Menu

A Alma não tem idade

Atualizado dia 10/31/2015 6:47:56 PM em Psicologia
por Tania Paupitz


Facebook   E-mail   Whatsapp

Envelhecer faz parte do processo natural da vida de todo ser humano e, com certeza, todos nós chegaremos lá um dia.
Algumas pessoas veem a velhice como a fase da “melhor idade”, aquela em que os filhos já estão crescidos, e por este motivo, acabam encontrando mais tempo para cuidar de si mesmos, procurando investir na sua autoestima, cuidando do corpo, da mente e, principalmente, do Espírito.

Por outro lado, a velhice para algumas pessoas, ainda é algo assustador, relacionado principalmente a doenças e sofrimento.
Lembro-me de meu pai, que ao sentir sua velhice chegando dizia: “ a velhice é uma m..”.
Apesar das várias tentativas de persuadi-lo de que não pensasse desta forma, nada adiantava e, por esta razão, seus pensamentos acabaram transformando-se em sua própria realidade. Sua velhice foi vivenciada com muita amargura e revolta, logo abrindo espaço para uma profunda e definitiva depressão, que o deixou prostrado por muito tempo.

De alguma maneira, relembrando estes fatos, sinto-me agradecida por ele ter servido de exemplo.
Naquela época, percebendo seu desalento em relação a própria vida, eu já pensava: “comigo vai ser diferente – sei que vou ficar velha, mas quero envelhecer com qualidade vida”. A vida é feita de escolhas e os aprendizados estão sempre a nossa disposição; cabe a cada um de nós aproveitar as oportunidades que surgem, para fazer a diferença. E foi pensando assim que, decidi que a minha velhice deveria ser diferente da de meu pai.

Apesar de sabermos que com a chegada da melhor idade, o nosso corpo vai se transformando , podemos idealizar que, através do cultivo de bons pensamentos e uma Espiritualidade adequada, nosso Espírito permanecerá para sempre jovem.
E é junto dos netos, que temos a oportunidade de vivenciamos de fato, a mais pura expressão do amor incondicional.

Nestes pequenos e breves encontros junto deles, retrocedemos no tempo, viramos crianças grandes, experienciando emoções que somente a melhor idade, dentro da sua sabedoria dos anos bem vividos e aproveitados , virá nos brindar.

É tempo de acreditar que através dos netos o tempo não passou, apenas transformou-se, oferecendo-nos novas oportunidades, para que melhor aprendamos sobre nós próprios, resgatando, finalmente, dentro de nós a velha criança nova que agora se transforma numa outra diante da continuação da vida.

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa