não sofre deste mal.

Quando o indivíduo ouve pessoas próximas dizendo isso, sente-se pior ainda, se culpa mais ainda, se sente também mais incompreendida (e por alguém próximo, o que é muito pior) e isso tudo é muito ruim, podendo levar a pessoa depressiva a afundar-se mais ainda na depressão, o que em alguns casos pode levar até mesmo ao risco de chegar-se ao suicídio. É compreensível que pessoas próximas queiram ajudar e que tentam fazê-lo a partir do que entendem ser o certo, entretanto, se baseiam em seus próprio parâmetros, ou seja, referenciais de uma pessoa que não sofre da doença e, por esta razão, entende que a depressão que o indivíduo vivencia é simplesmente um estado de ânimo.

Depressão não é uma simples manifestação de tristeza, da qual pode-se agir e mudar o estado, sorrindo, levantando a cabeça, saindo, comprando uma roupa nova etc.. Se você nunca teve a experiência de viver uma depressão, não pode compreender o que a pessoa deprimida vivencia. 

Assim, você pensa poder ajudar e oferece uma solução para a depressão do outro:

"Faça como eu, quando eu fico triste, eu faço isso ou aquilo...."

Na verdade, o estado de ânimo da pessoa que sofre de depressão está fora de seu controle, ao contrário, ela quer muito sair disso, mas não encontra o caminho, não vê saída, não tem forças para superá-la.


2. Seja mais positivo!   

"Tem muita gente sofrendo muito mais que você por aí, você não está tão ruim assim, você tem tudo".

Mais uma vez, quando ouve uma frase destas, a pessoa deprimida sente-se incompreendida e se afunda mais ainda na depressão. A autopunição é potencial e constante no estado deprimido. 

Pessoas que não sofrem deste mal, quando sentem-se tristes por algum motivo, têm energia e potencia psíquica para superar a situação, seja agindo, comportando-se positivamente, mudando pensamentos, enfim, perseverando em um modo positivo de viver, que aos poucos pode ir modificando a situação e supera o plano negativo. Já o indivíduo deprimido, não consegue realizar este processo e não adianta você dizer como ele pode fazer, ele não conseguirá e se sentirá pior.

3. Você está aumentando os problemas...
 
Algumas vezes, a pessoa deprimida tem a possibilidade de se abrir com alguém e o faz geralmente com pessoas muito próximas, com quem confia. 


Acontece que estas pessoas a ouvem uma vez, duas, depois já começam a se sentir incomodadas pelo fato da pessoa deprimida não conseguir sair da "tristeza" como ela faz e, baseando-se em si mesmas, acabam ou dizendo para a pessoa que ela está errada, que pode mudar a situação, insinuando que seja "frescura", ou ainda simplesmente, afastando-se, o que coloca a pessoa deprimida ainda mais incompreendida e só, o que reforça os sentimentos de rejeição que fazem parte do quadro depressivo..

Quem sofre de depressão realmente vê o mundo de forma negativa, sem cor, sem qualquer motivação ou perspecitiva, por isso, frases como esta desvaloriza o que a pessoa deprimida está sentindo.

4. A culpa disso é toda sua

A rigidez de algumas pessoas as leva a culpabilizar o outro, o que já é ruim para uma pessoa qualquer mas mais ainda para uma pessoa deprimida. 

A pessoa deprimida está envolta em um estado no qual vê o mundo com um olhar todo próprio, assim, quando ela se queixa a alguém que nada dá certo em sua vida, a tendência de certas pessoas "críticas" é culpá-la:

"Também, você faz isso, depois não quer que aconteça aquilo..."

Esta frase reforça os sentimentos de incompreensão, culpa e fracasso, se afundando mais ainda no estado depressivo.

É difícil, mas importante, que o familiar faça um exercício de não julgamento e mais aceitação para tudo o que lhe é dito pela pessoa deprimida. Fazendo assim, você demonstra que está ali para apoiá-la, que ela pode confiar em você, o que faz com que a pessoa se sinta acolhida, aceita e respeitada, o que chamamos de apoio social, um dos pilares do tratamento da Depressão. 

 

Texto Revisado


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: ROBERTO DANTAS   
Roberto Dantas é psicoterapeuta holístico em São Paulo, onde realiza atendimentos em Terapia Transpessoal e Hipnoanálise, desde 1999. (Metrô Trianon e Metrô Santana) Contatos com o autor: E-mail: psicoterapeuta@outlook.com.br - Whatsapp: 11 9 8330 3302 
E-mail: psicoterapeuta@outlook.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 27/02/2019

Veja também
Luz nos pés - Mente livre
Qual o significado dos 40 dias da Quaresma?
Um Novo Horizonte
O que está por trás de nossas expectativas?
A releitura da nossa infância sob a ótica reencarnacionista
Estar no mundo sem ser do mundo

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quarta-feira, 20 de março de 2019

energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você conhece algum pisciano? Então conhece todos os signos do zodíaco!
2. Entrelaçamento quântico da alma
3. Talvez você não consiga ter um relacionamento...
4. Vale a pena aguardar o aniversário para fazer a Revolução Solar?
5. Tá na cara - Parte 2
6. EMDR - A Cura Emocional do séc. XXI
7. Na força das águas do espírito...
8. Perigos na hora de se separar de um relacionamento abusivo

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa