Menu

A boa saúde através da palavra

Atualizado dia 12/10/2014 5:41:59 AM em Psicologia
por Camilo de Lelis Mendonça Mota


Facebook   E-mail   Whatsapp

Em que momento da vida alguém deve procurar o auxílio de um psicoterapeuta? Frequentar sessões de psicanálise é sinal de que a pessoa está maluca? Para que fazer análise se podemos conversar e desabafar com nossos amigos? Essas perguntas ainda frequentam o imaginário de muita gente e refletem alguns mitos enraizados no conhecimento popular. Apesar da maior disseminação do conhecimento psicoterapêutico nos últimos anos, com espaços abertos em rádios, televisões, revistas e em sites de popularização científica ou mesmo de autoajuda, ainda notamos certo receio em se procurar o atendimento profissional, seja para aliviar uma angústia, superar um trauma ou enfrentar os desafios que nossas emoções e pensamentos muitas vezes nos impõem.

Diz o ditado que de médico e de louco cada um tem um pouco. Nesse sentido, nossas loucuras são também nossas companheiras, são partes da nossa personalidade que precisam ser conhecidas e vivenciadas. Algumas vezes, no entanto, essa loucura não está bem resolvida e o indivíduo se sente impotente ou mesmo envergonhado diante dos outros. Uma depressão ou uma síndrome do pânico, por exemplo, podem se afigurar como transgressões sociais e, ao invés de procurar auxílio terapêutico, o sujeito mergulha cada vez mais em sua angústia e o quadro tende a piorar. Ele não é maluco. Apenas desaprendeu a lidar com a própria loucura, que é parte integrante de cada um de nós, inclusive do terapeuta.

Através da psicoterapia, o indivíduo tem a oportunidade de exteriorizar os seus medos, expor suas fragilidades e, ao mesmo tempo, reconhecer a sua fortaleza e o caminho que o leva a dar novo significado a sua vida. E isso é possível justamente através da palavra. A conversa terapêutica é bem diferente de uma conversa entre amigos. Ela é dinâmica e movida pelo encontro de duas almas que estão caminhando juntas em busca de um significado comum. Ambas se transformam e assumem o risco de habitarem um mundo de liberdade emocional.

A palavra tem uma força que muitas vezes passa despercebida. Nos dias atuais, chega mesmo a ser desvalorizada ou usada de maneira descuidada. Mas se atentarmos para todo o conjunto de vibrações a ela associadas, veremos o quão importante é este som repleto de significados. No consultório, a palavra tece o panorama de um ser vivo de maneira integral, conta sua história, reconstrói mundos, revela os anseios, distribui afetos e permite que o indivíduo encontre a si mesmo. Sua saúde está presente em sua voz. Ele decide o que falar. Ele decide o que curar.

Essa palavra pode auxiliar o terapeuta a indicar o caminho para se conhecer os reflexos do inconsciente, a desvendar o mistério dos sonhos, ou simplesmente indicar onde o pensamento está estagnado e precisa de um novo olhar para poder romper o círculo vicioso de uma neurose ainda não formada.

A psicoterapia é uma porta aberta para o autoconhecimento.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Camilo de Lelis Mendonça Mota   
Terapeuta Holístico, CRT 42617, Psicanalista, Mestre de Reiki, Karuna Reiki, Terapeuta Floral. Atendimento terapêutico em Araruama-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ e Saquarema-RJ com hora marcada Tel. (22) 99770-7322. Visite também o site www.camilomota.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa