Menu

A busca do espiritual!

Atualizado dia 11/25/2012 5:36:02 PM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nos tempos atuais, a busca pelo espiritual tem se manifestado em quase todas as pessoas. Início de milênio e também de século, com muitas previsões e prognósticos sobre nosso mundo. Lidar com energias hoje está, se não em maior, pelo menos na mesma proporção que a da descoberta da sulfa para o combate às enfermidades, no século passado.

Tudo é energia, mas a importância a ela atribuída, pode-se dizer, tem sido aberrante. Se a pessoa está com dor de cabeça, foi um olhar de ódio que recebeu, nada a ver com a ressaca causada pelo excesso de bebida ingerida no dia anterior. Se bateu o carro, foi pela inveja do vizinho e não pelo fato de estar dirigindo e falando no celular ao mesmo tempo, e assim por diante.
Pareço um ateu? Não sou. Aliás, considero-me muito místico. Vivo em constante atenção para não exceder meus limites. Devemos ter equilíbrio e bom senso, pois apesar de estarmos entrando na era da espiritualidade, pois é notório o vazio que a falta do cultivo dela nos deixa, não devemos nos deixar levar pelo modismo da espiritualização, assim como pela busca, não do encontro à sua Força Crística interior, mas de uma "tábua de salvação".
Não sou nem tenho a pretensão de ser um "expert" sobre religiões, mas uma coisa posso dizer: Em qualquer uma na qual, para encontrar-se com Deus" é preciso pagar, nessa eu não vou Buscá-lo.
Podemos observar como algumas religiões e seitas estão em franca ascensão. O número de seguidores é crescente e o patrimônio delas mais ainda. A pergunta: "Por que isso pode estar acontecendo?".

A resposta é dada por muitos de forma intelectualizada, mas que também, na ora "agá" vão na onda: está-se procurando as soluções fora de si mesmos. Não saber o que fazer para resolver os próprios problemas é uma tendência cultivada. Vejamos o tratamento médico, a começar pela nomenclatura usada àquele que sofre a ação de outrem: o paciente. Por que é mais fácil assumir uma doença física do que um desequilíbrio emocional? Porque no segundo caso é necessária a total participação do envolvido (em psicoterapia, chama-se cliente). Aproveito para afirmar que, mesmo no tratamento de problemas físicos, a participação e disposição ativa do paciente é fundamental para a aceleração de sua cura.
A fé verdadeira é a crença INTERIOR com a qual se é capaz de suportar e superar dificuldades e obstáculos. O "se é capaz" refere-se a si mesmo. Você é capaz, depende de você. A solução não será achada fora de você. Nenhuma religião "comprará" suas dificuldades e pronto! Você está livre. Uma das formas de entender se onde estamos indo é certo, é exatamente o quanto a nossa fé nos mostra que depende de nós, do nosso esforço e da nossa força de vontade, não do quanto podemos doar ou pagar.

A busca da espiritualidade trilha caminhos que passam pelo autoconhecimento, condição que nos conecta com nosso eu superior. É impossível se ter paz interior sem que se esteja consciente de como se está portando frente à sua própria vida.
Várias religiões dizem: "Quem não vem pelo amor, vem pela dor", o que significa ser a dor uma das formas de sensibilizar as pessoas para o cultivo de sua fé, da necessidade real de se ter uma crença que lhes possibilite alimentar energias que impulsionam a enfrentar os desafios.
Quem crê tem direção, disciplina, determinação. Não fica se sentindo injustiçado, perseguido pela vida e rejeitado pelos que convivem consigo. Sabe que, independente de qualquer coisa, o que está passando é para ser superado. Sabe que as dificuldades e obstáculos o levarão a despertar recursos interiores em busca da superação.
O mundo está repleto de pessoas que buscam duas ou três religiões ao mesmo tempo, como se isso reforçasse o alívio para seus problemas. Deus é um só e não pertence a nenhuma religião. Todas falam Dele e aí sim, têm interpretações diferenciadas, mas a Energia Maior que nos rege é uma só. Devemos buscá-la, sim, mas não esperar que Ela faça por nós.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa